Os Currículos Internacionais têm como objetivo geral preparar o aluno para a mobilidade acadêmica, pessoal e profissional, por meio da imersão em um ambiente de aprendizado do idioma Inglês. A estratégia de aprendizagem utilizada é a abordagem CLIL (Content & Language Integrated Learning), que pressupõe a aprendizagem de conteúdos curriculares por meio do uso do idioma Inglês.
Programa Bilíngue
O Programa Bilíngue é destinado a alunos do Infantil 2 (crianças de 2 anos) em diante, até o 5º ano do Ensino Fundamental. O programa é opcional e ofertado no turno oposto ao das aulas do curso regular, em dois dias da semana (e em 3 dias somente para Infantil 4 e 5). As refeições entre os dois turnos são realizadas nos restaurantes/refeitório da escola e o descanso para crianças pequenas em espaços exclusivos.
O programa é desenvolvido por meio da abordagem CLIL (Content & Language Integrated Learning), que pressupõe a aprendizagem de conteúdos curriculares com o uso do idioma inglês como linguagem de comunicação. A língua inglesa é uma ferramenta de aprendizagem para que o aluno tenha acesso à informação e desenvolva seu pensamento crítico.
Os conteúdos curriculares privilegiados são os que integram a matriz STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts & Mathematics), além de Values.
A metodologia privilegiada é o PBL (Project Based Learning), com projetos multidisciplinares focados no desenvolvimento de habilidades de trabalho em equipe, colaboração mútua, compreensão e discussão de problemas diversos. As estratégias contemplam ainda rodas de conversa, contação de histórias, músicas, jogos, culinária e eventos comemorativos, focados nas habilidades linguísticas de ouvir e falar em todos os anos e ler e escrever nos anos mais avançados.
O desempenho do aluno é registrado em relatórios descritivos trimestrais, os quais são entregues e discutidos com as famílias. Além disso, no Ensino Fundamental 1, a carga horária e os resultados da avaliação são transcritos no histórico escolar do aluno em caso de cumprimento mínimo de 75% de frequência e desempenho de 60%.
Materiais próprios da escola são utilizados de forma integrada com materiais consagrados fornecidos por editoras especializadas. Cada turma conta com uma professora titular e uma auxiliar.
Ao final do 5º ano o nível de proficiência atingido pelo aluno no programa é medido pela aplicação de uma avaliação externa, o Exame internacional TOEFL (Test of English as a Foreign Language). Além disso, toda a carga horária do curso, a partir do 1º ano, integra o histórico escolar do aluno, no título de Cursos Eletivos.
Middle School Leaders
O programa Middle School Leaders é destinado a alunos do 6º ao 8º ano e é oferecido em parceria com a Brigham Young University, classificada entre as 100 melhores dos Estados Unidos, responsável pela estrutura e conteúdo. O programa é opcional e ofertado no turno oposto ao das aulas do curso regular, em dois dias da semana, com duas horas diárias. As refeições entre os dois turnos são realizadas nos restaurantes/refeitório da escola.
O programa é desenvolvido por meio da abordagem CLIL (Content & Language Integrated Learning), que pressupõe a aprendizagem de conteúdos curriculares com o uso do idioma Inglês. O conteúdo curricular central é de Ciências da Natureza, enriquecido com os demais conteúdos da metodologia STEAM, incluindo Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática.
O curso privilegia a aprendizagem ativa, com protagonismo do aluno, estimulando sua curiosidade e a busca de conexões entre seus conhecimentos ou experiências prévias com novas habilidades e competências. Assim, por meio de atividades práticas, individuais e em grupos, focadas na resolução de problemas diversos, estimula-se o desenvolvimento de habilidades como pensamento crítico, comunicação, colaboração e ética.
No período regular, os alunos do Middle School Leaders têm aulas em turmas próprias, com a disciplina Language (gramática e estruturas da língua), com material e abordagem específicos para as necessidades do programa MSL, com carga horária de 2,5 horas semanais. O limite é de 20 alunos por turma.
O programa não é sequenciado, permitindo ao aluno o acesso em qualquer série do 6º ao 8º ano do EF II, desde que aprovado em exame específico. A cada ano, o estudante que conclui o programa com sucesso recebe um certificado da Brigham Young University. Além disso, toda a carga horária do curso integra o histórico escolar do aluno, no título de Cursos Eletivos.
High School
O High School — equivalente americano ao Ensino Médio brasileiro — é destinado a alunos do 9º ano em diante, em parceria com a University of Missouri, responsável pelo desenvolvimento do programa, que é opcional e tem como objetivo promover a mobilidade acadêmica, profissional e pessoal dos estudantes.
O High School propõe a imersão em um ambiente de aprendizado internacional, desenvolvendo habilidades avançadas de leitura, fala, escrita e compreensão oral em Inglês culto e culmina na obtenção do Certificado Oficial do High School americano.
Ao optar pelo HS, o aluno vai cursar, em Inglês, disciplinas complementares, próprias do currículo americano, como Redação, Literatura, Economia, Oratória, Debate, História Americana, Governo Americano e Saúde, totalizando 12 cursos em três anos, além da possibilidade de escolher disciplinas eletivas ou avançadas (AP Courses) que enriquecem seu histórico escolar. As disciplinas comuns entre os currículos americano e brasileiro são convalidadas pela University of Missouri, nos EUA, para fins de Certificação no High School americano. Além disso, toda a carga horária específica, cursada em Inglês, integra o histórico escolar brasileiro do aluno, no título de Cursos Eletivos.
Os diferenciais que o curso apresenta são:
- Estudo simultâneo dos currículos brasileiro e americano sem sair do país;
- Currículo inovador, de alta qualidade e academicamente rigoroso;
- Fluência no idioma Inglês, nas quatro habilidades e a nível internacional;
- Sistema co-teach: professores nativos no Brasil, que ministram aulas 100% presenciais das disciplinas obrigatórias, além do acompanhamento dos professores nos Estados Unidos, que são responsáveis por corrigir todas as lições e provas dos alunos, por meio de uma plataforma digital;
- Currículo desenvolvido pela Faculdade de Educação da University of Missouri, com atividades e abordagens baseadas em estudos e pesquisas acadêmicas atuais e comprovadas;
- Trânsito internacional, através do Diploma de High School, oficialmente reconhecido nos EUA;
- Vivência real de ambiente internacional, no convívio com professores estrangeiros, o que permite imersão cultural, essencial na aprendizagem de uma língua.
O ingresso ao High School ocorre mediante avaliação de proficiência em língua inglesa, elaborada pelo College of Education da University of Missouri. É considerado apto para matrícula o aluno que obtiver desempenho acima de 60% na prova de seleção, equivalente ao nível B1 do CEFR.
Para garantir a excelência do curso, as vagas para o HS são limitadas a 25 alunos por turma. É previsto também um número mínimo de inscritos para a abertura de novas turmas.