Perguntas Frequentes

Middle School

É um programa em Inglês, desenvolvido em parceria com a Universidade do Missouri, para que alunos do 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental 2 possam iniciar seus estudos em um currículo internacional.

Trata-se de um curso extracurricular, com carga horária de 3 horas semanais, oferecido em um dia da semana no contraturno.

O programa MSGL desenvolve, totalmente em Inglês, um currículo integrado de Ciências Humanas e Ciências da Natureza, baseado na agenda de problemas mundiais da ONU.

Utilizando a estratégia PBL (Problem Based Learning) ou “Aprendizagem Baseada em Problemas”, os alunos trabalham com o conceito Glocal (temas globais, problemas locais), o que os estimula a pensar globalmente e agir localmente, para atuarem como agentes de mudança em sua comunidade.

O programa MSGL não é segmentado por disciplinas.

Os alunos desenvolvem projetos interdisciplinares através da abordagem STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática).

A Universidade do Missouri fornece apostilas que embasam as atividades, sem custo adicional.

A partir de uma situação apresentada por meio de textos, vídeos ou músicas, os alunos discutem, em grupos, como propor uma solução viável para esse problema.

Não há tarefas para casa. Os alunos são avaliados pelos professores do Brasil e também pelos da universidade americana, tanto individualmente como pelo trabalho desenvolvido em grupo, além de realizarem auto avaliações.

O programa é desenvolvido no sistema co-teaching, com um professor que acompanha as turmas nas aulas semanais no colégio e professores americanos com os quais os alunos se relacionam através da plataforma Canvas, enviando atividades e recebendo feedback frequente.

O MSGL é um programa de imersão na língua inglesa, cujo foco não é apenas o idioma, que é trabalhado de maneira contínua através da leitura, escrita, fala e audição.

O objetivo do curso é desenvolver nos alunos competências e habilidades para o século XXI como colaboração, pensamento crítico, comunicação, criatividade e resolução de problemas.

Sim. 25 % do currículo é dedicado ao estudo da gramática e demais estruturas de linguagem.

É realizada uma prova que avalia o nível de proficiência do aluno em Inglês, de acordo com o esperado para a sua faixa etária, como forma de garantir que ele tem condições de acompanhar as aulas

Sim, desde que seja aprovado no teste de seleção. Os temas trabalhados são anuais e não constituem pré-requisito para o ano seguinte.

Sim, desde que conclua o programa com aproveitamento mínimo de 60%.