Cursos Eletivos
Desenvolvimento de múltiplas habilidades e aprendizagem enriquecida
Os Cursos Eletivos estão organizados em 4 núcleos: Acadêmico, Arte e Cultura, Esportes e Tecnologia. A carga horária cumprida integra o histórico escolar do aluno no Ensino Fundamental e Médio, desde que o estudante cumpra frequência mínima de 75% e obtenha na avaliação de desempenho o resultado mínimo de 60%.
Núcleo Acadêmico
O Núcleo Acadêmico reúne disciplinas que visam possibilitar ao aluno o desenvolvimento de competências específicas ligadas às grandes áreas do conhecimento escolar, de modo que possa se preparar de modo mais intenso para os desafios tanto do acesso ao Ensino Superior, quanto ao mundo do trabalho. Estes cursos não têm anuidade, apenas uma taxa de matrícula.
Atualidades
Palestras semanais destinadas aos alunos do Ensino Médio sobre temas que estão em debate na sociedade, com foco na preparação para os vestibulares.
Público-alvo: a partir da 1ª série do Ensino Médio
Clube de Mídias
Destinado a alunos a partir do 8º ano até o Ensino Médio que desejam desenvolver habilidades de produção e difusão de conteúdos no campo da Comunicação Social, Redes Sociais, Rádio e TV.
Público-alvo: a partir do 8º ano do EF II | Duração: Anual. Horários flexíveis.
Complemento de Ciências da Natureza
Destinado aos alunos do Ensino Médio que escolheram o Itinerário de Ciências Humanas, mas que querem enriquecer seu currículo também em Ciências da Natureza.
Público-alvo: a partir da 1ª série do Ensino Médio
Complemento de Ciências Humanas
Destinado aos alunos do Ensino Médio que escolheram o Itinerário de Ciências da Natureza, mas que querem enriquecer seu currículo também em Humanidades.
Público-alvo: a partir da 1ª série do Ensino Médio
Educação Financeira
Destinado a alunos da 1ª série do Ensino Médio que desejam obter conhecimentos de finanças pessoais e investimentos.
Público-alvo: 1ª série do Ensino Médio | Duração: Semestral. Duas aulas mensais de 120 minutos
Introdução à Economia
Destinado a alunos da 2ª série do Ensino Médio que desejam obter conhecimentos básicos de Microeconomia e Macroeconomia.
Público-alvo: 2ª série do Ensino Médio
Notregênios
Destinado a alunos do Ensino Médio que desejam se dedicar a atividades maker nos campos da Tecnologia, Engenharia e Ciências da Natureza, focado na solução de problemas diversos.
Público-alvo: 1ª a 3ª série do EM | Duração: Anual. 120 minutos semanais
Olimpíadas Acadêmicas
Destinado a alunos do Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio que desejam uma preparação específica para a realização de Olimpíadas Acadêmicas nas diversas áreas do conhecimento.
Público-alvo: a partir do 6º ano do EF II
Preparação DELE
Destinado a alunos do 8º ano até a 2ª série do Ensino Médio que desejam se preparar para a obtenção da Certificação em Língua Espanhola do Instituto Cervantes.
Público-alvo: a partir do 8º ano do EF II
Projeto Makers
Destinado a alunos do 9º ano que queiram se preparar para integrar o grupo de alunos do Notregênios no Ensino Médio.
Público-alvo: 9º ano do EFII | Duração: Anual. 90 minutos semanais
Núcleo de Cultura e Arte
O Núcleo de Cultura e Arte, conhecido como Centro de Cultura e Arte Notre Dame (CECAND), desenvolve um extenso currículo de modalidades com o objetivo de promover a cultura artística em suas várias expressões, permitindo que seus integrantes desenvolvam competências e habilidades nesse campo. São oferecidos cursos nas áreas de arte, cultura, canto, instrumentos musicais, além de várias modalidades de dança, estimulando, desenvolvendo e valorizando os talentos e habilidades de cada aluno, ampliando o seu repertório pessoal, social, artístico e cultural.
Ballet Adulto
Desenvolve sociabilidade, controle e conhecimento do corpo, disciplina física, criatividade, ritmo, boa postura, força, agilidade, flexibilidade e expressão corporal. Além disso, melhora a postura e auxilia na concentração e na memorização.
Público-alvo: pais de alunos | Duração: 60 ou 120 minutos semanais
Ballet Júnior
Desenvolve a sociabilidade e as habilidades motoras e físicas como: equilíbrio, leveza, noção de espaço, lateralidade e tantas outras habilidades por meio de brincadeiras, jogos e movimentos que estimulam a motivação e a própria expressão da dança. Auxilia no desenvolvimento da autonomia e das habilidades cognitivas, tais como: foco, atenção, percepção auditiva e memória.
Público-alvo: a partir do Infantil 4 | Duração: 60 ou 120 minutos semanais
Ballet Meia Ponta
Desenvolve sociabilidade, controle e conhecimento do corpo, disciplina física, criatividade, ritmo, boa postura, força, agilidade, flexibilidade e expressão corporal. Além disso, melhora a postura e auxilia na concentração e na memorização.
Público-alvo: a partir do 1º ano do EF I | Duração: 60 ou 120 minutos semanais
Ballet Ponta
Desenvolve sociabilidade, controle e conhecimento do corpo, disciplina física, criatividade, ritmo, boa postura, força, agilidade, flexibilidade e expressão corporal. Além disso, melhora a postura e auxilia na concentração e na memorização.
Público-alvo: a partir do 6º ano do EF II | Duração: 90 ou 180 minutos semanais
Bateria
Desenvolve o raciocínio lógico, foco, atenção, coordenação motora, memorização, disciplina, senso crítico e desinibição, além do desenvolvimento auditivo, visual e sinestésico do aluno.
Público-alvo: a partir do 1º ano do EF I | Duração: 60 minutos semanais
Breaking
O breaking é uma forma de dança free-style de muita energia, também conhecido como break dance. O estilo de cada aluno participante é impresso nos movimentos, pois além de desenvolver força atlética, é trabalhada nas aulas muita criatividade na prática free-style. O breaking fará parte dos Jogos Olímpicos de 2024, em Paris.
Público-alvo: a partir do 8º ano do EF II | Duração: 60 minutos semanais
Canto
Composto por exercícios técnicos e estudo de repertório. Os exercícios trabalham a respiração e a consciência de afinação e aprofundam a percepção auditiva seletiva; já no estudo de repertório, executam-se obras musicais de compositores diversos.
Público-alvo: a partir do 3º ano do EF I | Duração: 60 minutos semanais
Coral Em Canto
Direcionado às famílias, o curso é composto por exercícios técnicos e estudo de repertório.
Público-alvo: pais de alunos | Duração: uma aula semanal de 90 minutos
Cordas
Baixo: atualiza e forma instrumentistas, conhecedores de técnicas e de repertório variado, de acordo com a faixa etária e com o interesse dos alunos.
- Público-alvo: a partir do 3º ano.
Guitarra: ensina a leitura de tablaturas, cifras e partituras, além de noções de escrita musical, harmonia, improvisação e aprimoramento em diversos gêneros, ritmos e estilos.
- Público-alvo: a partir do 3º ano.
Violão: capacita o aluno a tocar músicas de repertório variado e faz com que ele desenvolva harmonia, leitura musical e ritmo, além de outros aspectos.
- Público-alvo: a partir do 1º ano.
Ukulele: desenvolve coordenação de vários movimentos simultâneos, raciocínio, concentração, percepção e leitura musical.
- Público-alvo: a partir do 1º ano.
Importante: a contratação de cada curso é feita individualmente.
Público-alvo: a partir do 1º ano do EF I
Desenho Mangá
Desenvolve técnicas e habilidades de desenho, no estilo japonês, trabalhando personagens e traçados característicos do estilo. O curso também desenvolve produções inspiradas em animes. É valorizado o desenho autoral com acabamentos de ilustração diversificados. Em todas as etapas, são desenvolvidas diversas habilidades. Há, também, aula digital, no Laboratório da T.E., para a produção de uma história em quadrinho no estilo Mangá no final da etapa avançada.
Público-alvo: 4º ano do EF I ao 7º ano do EF II | Duração: 60 minutos semanais
Hip Hop Avançado
Coreografias de dança de rua ou dança urbana de diferentes estilos ligados à cultura Hip Hop, que promovem desenvolvimento e aprimoramento das capacidades físicas e motoras como coordenação, lateralidade, força, flexibilidade, resistência e agilidade.
Público-alvo: a partir do 5º ano do EF I | Duração: 60 ou 120 minutos semanais
Hip Hop Iniciante
Coreografias de dança de rua ou dança urbana de diferentes estilos ligados à cultura Hip Hop, que promovem desenvolvimento e aprimoramento das capacidades físicas e motoras como coordenação, lateralidade, força, flexibilidade, resistência e agilidade.
Público-alvo: a partir do 2º ano do EF I | Duração: 60 ou 120 minutos semanais
Kung Fu Avançado
Desenvolve habilidades motoras, autoestima e trabalho em equipe. Seus movimentos e técnicas geram uma corrente de energia positiva que favorece flexibilidade, fortalecimento e equilíbrio do corpo.
Público-alvo: a partir do 1º ano do EF I | Duração: 60 ou 120 minutos semanais
Kung Fu Iniciante
Direcionado aos alunos a partir do Infantil 4, o Kung Fu Iniciante faz uso de jogos e brincadeiras para trabalhar as múltiplas inteligências das crianças, como a motora e a emocional. Seus objetivos primários são: desenvolvimento dos movimentos, da coordenação motora e do ritmo, orientação e estruturação espacial, organização do esquema corporal e lateralidade.
Público-alvo: a partir do Infantil 4 | Duração: 60 minutos semanais
Modern Jazz Iniciante
Melhora a coordenação motora, a memória, o raciocínio e a capacidade cardiorrespiratória, além de corrigir problemas de postura. Também contribui para o ganho e manutenção de força muscular, sustentação, capacidade aeróbica e equilíbrio.
Público-alvo: a partir do 6º ano do EF II | Duração: 60 ou 120 minutos semanais
Percussão Contemp.
O curso de Percussão Contemporânea visa introduzir e desenvolver o conhecimento do aluno no mundo dos ritmos e dos timbres. Utilizando como recursos sonoros desde o próprio corpo, assim como objetos comuns ou até mesmo utensílios domésticos para fazer música!
A Percussão Contemporânea visa promover a cultura musical, trabalhando misturas rítmicas para que os alunos possam perceber seu potencial musical, através de uma intercomunicação musical, com propostas inovadoras e criativas.
Público-alvo: a partir do 3º ano do EF I | Duração: 60 minutos semanais
Teatro
Desenvolve sensibilidade, sociabilidade, autoconfiança e autoconhecimento, em um processo divertido, no qual os jogos dramáticos e a expressão vocal, corporal e improvisação trazem a alegria do lúdico.
Público-alvo: a partir do 3º ano do EF I | Duração: 60 minutos semanais
Teclas
Piano: Os alunos estudam exercícios técnicos, repertório e percepção auditiva. Os exercícios trabalham a musculatura das mãos e aumentam o senso de localização nas teclas, enquanto o estudo de repertório é feito executando obras musicais de diversos compositores.
- Público-alvo: a partir do 1º ano.
Teclado: Os alunos estudam exercícios técnicos, repertório e percepção auditiva. Os exercícios trabalham a musculatura das mãos e aumentam o senso de localização nas teclas, enquanto o estudo de repertório é feito executando obras musicais de diversos compositores.
- Público-alvo: a partir do 2º ano.
Importante: a contratação de cada curso é feita individualmente.
Público-alvo: a partir do 1º ano do EF I | Duração: 60 minutos semanais
Núcleo de Esportes
O Núcleo de Esportes, conhecido como Escola de Esportes, oferece cursos que visam promover a prática saudável de atividades físicas, o desenvolvimento de habilidades motoras, raciocínio e concentração, bem como a socialização do aluno. Os componentes curriculares desenvolvem os fundamentos das modalidades, a convivência com regras, o respeito a si e ao próximo e o desenvolvimento do talento esportivo.
Badminton
Desenvolve aspectos de coordenação motora, deslocamento, disciplina, concentração e autoconfiança. A aprendizagem dos fundamentos acontece gradualmente, de acordo com a evolução do aluno.
Público-alvo: a partir do 2º ano do EF I | Duração: 60 ou 120 minutos semanais
Badminton Adulto
Desenvolve aspectos de coordenação motora, deslocamento, disciplina, concentração e autoconfiança. A aprendizagem dos fundamentos acontece gradualmente, de acordo com a evolução do aluno.
Público-alvo: pais de alunos | Duração: 60 ou 120 minutos semanais
Basquete
Desenvolve a aprendizagem dos fundamentos básicos do esporte através de treinos técnicos e táticos. Promove a coordenação motora e cognitiva, além de melhorar a consciência corporal e espacial.
Público-alvo: 5º ao 8º ano | Duração: 90 minutos semanais
Beach Tennis
Desenvolve aspectos de coordenação motora, alto gasto de energia e calorias, aumento de tônus muscular, agilidade, rápida tomada de decisão, disciplina, concentração, autoconfiança, socialização e integração. A aprendizagem acontece de forma rápida, aumentando o prazer da prática esportiva.
Público-alvo: a partir do 4º ano do EF I e pais de alunos | Duração: 60 minutos semanais
Corpo e Movimento
Explora diversas formas de se movimentar, com o objetivo de conhecer gestos e movimentos, desenvolvendo habilidades motoras, a criatividade e a imaginação, e explorando dessa forma a consciência corporal, por meio de brincadeiras, promovendo interação e socialização.
Aspectos cognitivos afetivos e sociais: atenção, concentração, autoconfiança, se conhecer e conhecer o outro, aprimorar relações sociais, desenvolver criatividade e imaginação.
Aspectos motores: consciência corporal, explorar gestos e movimentos, desenvolvimento de habilidades motoras.
Público-alvo: do Infantil 3 ao 5 | Duração: 60 minutos semanais
Futebol
Desenvolve a aprendizagem da técnica dos fundamentos do futebol, da tática, do posicionamento, do aprimoramento da parte física, da disciplina e do convívio em grupo.
Público-alvo: a partir do Infantil 5 | Duração: 90 ou 180 minutos semanais
Ginástica Geral
Desenvolve flexibilidade, coordenação motora fina, agilidade, entre outras capacidades físicas de seus praticantes, além de reforçar conceitos básicos de disciplina, ética e cooperação.
Público-alvo: Infantil 5 ao 8º ano do EF II | Duração: 60 ou 90 minutos semanais
Handebol
Promove a aprendizagem e desenvolve os fundamentos dessa modalidade com treinos técnicos e táticos. É um esporte coletivo de contato físico intenso, estimulando o espírito de equipe, respeito e disciplina.
Público-alvo: a partir do 5º ano do EF I | Duração: 60, 90, 120 ou 180 minutos semanais
Judô
Proporciona conhecimento do próprio corpo, domínio da noção espaço-temporal, lateralidade e coordenação motora, além de melhorar o condicionamento e a capacidade física e trabalhar aspectos como disciplina, atenção, concentração e respeito. É destinado a alunos a partir dos 4 anos completos.
Público-alvo: a partir do Infantil 4 | Duração: 60 ou 120 minutos semanais
Mat Pilates
Melhora a postura, fortalece os músculos e órgãos internos, aumenta a resistência física e a flexibilidade, melhora a capacidade respiratória e alivia dores crônicas.
Público-alvo: pais de alunos | Duração: 60 minutos semanais
Multi Esportes
Permite que as crianças, por meio do brincar, conheçam e explorem variados esportes, obtendo experiências que contribuam para o seu desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo-social.
Aspectos cognitivos afetivos e sociais: atenção, concentração, autoconfiança, respeito, espírito de equipe, cooperação, autocontrole e organização.
Aspectos motores: esquema corporal, estruturação espacial e orientação temporal.
Público-alvo: Infantil 4 e 5 | Duração: 60 minutos semanais
Tecido Aéreo
Prática de movimentos acrobáticos aéreos por meio da realização de inúmeras figuras e sequências no tecido.
Público-alvo: a partir do Infantil 5 | Duração: 60, 90, 120 ou 180 minutos semanais
Voleibol
Desenvolve a aprendizagem dos fundamentos básicos do esporte. O aperfeiçoamento desses fundamentos acontece no decorrer das aulas com o aumento gradativo da intensidade dos exercícios.
Público-alvo: 3º ao 9º ano do EF II | Duração: 90 ou 180 minutos semanais
Yoga
Melhora o condicionamento físico e a flexibilidade, diminui o estresse e a ansiedade, fortalece os músculos e órgãos internos, melhora a postura e alivia dores crônicas.
Público-alvo: pais de alunos | Duração: 60 minutos semanais
Núcleo de Tecnologia
O Núcleo de Tecnologia, conhecido como Tecnocursos, oferece cursos na área de Ciência e Tecnologia, com o objetivo de dar aos alunos a oportunidade de avançarem no desenvolvimento das habilidades de imaginação e criatividade, bem como do trabalho colaborativo e responsabilidade no uso dos recursos tecnológicos.
Introdução à Robótica LEGO
Esse curso tem a finalidade de oferecer oportunidades ideais para crianças do 1º e do 2º anos desenvolverem a compreensão de importantes conceitos da robótica, como engrenagens, alavancas, polias, rodas e eixos, por exemplo. São utilizados os kits “Máquinas Simples e Iniciais” em atividades práticas e investigativas, assim como outros materiais ao longo do curso.
Público-alvo: 1º e 2º anos do EF I | Duração: Anual. 60 minutos semanais
Mídias
O curso de Mídias tem como objetivo ensinar os alunos a produzirem, com autonomia, conteúdos relacionados à comunicação audiovisual. Durante as aulas, os estudantes aprendem a criar roteiros, gravar áudios e vídeos em estúdio audiovisual (com técnicas de oratória e expressão corporal), bem como editar esses materiais com os principais softwares usados no mercado. Além disso, os alunos têm iniciação à fotografia e orientações contínuas de publicação, com consciência e responsabilidade, das próprias produções nas mídias digitais.
Público-alvo: a partir do 7º ano do EF II | Duração: Semestral. 90 minutos semanais
Robótica LEGO EV3
O curso de Robótica LEGO EV3 possui uma solução STEM prática e interdisciplinar que envolve os alunos ao fornecer os recursos para projetar, criar e programar suas criações enquanto os ajuda a desenvolver habilidades essenciais, como criatividade, pensamento crítico, colaboração e comunicação. Na aula é utilizado o Kit EV3, um conjunto educacional composto com três servomotores, cinco sensores (giroscópio, ultrassônico, cor e toque) e diversas peças LEGO.
Público-alvo: a partir do 6º ano do EF II | Duração: Anual. 90 minutos semanais
Robótica LEGO WeDo 2.0
No curso, os alunos aprendem conceitos tecnológicos que servirão como base para suas criações e invenções, em busca de soluções para os problemas que serão propostos. Nas aulas, os alunos fazem construções com o Kit WeDo 2.0 e as programam para que funcionem.
Público-alvo: 3º ao 5º ano do EF I | Duração: Anual. 90 minutos semanais
Scratch Academy
O curso tem a finalidade de ensinar os alunos a terem autonomia no desenvolvimento de projetos com animações, utilizando linguagem de programação. Seu principal objetivo é ajudar no processo e no ensino desta habilidade, principalmente para quem não sabe programar. Ajuda a fortalecer o raciocínio lógico, o pensamento computacional e desenvolve bastante a criatividade. O curso não exige que os alunos tenham conhecimento anterior de programação em outras linguagens. Durante as aulas, os alunos aprendem a criar personagens, cenários, histórias animadas, jogos e outros programas, utilizam blocos e a lógica de programação, resolvem desafios e solucionam problemas.
Público-alvo: 3º ao 5º ano do EF I | Duração: 90 minutos semanais - Semestral