Perguntas Frequentes

Currículo Bilíngue

Trata-se de um programa eletivo que o aluno cursa em dois dias no contraturno. É oferecido a partir de 2 anos de idade (Infantil 2) até o 5º ano do Ensino Fundamental, com carga horária de 6 aulas semanais de 45 minutos.

Para os alunos do Infantil 2 e 3:

  • Terças e quintas-feiras, somente à tarde, de 14h25 até 15h55

 

Para os alunos do Infantil 4 e 5:

  • Segundas, quartas e sextas pela manhã, de 9h30 até 11h, e à tarde de 14h25 até 15h55

 

Para os alunos do 1º, 2º e 4º anos:

  • Terças e quintas pela manhã, de 9h20 até 11h45, e à tarde de 13h30 até 15h55

 

Para os alunos do 3º e 5º anos:

  • Segundas e quartas pela manhã, de 9h20 até 11h45, e à tarde de 13h30 até 15h55

Infantil 2 e 3: máximo de 14 alunos.

Infantil 4: máximo de 16 alunos.

Infantil 5: máximo de 18 alunos.

1º ano do Ensino Fundamental: máximo de 18 alunos.

2º ao 5º ano do Ensino Fundamental: 20 alunos.

 

Todas as turmas são acompanhadas pela professora titular e outra auxiliar.

Utilizamos a abordagem CLIL (Content and Language Integrated Learning), que trabalha diferentes conteúdos em Inglês, proporcionando o desenvolvimento linguístico nas 4 habilidades da língua: ouvir, falar, ler e escrever.

O idioma Inglês é uma ferramenta para que os alunos tenham acesso à informação e desenvolvam habilidades para sua formação integral.

Linguagem, Ciências, Tecnologia e Valores, devidamente adequadas às diferentes faixas etárias.

No Infantil 2 e 3, todo o material é preparado pela equipe pedagógica.

No Infantil 4 e 5, utilizamos livros da Editora Oxford para as disciplinas de Linguagem e Ciências. 

Do 1º ao 5º ano, são adotados livros da Editora Cambridge para as disciplinas de Linguagem e Ciências. 

Os alunos do 1º ao 5º ano utilizam também um material para o desenvolvimento de valores, baseado na educação socioemocional.

Nas aulas de Tecnologia, as atividades são desenvolvidas com material LEGO™, aplicativos Apple™, entre outros, além do uso de iPads de 6ª geração. 

 

Livros infantis de literatura em língua inglesa ficam à disposição dos alunos para atividades monitoradas pelas professoras.

As aulas são dinâmicas e comunicativas. Há rodas de conversa, contação de histórias, músicas, jogos, culinária, celebração de eventos comemorativos, experiências, aulas Maker, entre outras atividades.

Não há tarefas obrigatórias. Eventualmente podem ser solicitadas pesquisas e atividades simples para interação entre pais e alunos.

A avaliação é conduzida pelas professoras ao longo do processo, através de diversos instrumentos adequados às diferentes faixas etárias. Não há avaliações previamente agendadas.

Sim, mas deverá ser feita uma entrevista inicial com a Coordenação Pedagógica do programa.

O desenvolvimento cerebral da criança na infância é muito intenso, devido à plasticidade cerebral. Esse é o momento da vida em que ela aprenderá uma nova língua mais facilmente. Assim, quanto mais cedo, melhor.

No processo de aquisição de uma língua, a compreensão oral é a habilidade que se desenvolve primeiro. A partir daí o aluno começa a se expressar verbalmente. Assim, no Programa Bilíngue, ele consegue compreender os conteúdos abordados, mesmo sem ainda ser capaz de se expressar oralmente com fluência. As professoras utilizam diversas técnicas que, além de facilitar o aprendizado do aluno, conseguem deixá-lo mais seguro no ambiente de aprendizagem.

As professoras se comunicam em Inglês com os alunos durante todo o período das aulas e utilizam estratégias que os estimulam a se expressar no idioma.

Durante o aprendizado de uma segunda língua, pode acontecer de o aluno misturar as duas línguas em algumas frases. Isso faz parte da aquisição do idioma e demonstra que ele está de fato aprendendo, pois consegue se expressar utilizando palavras cujos sentidos já estão assimilados. Com o tempo, o cérebro passa a distinguir os dois idiomas e o aluno consegue empregá-los separadamente.

Há reuniões trimestrais com as professoras, em que os pais recebem um boletim de desempenho com a avaliação do aluno nas diferentes habilidades desenvolvidas. Ao final de cada semestre, os alunos levam para casa um portfólio com as atividades realizadas no período.

O aluno realiza o exame TOEFL Primary™ ao final do programa sem custo adicional para as famílias. Os pais recebem um relatório de desempenho.