Ensino Fundamental I
O cumprimento dos horários estabelecidos pela escola é essencial para o adequado desenvolvimento das atividades e a organização da rotina. Há, porém, uma tolerância de 10 minutos na entrada em classe, na chegada.
O aluno que chegar após esse limite, deverá dirigir-se, necessariamente, a um dos monitores, que fará o registro do atraso na Ficha Individual do Aluno e emitirá uma “autorização” de entrada. Será aceita uma justificativa de atraso por mês feita pela família. Atrasos recorrentes são tratados com sanção disciplinar.
O acolhimento aos alunos novos é algo de grande atenção dos educadores do Colégio Notre Dame. Através de ações pontuais que visam facilitar a integração ao ambiente escolar, bem como ao grupo de amigos, os Orientadores e professores propõem situações e atividades que facilitem a apresentação do aluno ao novo espaço, nova rotina e novo ciclo de amizades. As famílias também participam desse processo, trazendo informações que contribuam para o melhor conhecimento desse aluno, colaborando assim para a formação de vínculos sólidos e seguros para ele.
Sempre que necessário, em situações específicas, a Orientadora Educacional e a professora de turma elaborarão um plano de atuação junto à família, visando favorecer o processo de adaptação da criança.
Desde o início da adaptação, professores e Orientadores avaliam o aluno através de um processo de sondagem das habilidades e competências necessárias para a série. Sempre que é percebido algo deficitário ou que necessite de ajustes, a família será chamada para pensarmos juntos na melhor solução e adequação.
No Ensino Fundamental I, utilizamos livros didáticos indicados pela escola e adquiridos em livrarias.
1º e 2º anos: Português, Matemática, Ciências da Natureza, Inglês e Ensino Religioso.
3º ao 5º ano: Português, Matemática, História, Geografia, Ciências, Inglês e Ensino Religioso.
A metodologia do Colégio Notre Dame baseia-se em competências e habilidades, tendo a mediação intencional do professor no processo de ensino e aprendizagem.
No Ensino Fundamental I, o aluno é orientado a não levar celular para a escola. Em caso de necessidade, sempre há suporte dos monitores para fazerem ligação para a casa.
Os conflitos fazem parte da natureza humana, portanto estão presentes na escola e são entendidos como oportunidade para melhorar o relacionamento.
Professores e Orientadores Educacionais realizam a mediação das situações de conflito ouvindo as crianças, ajudando a pensar em formas diferentes de resolver as situações pautando-se no respeito ao próximo.
No Colégio Notre Dame, esse trabalho é desenvolvido a partir de três pilares:
- Prevenção e formação: através de aulas de Orientação Educacional;
- Acompanhamento do cotidiano: através do atendimento individualizado do aluno nas questões acadêmicas, relacionais e atitudinais;
- Seguimento das regras disciplinares: através da divulgação e cumprimento das regras estabelecidas no Regimento Escolar.
A família sempre é informada e integrada a esse processo.
A educação de Santa Cruz, conforme Pe. Moreau, contempla a formação “da MENTE e do CORAÇÃO” do educando, com objetivo de formar “CIDADÃOS competentes e CRISTÃOS compromissados”, propagando como VALORES fundamentais a ESPERANÇA, o ZELO e o ESPÍRITO DE FAMÍLIA.
Dessa forma, na Educação de Santa Cruz valorizamos o SER e não TER.