Currículos Internacionais

Formação global com foco na vivência internacional

Currículo Bilíngue

O programa Bilíngue do Colégio Notre Dame é desenvolvido através da abordagem CLIL (Content Language Integrated Learning), que trabalha diferentes conteúdos em Inglês e, assim, facilita o desenvolvimento nas quatro habilidades linguísticas: falar, ouvir, ler e escrever.

A língua inglesa é mais uma ferramenta de aprendizagem para que o aluno tenha acesso à informação e desenvolva seu pensamento crítico, potencializando habilidades para sua formação integral. A comunicação em Inglês está presente em todas as atividades do programa Bilíngue: rodas de conversa, contação de histórias, músicas, jogos, culinária, eventos comemorativos.

As disciplinas do currículo – Matemática, Ciências, Linguagem, Formação de Valores e Tecnologia – são trabalhadas a partir do uso integrado de materiais próprios do colégio, de materiais fornecidos por editoras especializadas, como Oxford e Cambridge, e das diversas ferramentas tecnológicas usadas em todo o curso, que despertam a curiosidade dos alunos e estimulam novas experiências. Através do processo de Educação Sociemocional (SEL – Social Emotional Learning), os alunos têm a oportunidade de refletir sobre atitudes e valores individuais e sociais a partir de temas como  cooperação, gratidão, respeito, iniciativa, honestidade, entre outros.

Outra inovação de nosso currículo bilíngue são as atividades que utilizam a metodologia STEAM (Science, Technology, Engineering, Art and Math – Ciências, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática), que integra os conhecimentos das cinco áreas através do desenvolvimento de projetos. Há, ainda, o foco no desenvolvimento de habilidades essenciais para o cidadão global do século XXI, como pensamento crítico, resolução de problemas, comunicação, trabalho em equipe, flexibilidade, entre outras.

Cada turma conta com uma professora titular e uma auxiliar, e as famílias recebem relatórios trimestrais de desempenho. A partir do Infantil I até o Fundamental I, o aluno pode cursar o currículo Bilíngue no contraturno, além das aulas de Inglês do curso regular, com carga horária de 6 aulas de 45 minutos, distribuídas em dois dias na semana. Para facilitar a rotina dos pais, as crianças podem ficar no colégio antes ou após as aulas, durante todo o contraturno.

Infraestrutura – Bilíngue

Middle School Global Leaders

O programa MSGL é destinado a alunos do 6º ao 8º ano e é oferecido em parceria com a University of Missouri, uma das mais notáveis instituições de pesquisa dos Estados Unidos. O estudante que escolhe esse curso acrescenta à sua grade três horas semanais de imersão no Inglês, em um dia por semana, no contraturno.

Direcionado aos alunos que não têm o Inglês como primeira língua, o programa propicia a vivência de um currículo internacional, que integra Ciências Humanas e da Natureza, e que terá continuidade no High School, a partir do 9º ano.

O MSGL tem foco nos problemas mundiais apontados pela ONU, como meio ambiente, saúde e direitos humanos e é voltado para a formação das competências do cidadão para o século XXI, incluindo a colaboração, o pensamento crítico, a comunicação e a resolução de problemas.

 

Com uma proposta inovadora, o programa expõe o estudante ao conceito Glocal (temas globais, problemas locais), estimulando-o a pensar globalmente e a agir localmente, buscando soluções para os desafios propostos e  compreensão da importância do trabalho coletivo.

O aluno que conclui o programa com sucesso recebe um certificado da University of Missouri e tem acesso ao High School sem prova de seleção.

High School

O High School – equivalente americano ao Ensino Médio brasileiro –  é oferecido por meio da parceria com a University of Missouri e tem como objetivo geral promover a mobilidade acadêmica, profissional e pessoal dos estudantes, pela imersão em um ambiente de aprendizado internacional. Os objetivos específicos referentes ao aluno são:

  • Desenvolver habilidades avançadas de leitura, fala, escrita e compreensão oral em Inglês culto;
  • Obter o Diploma do High School americano, concedendo ao estudante o status de aluno internacional, o que facilita seu acesso a universidades estrangeiras e ao mercado de trabalho mundial.

Ao optar pelo HS, o estudante cursa, em Inglês, um conjunto de 17 disciplinas exclusivas do currículo americano. Já as disciplinas comuns entre os currículos americano e brasileiro são cursadas em Português e validadas pela universidade conveniada. O curso tem carga horária média de 7 horas semanais, com aulas ministradas por professores nativos e graduados em seus países de origem, que atuam em sistema de co-teaching, sendo monitorados por professores da University of Missouri, nos EUA, que também são responsáveis por corrigir todas as lições e provas dos alunos.

Os diferenciais que o curso apresenta são:

  • Estudo simultâneo dos currículos brasileiro e americano sem sair do país;
  • Fluência no idioma Inglês, nas quatro habilidades e a nível internacional;
  • Trânsito internacional através do Diploma de High School, oficialmente reconhecido nos EUA;
  • Vivência real de ambiente internacional, no convívio com professores estrangeiros a partir de currículo internacional.

O ingresso ao High School ocorre mediante avaliação de proficiência em língua inglesa, elaborada pelo College of Education da University of Missouri, ou mediante certificado de conclusão do Middle School. É considerado apto para matrícula o aluno que obtiver desempenho acima de 60% na prova de seleção ou no Middle School.

A fim de garantir os padrões de excelência do curso, as vagas para o HS são limitadas a 25 alunos por turma. É previsto também um número mínimo de inscritos para a abertura de novas turmas.

Infraestrutura – Middle School e High School

Colégio Notre Dame, educando mentes e corações

Agende uma visita e venha conhecer de perto toda a nossa infraestrutura.

Novidades dos Currículos Internacionais

Fique por dentro das novidades do segmento