Admissões

Bem-vindos ao Notre Dame

Séries por Idade

SÉRIE / ANO IDADE
Infantil 1 1 ano e 3 meses
Infantil 2 2 anos
Infantil 3 3 anos
Infantil 4 4 anos
Infantil 5 5 anos
1º ano 6 anos
2º ano 7 anos
3º ano 8 anos
4º ano 9 anos
SÉRIE / ANO IDADE
5º ano 10 anos
6º ano 11 anos
7º ano 12 anos
8º ano 13 anos
9º ano 14 anos
1ª série EM 15 anos
2ª série EM 16 anos
3ª série EM 17 anos

Importante: As idades devem ser completadas até o dia 31 de março do ano de ingresso, com exceção do Infantil 1. Para essa série, a criança deve completar 1 ano e 3 meses até o dia 31 de janeiro do ano de ingresso.

Datas e Prazos

Novos alunos

O primeiro atendimento é feito pelo Departamento de Relacionamento e Comunicação. As famílias que desejarem podem fazer uma reunião individual com a orientadora do curso pretendido.

A matrícula é realizada presencialmente na Secretaria Geral do colégio, mediante assinatura de Contrato de Prestação de Serviços Educacionais e Requerimento de Matrícula por um ou mais responsáveis. A matrícula para o ano seguinte normalmente é aberta entre maio e junho do ano corrente.

Alunos atuais

A rematrícula de alunos antigos, com garantia de vaga, acontece em um período aproximado de 40 dias, entre os meses de outubro e novembro. Após esse período, as vagas restantes são disponibilizadas para novas famílias em lista de espera. Alunos atuais não rematriculados até o final do prazo, caso venham solicitar matrícula posteriormente, ficam sujeitos à existência de vaga. No caso de não haver vaga, passarão a integrar a lista de espera.

A matrícula para o Bilíngue e Integral Opcional é feita presencialmente na Secretaria Geral, ocasião em que a família escolhe quais dias da semana a criança irá frequentar.

Matrícula de alunos antigos:

  • Alunos antigos já frequentes têm garantia de vaga para rematrícula no período de 01 de outubro a 20 de novembro.
  • Alunos antigos não frequentes têm garantia de vaga para matrícula no período de 01 de outubro a 20 de novembro, mediante realização de reserva de vaga na Secretaria Geral entre fevereiro e setembro. A reserva com garantia de vaga será aceita sempre que houver vagas. Se não houver vagas, entram em lista de espera para chamada após 20 de novembro.

 

Toda matrícula que não for efetivada nos períodos estipulados acima perderá prioridade e, caso o candidato demonstre interesse posterior, irá para o final da lista de espera, se houver.

 

Matrícula de alunos novos:

Se houver vaga e interesse em assegurá-la, a matrícula deve ser feita junto com a matrícula no regular, assim que esta for aberta. Se não houver vaga, mas interesse em matrícula, é necessário se inscrever em lista de espera, para chamada após 20 de novembro.

A matrícula é feita presencialmente na Secretaria de Cursos Eletivos obedecendo-se ao seguinte cronograma, com início no decorrer do mês de outubro:

Matrícula de alunos antigos:

  • Etapa 1: somente para alunos antigos já frequentes, com garantia de vaga e com duração de 2 semanas.
  • Etapa 2: para alunos antigos frequentes e não frequentes, sem garantia de vaga e com duração de 1 semana.

 

Toda matrícula que não for efetivada nas etapas definidas acima perderá prioridade e, caso o candidato demonstre interesse posterior, ficará sujeito à existência de vaga.

 

Matrícula de alunos novos:

Alunos novos fazem a matrícula após a etapa 2 acima, sujeita a existência de vaga. A data da abertura é informada via circular às famílias novas.

 

Listas de espera:

São abertas em duas situações, mediante adesão presencial na Secretaria de Cursos Eletivos:

  • Para cursos de baixa demanda a partir da abertura da matrícula até se atingir a quantidade mínima para a abertura da turma. Atingido o número mínimo, todos são chamados para matrícula.
  • Para cursos de alta demanda após o preenchimento das vagas. Abrindo vaga, os candidatos são chamados em ordem cronológica de inclusão na lista. Uma vez chamado, o candidato terá até o término do dia útil seguinte para a efetivação da matrícula.

Alunos já matriculados no Middle School devem renovar a matrícula juntamente com a rematrícula no curso regular. Alunos novos e antigos não matriculados no Middle School são submetidos a uma avaliação acadêmica prévia que ocorre a partir do mês de setembro, conforme calendário divulgado pela Coordenação de Currículos Internacionais.

Os alunos que já são matriculados no High School precisam revalidar a matrícula anualmente. Alunos novos e antigos do 8º ano que vão para o 9º ano e querem se matricular devem fazer uma avaliação acadêmica prévia que ocorre a partir de setembro, conforme calendário divulgado pela Coordenação de Currículos Internacionais.

Bolsas de Estudos

Bolsa Social

O colégio mantém, em sua unidade central, o Programa de Bolsas de Estudo — bolsas parciais de 50% para o Ensino Fundamental e o Ensino Médio — destinado a candidatos com renda familiar per capita de até 3 salários mínimos e demais critérios da Lei Complementar 187/2021.

Bolsa Mérito

Composto por 12 bolsas de estudo parciais para cada série do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio, o Programa Bolsa-Mérito do Colégio Notre Dame tem o objetivo de valorizar a excelência acadêmica entre os alunos e é válido para a série seguinte.

Perguntas frequentes sobre matrícula

A visita ao colégio acontece mediante agendamento prévio, que deve ser feito pelo site.

Em média são 2 horas de atendimento, para que a família possa conhecer toda a estrutura e a metodologia do colégio.

Atendemos crianças a partir de 1 ano e 3 meses completados até janeiro do ano de ingresso.

Alunos novos: se houver vaga e interesse em assegurá-la, a matrícula deve ser feita junto com a matrícula no regular. Se não houver vaga, mas interesse em matrícula, é necessário se inscrever em lista de espera, para chamada após 20 de novembro.

Alunos antigos: podem ser matriculados a qualquer momento, havendo disponibilidade de vagas.

Primeiramente deve ser feito o preenchimento do Requerimento de Matrícula, depois a assinatura do Contrato de Prestação de Serviços e, por fim, o preenchimento da Ficha de Saúde. Os documentos a serem entregues no ato da matrícula são:

  • Declaração de Escolaridade Original – quando procedente de outra escola;
  • Carta de Quitação de Anuidades Original – quando procedente de outra escola;
  • Cópia da Certidão de Nascimento, RG e CPF;
  • Histórico Escolar Original – pode ser entregue até 30 dias após o início do ano letivo;
  • 1 foto 3×4;
  • Cópia do RG/CPF do responsável;
  • Comprovante de endereço do responsável.

Sem esses documentos não é possível fazer o cadastramento, pois o sistema não aceita a falta de documentos pessoais e comprovante de endereço. Esses são imprescindíveis.

Sim, existe uma tabela de descontos para irmãos, que variam de 5% até 15% dependendo do período escolhido e do número de irmãos estudando na escola.

O material didático não está incluído e pode ser adquirido em papelarias e livrarias. Para alunos do 6º ano em diante, existe a opção do Espaço CECOIA: um espaço de consumo colaborativo dentro do colégio, que possibilita a troca e aquisição de livros e uniformes usados e que funciona durante o ano todo com o auxílio de mães voluntárias.

Não.

Infantil, 1º e 2º anos: a Romana School emite automaticamente um boleto bimestral para o lanche do período Regular e outro para o almoço do período Integral/Bilíngue para Infantil, 1º e 2º anos. O pagamento é interpretado como adesão ao serviço para o bimestre em curso.

3º ano em diante: a adesão ao lanche deve ser feita na tesouraria do Colégio, com boletos emitidos pela Romana School. Já o almoço deve ser pago diariamente nos restaurantes, mediante Cartão Nutrebem ou outro.

Dentro da escola existe a loja de uniformes chamada Collegium, que atende os alunos durante todo o ano letivo.

Agende uma reunião

Para conhecer a estrutura física do colégio, nossa proposta pedagógica e todos os diferenciais que o Notre Dame Campinas tem para oferecer ao seu filho, faça um agendamento online de uma reunião virtual conosco. O primeiro encontro será virtual e o segundo será um tour presencial pelo campus.