Blog do Notre

jun
22
2020

Manejo Paisagístico Sustentável

Por

Baseado em um projeto de grande porte de desenvolvimento sustentável iniciado em 2020, o Colégio Notre Dame deu início a várias ações como trabalhos de conscientização, educação e valorização ambientais e sociais.

Mais do que desenvolver, é fundamental que esse desenvolvimento seja integrado a fim de promover não uma exploração, mas sim uma contribuição, tanto no que se refere a educação integral do ser humano como ao meio ambiente.

Desta forma, visando uma diminuição considerável dos resíduos gerados e entulhos, passamos a utilizar árvores mortas ou removidas como matéria-prima para ornamentar nossa área paisagística, por meio de um projeto de transformação de toras e troncos em arte sustentável. Buscamos dentro do conceito usar materiais biodegradáveis ou de leve impacto ao meio ambiente, evitando sistematicamente o desperdício e a geração de resíduos não recicláveis. Também estamos realizando o mapeamento de toda a área verde do colégio, catalogando as espécies de árvores e quantidades para que tal área seja monitorada e mantida.

Todo o trabalho executado nas áreas verdes do nosso campus é acompanhado e realizado dentro de um plano de ação conjunta a fim de determinar a melhor forma de se manter o corpo ecológico do colégio. Por exemplo: se decidirmos remover uma árvore devido a obras indispensáveis, é mais adequado fazermos o transplante e o plantio de uma espécie similar, como também o plantio de espécies nativas e frutíferas, nos preocupando com o equilíbrio e possibilitando um refúgio para aves permanentes e migratórias.

Projetos educacionais de estudos do meio e integração ambiental ecológica também estão sendo desenvolvidos junto aos professores com o objetivo de fornecer material de experimentação e de pesquisa aos alunos.

Conhecer para preservar e dar valor!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *