Currículo Bilíngue
O bilíngue é um programa complementar e opcional, destinado a acelerar a aprendizagem do idioma inglês. É oferecido a partir de 2 anos de idade (Infantil 2) até o 5º ano do Ensino Fundamental, no contraturno.
Infantil 2 e 3: somente no turno vespertino, em dois dias.
Infantil 4 e 5: nos turnos matutino e vespertino, em três dias.
1º ao 5º ano: nos turnos matutino e vespertino, em dois dias.
Infantil 2: até 10 alunos.
Infantil 3: até 12 alunos.
Infantil 4: até 14 alunos.
Infantil 5: até 16 alunos.
1º ano do Ensino Fundamental: até 18 alunos.
2º ao 5º ano do Ensino Fundamental: até 20 alunos.
Lanche: caso a família opte pela entrada logo cedo pela manhã ou por deixar a criança até o final do período à tarde, a criança irá tomar lanche. Nesse caso, o lanche pode ser trazido de casa ou adquirido antecipadamente com o fornecedor de alimentos que opera no Colégio (o lanche é servido sob a supervisão da equipe pedagógica).
Almoço: para o Infantil, 1º e 2º anos, deve ser adquirido antecipadamente com o fornecedor de alimentos que opera no Colégio. Do 3º ano em diante, o pagamento deve ser feito no ato, com cartão pré-pago Nutrebem (o almoço é servido sob a supervisão da equipe pedagógica).
O bilíngue é diferente de um curso tradicional de inglês, ofertado em escolas de idiomas. No bilíngue o método utilizado é o CLIL (Content and Language Integrated Learning), em que o aluno utiliza o idioma inglês para aprender conteúdos escolares diversos, assim como um nativo aprende o idioma.
O currículo inclui Ciências, Tecnologia, Valores e Linguagem. A dinâmica das aulas contempla atividades como rodas de conversa, contação de histórias, músicas, jogos, celebração de eventos comemorativos, experiências, entre outras atividades.
No Infantil 2 e 3, o material é preparado pela equipe pedagógica.
No Infantil 4 e 5, utilizamos livros de Linguagem e Ciências da Editora Oxford.
Do 1º ao 5º ano, utilizamos livros de Linguagem e Ciências da Editora Cambridge, pequenas brochuras que abordam Valores, em Tecnologia usamos materiais LEGO™, iPads com aplicativos Apple™, robô Dash, entre outros, além de livros infantis de literatura em língua inglesa.
Normalmente não. Eventualmente podem ser solicitadas pesquisas e atividades simples para interação entre pais e alunos.
A avaliação é processual, realizada por meio de atividades diversas em sala de aula. Os resultados são registrados da Ficha de Observação do Aluno (FOA) e apresentados aos pais trimestralmente.
Todos os alunos, de qualquer ano, podem se matricular no programa, sem prova de acesso e sem restrições. O programa pode ser iniciado em qualquer série. O aluno sempre estuda com a sua série.
Qualquer idade, mas quanto antes, melhor para a naturalização da aprendizagem do idioma.
Quanto mais novo o aluno, maior o foco na oralidade, assim como ensinamos a língua materna aos bebês, sem distinção entre língua e conteúdo. Tudo acontece junto. Os conteúdos trazem o assunto da conversa. Sinônimos, gestos, expressão corporal, tudo concorre para auxiliar esse modo de aprender, que é natural.
As professoras evitam ao máximo o uso de português. Para os alunos isso é mais difícil, mas eles são permanentemente estimulados a se comunicar sempre e somente em inglês.
No começo não. À medida que se desenvolve, é comum a criança utilizar os dois idiomas e forma misturada. Isso não atrapalha o aprendizado de nenhum dos idiomas. Com o passar do tempo, a separação completa acaba se tornando a realidade.
Ao término do Programa, no 5º ano, o aluno é submetido a avaliação de Proficiência Internacional, por meio do Exame TOEFL.