Perguntas Frequentes

Middle School

É um programa em Inglês, desenvolvido em parceria com a Brigham Young University, para que alunos do 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental 2, não-nativos de países de língua inglesa, possam iniciar seus estudos em um currículo internacional.

Trata-se de um curso extracurricular, com carga horária distribuída em 3 aulas semanais de 60 minutos, em um dia no contraturno, e 2,5 aulas semanais de 60 minutos no período regular.

O programa MSL desenvolve, totalmente em Inglês, propostas que utilizam as metodologias PBL (Project Based Learning, ou “aprendizagem baseada em projetos”) e PBP (Place-Based Projects) — atividades práticas relacionadas ao meio ambiente local, individuais ou em grupos, nas quais os alunos se colocam como protagonistas de mudança em suas comunidades.

Há exposições e momentos coletivos em que os alunos partilham com a família e demais membros da comunidade educativa os produtos de seus projetos.

O programa MSL não é segmentado por disciplinas, mas tem foco na discussão de temas ligados às Ciências Naturais. Os alunos desenvolvem projetos interdisciplinares através da abordagem STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática) e o programa também inclui Language e Grammar, cursadas nas 2,5 aulas semanais do período regular.

A Brigham Young University fornece apostilas que embasam as atividades de Ciências e os alunos também utilizam a coleção Full Blast, da MM Publications, para as aulas de Language e Grammar. Não há custo adicional para as famílias.

São utilizados diferentes instrumentos de avaliação pelos professores no Brasil e também pelos da universidade americana, tanto individualmente como pelos projetos desenvolvidos em grupos. Há avaliações de múltipla escolha, dissertativas e orais, que verificam tanto a gramática quanto a comunicação.

O programa é desenvolvido no sistema co-teaching, com professores que acompanham as turmas nas aulas semanais no colégio, e também com professores americanos, com os quais os alunos se relacionam através de uma plataforma digital, enviando atividades e recebendo feedback frequente.

O MSL é um programa de imersão na língua inglesa, cujo foco não é apenas o idioma, que é trabalhado de maneira contínua através da leitura, escrita, fala e audição. O objetivo do curso é desenvolver nos alunos competências e habilidades para o século XXI como a colaboração, o pensamento crítico, a comunicação, a ética, a solidariedade, a inovação, a criatividade e a resolução de problemas.

Sim. Parte do currículo é dedicada ao estudo integrado da língua inglesa, assegurando a gramática e as demais estruturas de linguagem.

É realizada uma prova que avalia o nível de proficiência do aluno em Inglês, de acordo com o esperado para a sua faixa etária, como forma de garantir que ele tem condições de acompanhar as aulas.

Sim, desde que seja aprovado no teste de seleção. Os temas trabalhados são anuais e não constituem, necessariamente, pré-requisito para o ano seguinte.

Sim, desde que conclua o programa com aproveitamento mínimo de 60%.