Currículos Internacionais

Formação global com foco na vivência internacional

Currículo Bilíngue

O programa Bilíngue do Colégio Notre Dame é desenvolvido através da abordagem CLIL (Content Language Integrated Learning), que trabalha diferentes conteúdos em Inglês e, assim, facilita o desenvolvimento nas quatro habilidades linguísticas: falar, ouvir, ler e escrever.

A língua inglesa é mais uma ferramenta de aprendizagem para que o aluno tenha acesso à informação e desenvolva seu pensamento crítico, potencializando habilidades para sua formação integral. A comunicação em Inglês está presente em todas as atividades do programa Bilíngue: rodas de conversa, contação de histórias, músicas, jogos, culinária, eventos comemorativos.

As disciplinas do currículo – Matemática, Ciências, Linguagem, Formação de Valores e Tecnologia – são trabalhadas a partir do uso integrado de materiais próprios do colégio, de materiais fornecidos por editoras especializadas, como Oxford e Cambridge, e das diversas ferramentas tecnológicas usadas em todo o curso, que despertam a curiosidade dos alunos e estimulam novas experiências. Através do processo de Educação Sociemocional (SEL – Social Emotional Learning), os alunos têm a oportunidade de refletir sobre atitudes e valores individuais e sociais a partir de temas como  cooperação, gratidão, respeito, iniciativa, honestidade, entre outros.

Outra inovação de nosso currículo bilíngue são as atividades que utilizam a metodologia STEAM (Science, Technology, Engineering, Art and Math – Ciências, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática), que integra os conhecimentos das cinco áreas através do desenvolvimento de projetos. Há, ainda, o foco no desenvolvimento de habilidades essenciais para o cidadão global do século XXI, como pensamento crítico, resolução de problemas, comunicação, trabalho em equipe, flexibilidade, entre outras.

Cada turma conta com uma professora titular e uma auxiliar, e as famílias recebem relatórios trimestrais de desempenho. A partir do Maternal II até o Fundamental I, o aluno pode cursar o currículo Bilíngue no contraturno, além das aulas de Inglês do curso regular a partir do Infantil I, com carga horária de 6 aulas de 45 minutos, distribuídas em dois dias na semana. Para facilitar a rotina dos pais, as crianças podem ficar no colégio antes ou após as aulas, durante todo o contraturno.

Infraestrutura – Bilíngue

Middle School Leaders

O programa Middle School Leaders é destinado a alunos do 6º ao 8º ano e é oferecido em parceria com a Brigham Young University, classificada entre as 100 melhores dos Estados Unidos. O foco do programa está na área de Ciências da Natureza, e  o currículo é baseado na metodologia STEAM, que integra as áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática.

Atividades práticas, individuais e em grupos, estimulam o desenvolvimento de habilidades do século XXI, como a colaboração, o pensamento crítico, a comunicação, a ética, a solidariedade, a inovação, a resolução de problemas e a criatividade. O modelo de aprendizagem ativa desperta a curiosidade do aluno, conectando conhecimentos ou experiências prévias com novas habilidades e competências.

As aulas de Science são ministradas em 3 aulas de 60 minutos, no contraturno, em um dia da semana. O programa também inclui Language (gramática e estruturas da língua), trabalhada nas aulas de Inglês do horário regular, em turmas próprias, com material e abordagem específicos para o programa MSL e com carga horária de 2,5 horas semanais. O limite é de 20 alunos por turma.

Como o MSL não é sequenciado, o aluno pode iniciar o programa no 6º, 7º ou 8º ano do EF II. A cada ano, o aluno que conclui o programa com sucesso recebe um certificado da Brigham Young University.

High School

O High School — equivalente americano ao Ensino Médio brasileiro — é oferecido por meio da parceria com a University of Missouri e tem como objetivo geral promover a mobilidade acadêmica, profissional e pessoal dos estudantes, através da imersão em um ambiente de aprendizado internacional. Os objetivos específicos referentes ao aluno são:

  • Desenvolver habilidades avançadas de leitura, fala, escrita e compreensão oral em Inglês culto;
  • Obter o Diploma do High School americano, concedendo ao estudante o status de aluno internacional, o que facilita seu acesso a universidades estrangeiras e ao mercado de trabalho mundial.

Ao optar pelo HS, o estudante deve cursar, em Inglês, disciplinas exclusivas do currículo americano como Redação e Literatura, Economia, Oratória, Debate, História e Governo Americano, Saúde, além da possibilidade de escolher disciplinas eletivas ou avançadas (AP Courses) que enriquecem seu histórico escolar. Já as disciplinas comuns entre os currículos americano e brasileiro são cursadas em Português e validadas pela University of Missouri, nos EUA, parceira do programa.

São oferecidas duas opções de programas para diferentes públicos, com cargas horárias distintas e flexíveis: o Full Program e o Standard Program. O Full Program inicia-se no 9º ano e vai até a 2ª série do Ensino Médio. Nele, o aluno fará 4 cursos obrigatórios por ano, totalizando 12 cursos durante o período de três anos, e pode complementá-lo com até 3 cursos eletivos ou avançados (AP Courses), sendo um por ano. Para essas eletivas, os alunos terão suporte individualizado dos professores.

Já o Standard Program tem início na 1ª série e se encerra na 2ª série do Ensino Médio. Ao optar por esse programa, o aluno irá fazer 4 cursos obrigatórios na 1ª série e 5 cursos na 2ª série, totalizando 9 cursos em dois anos, com a opção de complementá-lo com 1 eletiva durante a 3ª série, contando com a orientação dos professores. O Standard Program visa, sobretudo, atender alunos que ingressam na escola já no Ensino Médio.

Os diferenciais que o curso apresenta são:

  • Estudo simultâneo dos currículos brasileiro e americano sem sair do país;
  • Currículo inovador, de alta qualidade e academicamente rigoroso;
  • Fluência no idioma Inglês, nas quatro habilidades e a nível internacional;
  • Sistema co-teach: professores nativos no Brasil, que ministram aulas 100% presenciais das disciplinas obrigatórias, além do acompanhamento dos professores nos Estados Unidos, que são responsáveis por corrigir todas as lições e provas dos alunos, por meio de uma plataforma digital;
  • Currículo desenvolvido pela Faculdade de Educação da University of Missouri, com atividades e abordagens baseadas em estudos e pesquisas comprovadas;
  • Trânsito internacional, através do Diploma de High School, oficialmente reconhecido nos EUA;
  • Vivência real de ambiente internacional, no convívio com professores estrangeiros, o que permite uma imersão cultural, essencial na aprendizagem de uma língua.

O ingresso ao High School ocorre mediante avaliação de proficiência em língua inglesa, elaborada pelo College of Education da University of Missouri. É considerado apto para matrícula o aluno que obtiver desempenho acima de 60% na prova de seleção.

A fim de garantir os padrões de excelência do curso, as vagas para o HS são limitadas a 25 alunos por turma. É previsto também um número mínimo de inscritos para a abertura de novas turmas.

Infraestrutura – Middle School e High School

Colégio Notre Dame, educando mentes e corações

Agende uma visita e venha conhecer de perto toda a nossa infraestrutura.

Novidades dos Currículos Internacionais

Fique por dentro das novidades do segmento