Quem Somos

O Colégio Notre Dame é uma escola privada católica, sem fins lucrativos, mantido pela Congregação de Santa Cruz. É organizado em três unidades:

Notre Dame Júnior

Notre Dame Campinas

Notre Dame CECOIA

Notre Dame Júnior

O Notre Dame Júnior fica localizado dentro do campus do Colégio Notre Dame Campinas, porém em uma área exclusiva e isolada. Possui portaria e drive próprios, para maior comodidade e segurança de seus alunos e famílias. Oferece Educação Infantil, com opção de período integral a partir de 2 anos e programa bilíngue opcional para crianças a partir de 4 anos de idade.

Notre Dame Campinas

O Notre Dame Campinas está instalado em uma área de 90.000 m² às margens da Rodovia Dom Pedro I na região do Distrito de Sousas, atendendo a mais de 1.700 alunos, distribuídos desde o Ensino Fundamental até o Ensino Médio, com opção de período integral do 1º ao 5º ano, currículos internacionais opcionais e diversos cursos extracurriculares. Os currículos internacionais são compostos pelo Programa Bilíngue no Ensino Fundamental 1, Middle School do 6º ao 8º anos e High School do 9º ano ao Ensino Médio. Os cursos extracurriculares estão organizados em três núcleos: Centro de Cultura e Arte Notre Dame (CECAND), Escola de Esportes e Tecno Cursos, os quais oferecem mais de 30 modalidades de cursos nas áreas de arte, música, dança, esporte e tecnologia. O Colégio mantém ainda uma grande variedade de projetos complementares de formação acadêmica, humana, comunitária e espiritual.

Notre Dame CECOIA

O Notre Dame CECOIA oferece Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Técnico com bolsas de estudo filantrópicas de 100% e 50%. Está localizado no Distrito de Sousas e tem como objetivo central a formação de crianças, jovens e adultos através da assistência social da Congregação de Santa Cruz. Conheça mais sobre o Colégio Notre Dame CECOIA no site: www.notredamecampinas.com.br/ndc.

Origem

O Colégio Notre Dame foi fundado em 1961 por Irmão Paulo Schaefer, religioso da Congregação de Santa Cruz que veio dos Estados Unidos, em 1951, com outros três religiosos, para assumir a administração do Colégio Dom Amando em Santarém, no Pará. Em 1960, Ir. Paulo foi encarregado de procurar um local em São Paulo para construir outra escola. Chegando a Campinas, foi acolhido pelo Arcebispo D. Paulo de Tarso Campos e por diversos campineiros, entre os quais se destacaram a Sra. Dirce Laroca Burnier, a Sra. Anna Maria Affonso Ferreira e o Sr. Frank Donahue. Desse esforço inicial, nasceu o então chamado Ginásio Notre Dame, com a primeira turma da 5ª série em 1961.

A Congregação de Santa Cruz nasceu em 1837 na cidade de Le Mans, França, no contexto pós Revolução Francesa. Ela se originou de um grupo de religiosos leigos, os Irmãos de São José, os quais, a partir de 1820, sob a liderança do Pe. Dujarie, educavam crianças e jovens nas áreas rurais da diocese de Le Mans. Em 1835, Pe. Dujarie, doente, entregou a condução dos Irmãos de São José ao jovem Pe. Basilio Moreau, professor do Seminário e líder de um grupo de padres da Diocese denominados Padres Auxiliares, dedicados à educação e à pregação na região de Le Mans. Em 1837, Pe. Moreau uniu os dois grupos, fundando a Associação de Santa Cruz, voltada à educação e à pregação. Nesse mesmo ano, abriu a primeira escola própria, o Colégio Notre Dame de Santa Cruz, no bairro homônimo, em Le Mans. A Associação de Santa Cruz cresceu rapidamente na França, expandiu-se para diversos países e, em 1857, foi reconhecida pelo Papa com o nome de Congregação de Santa Cruz.

Visão e missão

Em dezembro de 1960, por ocasião do lançamento da pedra fundamental, Ir. Paulo Schaefer explicava que o Colégio Notre Dame estava sendo criado para “… formar verdadeiros líderes para um Brasil novo, com base em valores humanos e cristãos; homens e mulheres bem formados, com caráter e valores sólidos, que sejam exemplos em todos os lugares por onde passarem

A redação vigente de nossa Missão Educacional traduz essa visão e assim se expressa:

“Promover a formação multidimensional do educando, fundamentada nos princípios educativos cristãos da Congregação de Santa Cruz, visando à sua atuação consciente e transformadora na sociedade”.

Hino do Colégio

Elza Spinola Castro & Rainer Gauger

Começou devagarinho, num gigante se tornou;
Ontem eram só meninos que em adultos transformou.
Com amor e energia e feliz dedicação.
Hoje é motivo de orgulho, já tem sua tradição.

Notre Dame tem de tudo, do ensino ao lazer;
De um lado a inteligência, do outro lado o bem querer.
Cada mestre é um amigo; cada aluno, um irmão.
Nosso lema é AMIZADE; nossa fé, nossa união.

Nossos mestres nos ensinam uma grande lição:
Que força de vontade faz de um fraco, um campeão
E com seus ensinamentos saberemos triunfar
Do passado, do presente e o futuro conquistar.

Tem MARIA no seu nome, SENHORA de todos nós.
Notre Dame nos conclama, ouviremos sua voz!
E honraremos fielmente, com ardor bem juvenil
Nossa ESCOLA, nossos MESTRES, nossos PAIS, nosso Brasil.