Perguntas Frequentes

Ensino Médio

O ano letivo é dividido em bimestres. A média para aprovação é 6,0 e não há provas de recuperação durante o ano. Para o aluno que está com dificuldades, são disponibilizadas aulas de recuperação e plantões de dúvidas, mas não ocorrem provas para que o aluno tenha a oportunidade de melhorar sua nota.

O Notre Dame passou a oferecer o Novo Ensino Médio a partir de 2022, com a introdução dos itinerários na 1ª série e que serão continuados, em 2023 e 2024, na 2ª e 3ª série. O aluno pode escolher entre dois itinerários: Ciências Humanas e Ciências da Natureza. Não há o itinerário de Matemática, mas os alunos são divididos por nível de interesse, para as aulas, em dois grupos: Matemática Básica e Matemática Avançada.

Além dos itinerários, são disponibilizadas as disciplinas eletivas (opcionais): Atualidades, Introdução à Economia, Espanhol (preparação para o DELE), Inteligência Artificial, Olimpíadas de Matemática e Notregênios — um projeto maker que visa estimular o desenvolvimento da ciência. Na 3ª série são oferecidas, ainda, aulas de aprofundamento em Matemática, Física, Química e Biologia — estas são aulas opcionais e ocorrem semanalmente, mas não são consideradas disciplinas eletivas; ou seja, não são computadas no histórico escolar do aluno.

Divulgamos em nosso site os nomes de todos os aprovados e seus respectivos cursos. Assim como também não ocorre nos outros colégios, o Notre Dame não divulga seus índices percentuais, pois são sempre relativos e as comparações ficam prejudicadas. Mas pode-se assegurar que a quantidade de aprovações vem crescendo ano a ano, conforme os gráficos expostos na escola. Nos últimos três anos, o colégio se mantém entre os cinco primeiros de Campinas ranqueados no ENEM.

A preparação para as provas dos vestibulares começa bem cedo, já no 5º ano do Ensino Fundamental, com as Provas Gerais – são realizadas quatro por ano, até a 2ª série do Ensino Médio. Ao longo da 3ª série, os alunos são convidados a participar de doze a quatorze provas, sendo simulados do ENEM, PUC, Unicamp e Fuvest. Se o aluno se preparar bem para esses tipos de provas, estará preparado para qualquer outra avaliação das demais universidades.

Sim, isso também ocorre no Ensino Médio. Ao assistir às aulas, o aluno entende; ao fazer exercícios, o aluno aprende. Por isso, o Notre Dame valoriza muito as tarefas de casa e os professores sempre monitoram a execução das mesmas.

A partir do 9º ano, é obrigatório o uso da camiseta do uniforme, bem como dos agasalhos durante o inverno. A bermuda deve ser a do uniforme, com a logomarca da escola e modelos pré-estabelecidos; já a calça pode ser jeans ou outra nas cores neutras (preta, cinza-escura ou azul-marinho).

São vários os recursos disponíveis para acompanhamento e comunicação dos pais com a escola:

  • Acesso ao portal, por meio de login e senha, para conhecimento das notas e dos registros de ocorrências disciplinares;
  • Reuniões com os professores ao final do 1º e do 3º bimestre, conforme datas já pré-estabelecidas em calendário;
  • Por meio do aplicativo ClassApp, que deve ser baixado no celular dos pais;
  • Pelo Serviço de Orientação Educacional.