A Congregação de Santa Cruz assume como núcleo central do seu Carisma a Missão da educação cristã. Nas palavras de Pe. Moreau:
“nossa missão é a educação dos jovens, aliás, meio privilegiado de evangelização… Essa educação é a educação integral… a arte de ajudar os jovens a atingirem sua plenitude, preparando-os para serem cidadãos responsáveis, bons obreiros da cidade terrena e da cidade celeste…”
A educação integral de Santa Cruz articula-se e sustenta-se a partir de um conjunto de princípios centrais, entre os quais destacamos: educar a mente e o coração, levar esperança, agir com zelo e promover o espírito de família.
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Educar mente e coração
“Sempre colocaremos educação e instrução lado a lado: a mente não será desenvolvida em detrimento do coração… O conhecimento sozinho não traz valores positivos, mas valores positivos influenciam o bom uso do conhecimento”
Pe. Moreau
Na tradição de Santa Cruz, mente e coração são tão entrelaçados que o desenvolvimento de um promove o do outro. Sem educar a mente, não vamos ter a competência necessária para ver as muitas realidades em nosso mundo que precisam ser transformadas e, sem educar o coração, nunca teremos a coragem de agir em apoio a essa transformação. Ao assumir como escopo da educação a formação integral, Pe. Moreau afasta qualquer possibilidade de empobrecimento do caráter científico da escola: “[…] ninguém precisa temer que confinaremos nosso ensino dentro de limites estreitos e não científicos … Não queremos que nossos alunos ignorem algo que devam saber”. Hoje, em nossas escolas, ampliamos esse conceito com a ideia de educação multidimensional, entendida como a busca do desenvolvimento pleno de todas as necessidades e as potencialidades do educando como pessoa, como profissional e como cidadão.
Levar esperança
“Pela educação contribuiremos para tempos melhores do que os nossos… porque os estudantes que hoje frequentam nossas escolas serão os pais das futuras gerações…”
Pe. Moreau
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Nosso mundo necessita de pessoas convencidas de que há um futuro possível e, por isso, vivem e ensinam esperança ao mundo. A esperança dá-nos a coragem de correr riscos. Por isso, a missão da educação vale o nosso tempo, energia e talento. A Educação, nessa perspectiva, é a arte do enfrentamento de nossos limites humanos, por meio da aquisição do conhecimento e de valores que nos ajudem a melhorar nosso próprio viver e a vida do mundo.
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Fomentar o zelo
“…Educadores animados pelo espírito do zelo assumem suas obrigações com garra, afeição, coragem e perseverança […] e somente são felizes quando seus estudantes progridem no conhecimento e na virtude”
Pe. Moreau
O zelo, fruto da esperança, é o fervor que nutre a renovação permanente do compromisso dos educadores, unidos em cooperação mútua, em prol da formação do educando. Não é um sentimento sobre o que deve ser feito, mas está no próprio fazer. É exigência que impõem a si mesmos os que abraçam essa nobre tarefa na busca da excelência em tudo o que fazem, encontrando mil maneiras para colocar em prática seus objetivos.
Ser família
“Para termos sucesso neste importante trabalho, nós precisamos ser tão intimamente unidos que formamos uma só mente e um só coração”
Pe. Moreau
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Em uma escola de Santa Cruz, o trabalho educativo é uma obra coletiva. A união é cultivada por meio do respeito mútuo, do reconhecimento dos dons de cada um e pela cooperação. É como uma família que implementamos a missão educacional de Santa Cruz. Ser família promove compaixão e amor, reconhece o valor de cada indivíduo, oferta apoio através do encorajamento, de relações saudáveis e generosas, cultiva um ambiente de hospitalidade.
A obra educacional de Santa Cruz, iniciada na França em 1837, rapidamente suplantou fronteiras. Em todos os lugares, as escolas, de um lado, mantiveram-se fiéis à missão e aos princípios educativos de Santa Cruz e, de outro lado, adaptaram-se às realidades em que se inseriram, respeitando sua cultura, buscando sempre qualidade acadêmica e humana, contribuindo para a promoção da vida nessas sociedades. A missão, portanto, não diz respeito a um conteúdo a ser transmitido aos outros para ser conservado, mas a um modo de ser, de fazer e de se relacionar, próprios de Santa Cruz.
O aluno que formamos
O esforço educativo constitui um percurso de aprendizagem que conduz à transformação do aluno, destinatário do trabalho educativo, rumo à sua plenitude.
Do aluno espera-se adesão consciente à proposta educacional de Santa Cruz, à medida que se desenvolve, assumindo o desafio de construir um projeto de vida pautado na educação da totalidade de seu ser, que engloba o desenvolvimento da mente, a formação do caráter e a formação do espírito.
Para auxiliar o aluno nesse percurso, o ambiente educativo leva-o a desenvolver a disciplina e a autonomia, ao mesmo tempo em que é reconhecido e valorizado por seus progressos e realizações. Assim preparado, cumpre seus deveres, reivindica seus direitos, cultiva relacionamentos saudáveis e adquire consciência das possibilidades e limites do mundo em que vive, contribuindo para um futuro promissor para a sociedade, com democracia e liberdade.
O egresso da escola de Santa Cruz torna-se um sinal para o mundo na medida em que vive, com lucidez e coragem, em todos os lugares, aquilo que ele foi na escola, contribuindo, assim, para o contínuo progresso do gênero humano.
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O educador de Santa Cruz
“[…] educadores são modelos de vida para seus alunos […] suas qualidades pessoais, como fidelidade, conhecimento, zelo, prudência, gentileza, paciência e firmeza o tornarão capaz de promover o desenvolvimento dos jovens alunos e colocar em prática a visão educacional de Santa Cruz de modo efetivo”
Pe. Moreau
Na tradição de Santa Cruz, educadores são todos aqueles chamados a comprometer-se e unir-se para a concretização da missão educativa.
Educadores buscam cotidianamente ser pessoas de esperança e alegria, compartilhando com seus alunos o apreço pelo conhecimento e a satisfação com a aprendizagem, levando-os a desenvolver os saberes de que necessitam para serem cidadãos competentes e entender o sentido do cuidado e do respeito que devem a si próprios, aos outros e ao seu ambiente, conduzindo-os pelos caminhos da construção da solidariedade, da justiça, da paz e da vida plena no mundo.
Cordialidade, comunicação, interesse, respeito e acolhimento: esses valores circulam em meio ao diálogo entre alunos e professores. As dificuldades são tratadas com serenidade, equilíbrio e firmeza. Dessa forma, o êxito pertence a todos. A coerência entre os preceitos e as ações projeta para os educandos o exemplo e o modelo vivo de seus educadores.
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