Bem-vindos ao Notre Dame
Séries por Idade
SÉRIE / ANO | IDADE |
Maternal I | 2 anos |
Maternal II | 3 anos |
Infantil I | 4 anos |
Infantil II | 5 anos |
1º ano | 6 anos |
2º ano | 7 anos |
3º ano | 8 anos |
4º ano | 9 anos |
SÉRIE / ANO | IDADE |
5º ano | 10 anos |
6º ano | 11 anos |
7º ano | 12 anos |
8º ano | 13 anos |
9º ano | 14 anos |
1ª série EM | 15 anos |
2ª série EM | 16 anos |
3ª série EM | 17 anos |
Importante: As idades devem ser completadas até o dia 30 de junho do ano de ingresso.
Datas e Prazos

Novos alunos
O primeiro atendimento é feito pelo Departamento de Relacionamento e Comunicação. As famílias que desejarem podem fazer uma reunião com a orientadora do curso pretendido, individualmente ou em grupo.
A matrícula é realizada presencialmente na Secretaria Geral do colégio, mediante assinatura de Contrato de Prestação de Serviços Educacionais e Requerimento de Matrícula por um ou mais responsáveis. A matrícula para o ano seguinte ocorre conforme as datas abaixo:
- Maio: restrita a irmãos de atuais alunos e filhos de ex-alunos.
- Junho em diante: aberta ao público.

Alunos atuais
A rematrícula de alunos antigos, com garantia de vaga, acontece em um período aproximado de 40 dias, entre os meses de outubro e novembro. Após esse período, as vagas restantes são disponibilizadas para novas famílias em lista de espera. Alunos atuais não rematriculados até o final do prazo, caso venham solicitar matrícula posteriormente, ficam sujeitos à existência de vaga. No caso de não haver vaga, passarão a integrar a lista de espera.
A matrícula para o Bilíngue e Integral Opcional também é feita presencialmente em nossa Secretaria Geral, ocasião em que a família escolhe quais dias da semana a criança irá frequentar.
A matrícula de alunos antigos é realizada em duas etapas:
- Alunos antigos já frequentes – Rematrícula: têm prioridade para fazer a rematrícula, reservando-se alguns dias após a data de abertura da rematrícula, para esse fim.
- Alunos antigos não frequentes: têm prioridade em relação a alunos novos, reservando-se alguns dias para esse fim após o término do período previsto no item anterior, sujeito à existência de vaga.
Para novos alunos, a matrícula é aberta após o período previsto para a matrícula de alunos antigos (aproximadamente uma semana), sujeita à existência de vaga. As famílias novas podem incluir o nome na lista de espera e, abrindo vagas, os candidatos são chamados em ordem cronológica de inclusão na lista. Uma vez chamado, o candidato terá até o término do dia útil seguinte para a efetivação da matrícula.
Toda matrícula que não for efetivada nos períodos estipulados acima perderá prioridade e, caso o candidato demonstre interesse posterior, irá para o final da lista de espera, se houver.
A matrícula ocorre presencialmente na Secretaria de Cursos Extracurriculares do colégio mediante adesão formal do responsável, obedecendo-se ao seguinte cronograma:
A matrícula de alunos antigos é realizada em duas etapas:
- Alunos antigos já frequentes – Rematrícula: têm prioridade para fazer a rematrícula, reservando-se alguns dias após a data de abertura da rematrícula, para esse fim.
- Alunos antigos não frequentes: têm prioridade em relação a alunos novos, reservando-se alguns dias para esse fim após o término do período previsto no item anterior, sujeito à existência de vaga.
Para alunos novos, as matrículas são abertas após o período previsto para a matrícula de alunos antigos (aproximadamente 10 dias), sujeita à existência de vaga.
Toda matrícula que não for efetivada nos períodos estipulados acima perderá prioridade e, caso o candidato demonstre interesse posterior, ficará sujeito à existência de vaga.
As listas de espera para os Cursos Extracurriculares são abertas somente após o preenchimento de todas as vagas disponíveis. A inclusão de um candidato na lista de espera é feita presencialmente em nossa Secretaria de Extracurriculares e, abrindo-se vagas, os candidatos são chamados em ordem cronológica de inclusão na lista. Uma vez chamado, o candidato terá até o término do dia útil seguinte para a efetivação da matrícula.
Alunos já matriculados no Middle School devem renovar a matrícula juntamente com a rematrícula no curso regular. Alunos novos e antigos não matriculados no Middle School são submetidos a uma avaliação acadêmica prévia que ocorre a partir do mês de setembro, conforme calendário divulgado pela Coordenação de Currículos Internacionais.
Os alunos que já são matriculados no High School precisam revalidar a matrícula anualmente. Alunos novos e antigos do 8º ano que vão para o 9º ano e querem se matricular devem fazer uma avaliação acadêmica prévia que ocorre a partir de setembro, conforme calendário divulgado pela Coordenação de Currículos Internacionais. O aluno que completa com sucesso os três anos de Middle School tem acesso ao High School sem passar pela prova de seleção.
Bolsas de Estudos

Bolsa social
O colégio disponibiliza anualmente o Programa de Bolsas de Estudos para alunos novos com renda familiar per capita de até 3 salários mínimos, com bolsas parciais de 50% para o Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Bolsa Mérito
Composto por 12 bolsas de estudo parciais para cada série do Ensino Fundamental 2 e do Ensino Médio, o Programa Bolsa-Mérito do Colégio Notre Dame tem o objetivo de valorizar a excelência acadêmica entre os alunos.
Perguntas frequentes sobre matrícula
A visita ao colégio acontece mediante agendamento prévio, que pode ser feito por telefone ou pelo site.
Em média são 2 horas de atendimento, para que a família possa conhecer toda a estrutura e a metodologia do colégio.
Atendemos crianças a partir de 2 anos completados até 30 de junho do ano de ingresso
Para alunos novos, o período Integral Opcional possui um calendário próprio:
- 1ª etapa: matrícula do período regular – a partir de junho;
- 2ª etapa: matrícula do período Integral Opcional – a partir de outubro;
- 3ª etapa: matrícula dos cursos extracurriculares – a partir de novembro na secretaria dos Extracurriculares.
Já os alunos atuais podem ser matriculados a qualquer momento, havendo disponibilidade de vagas.
Primeiramente deve ser feito o preenchimento do Requerimento de Matrícula, depois a assinatura do Contrato de Prestação de Serviços e, por fim, o preenchimento da Ficha de Saúde. Os documentos a serem entregues no ato da matrícula são:
- Declaração de Escolaridade Original – quando procedente de outra escola;
- Carta de Quitação de Anuidades Original – quando procedente de outra escola;
- Cópia da Certidão de Nascimento, RG e CPF;
- Histórico Escolar Original – pode ser entregue até 30 dias após o início do ano letivo;
- 1 foto 3×4;
- Cópia do RG/CPF do responsável;
- Comprovante de endereço do responsável.
Sem esses documentos não é possível fazer o cadastramento, pois o sistema não aceita a falta de documentos pessoais e comprovante de endereço. Esses são imprescindíveis.
Sim, existe uma tabela de descontos para irmãos, que variam de 5% até 15% dependendo do período escolhido e do número de irmãos estudando na escola.
O material didático não está incluído e pode ser adquirido em papelarias e livrarias. Para alunos do 6º ano em diante, existe a opção do Espaço CECOIA: um espaço de consumo colaborativo dentro do colégio, que possibilita a troca e aquisição de livros e uniformes usados e que funciona durante o ano todo com o auxílio de mães voluntárias.
Não. Para os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I, os serviços de alimentação devem ser contratados diretamente junto à Rockafé, empresa que administra os restaurantes e a cantina. Para os demais segmentos, as refeições e lanches são adquiridos diretamente pelo aluno.
Dentro da escola existe a loja de uniformes chamada Collegium, que atende os alunos durante todo o ano letivo.
Agende um Encontro
Para conhecer a estrutura física do colégio, nossa proposta pedagógica e todos os diferenciais que o Notre Dame Campinas tem para oferecer ao seu filho, faça um agendamento online de um encontro presencial ou virtual conosco.
Solicite Informações
Deseja saber alguma outra informação? Preencha o formulário ao lado para entrarmos em contato com você!