Escola em Pastoral

O Colégio Notre Dame é uma escola católica e, como tal, propõe-se a ser uma escola em pastoral. Pastoral se refere à ação do pastor, aquele que cuida de suas ovelhas. No sentido bíblico, ser pastor é cuidar da vida e preservá-la dos perigos até a conquista da vida plena, a Ressurreição.

Como escola em pastoral, o colégio assume que os conhecimentos aprendidos na escola são influenciados pelos valores evangélicos, não no sentido de negar os avanços da ciência, mas de colocá-los a serviço do bem da humanidade.

 

A pastoral faz-se no cotidiano das relações na comunidade escolar e expressa-se em um conjunto de ações estruturadas em três eixos:

  • Formação da pessoa, por meio da palavra evangélica, teológica e espiritual dirigida a professores, alunos, funcionários e famílias em reuniões, nas aulas e em programas de formação permanente;
  • Renovação da comunidade, por meio da celebração da palavra, da liturgia, da preparação e da prática dos sacramentos, meios privilegiados de expressão da espiritualidade e da fé;
  • Ação solidária, por meio de projetos de ação comunitária, protagonismo social e voluntariado. O Centro Comunitário Ir. André, criado pelas famílias do colégio, é um espaço privilegiado da prática solidária da comunidade Notre Dame.

Projetos Pastorais

Comunidade Santo André Bessete

O Colégio vem incentivando, desde 2010, o desenvolvimento de uma comunidade eclesial na escola em honra a Santo André Bessete, acolhendo famílias do colégio e moradores da região, através da Celebração da Palavra, Batizados, Catequese e Celebração da Eucaristia.

Santo André Bessette, primeiro Santo da Congregação de Santa Cruz, foi canonizado em 2010. Era um fervoroso devoto de São José, a quem pedia intercessão pela cura dos doentes que chegavam até ele, enquanto trabalhava como porteiro do Colégio Notre Dame de Montreal. Com o objetivo de fortalecer essa comunidade, em 2018, com grande estímulo da Congregação, das famílias do Colégio e da Igreja de Campinas, o Colégio começou a construir a Capela Santo André Bessete.

Catequese da Primeira Eucaristia e Crisma

A Catequese de preparação para a Primeira Eucaristia, ministrada por professores e voluntários da comunidade, é oferecida aos alunos do 4º ano e do primeiro semestre do 5º ano. Ministrada por integrantes da equipe de pastoral, a preparação para a Crisma é oferecida aos alunos da 1ª série do Ensino Médio.

Projeto GerAção

É destinado aos alunos do 5º ano e consiste em uma visita de todos os alunos, em pequenos grupos, ao Centro Comunitário Santo Ir. André, o CECOIA, obra social da Congregação de Santa Cruz, onde eles têm a oportunidade de interagir e conviver por um período com as crianças ali atendidas.

Oficinas de Vivência

São quatro projetos, um para cada ano do Ensino Fundamental II, e consistem em encontros semanais de uma hora em grupos de até 20 alunos, com o intuito de refletir sobre virtudes e valores cristãos, levando o aluno a pensar sobre seu comportamento e ações para consigo mesmo e para com os outros, objetivando o desenvolvimento de maior autoestima, respeito e cuidado nas relações interpessoais.

Protagonismo Social

Destinado a todos os alunos da 1ª série do Ensino Médio, o projeto objetiva uma experiência de ação solidária em instituições de assistência social. Dentro desse contexto, sob a supervisão de alguns professores, os alunos aprendem as técnicas e desenvolvem uma monografia, a qual apresentam a uma banca de professores. Trata-se de uma experiência transformadora, que visa despertar o espírito do voluntariado. Os alunos sempre relatam serem eles próprios os maiores beneficiados dessa atividade.

Voluntariado

É destinado aos alunos da 2ª série do Ensino Médio, os quais vivem uma experiência concreta de voluntariado, com carga horária de 20 horas, em projetos de ação solidária desenvolvidos pela Congregação de Santa Cruz e pelo Colégio Notre Dame, como o CECOIA, Colégio Notre Dame CECOIA, Espaço CECOIA e participação em ações solidárias da Pastoral.

Campanhas Solidárias

No decorrer do ano, a Pastoral desenvolve 4 grandes campanhas solidárias, uma por bimestre. No primeiro bimestre, a Campanha da Quaresma visa à doação de alimentos para o CECOIA; no segundo bimestre, a Campanha do agasalho visa à doação de vestuário e calçados para o CECOIA e outras instituições; no terceiro bimestre, a Campanha da Primavera visa à doação de alimentos para o CECOIA; e, no quarto bimestre, a Campanha de Natal visa à doação de presentes de Natal para as crianças do CECOIA.

Espaço CECOIA

Espaço destinado ao consumo colaborativo, com serviço voluntário de mães e de alunos da 2ª série do Ensino Médio. Permite a troca e a aquisição de livros, uniformes, mochilas, lancheiras e outros itens escolares, todos usados. Os recursos obtidos são depositados em urna e destinados ao Centro Comunitário Irmão André (CECOIA), obra social mantida pela Congregação de Santa Cruz, que acolhe 200 crianças no Distrito de Sousas.

Para se tornar voluntário ou obter mais informações, entre em contato com a secretaria do colégio:
Telefone: (19) 2138-8300 / Ramal 1802
E-mail:  espacocecoia@notredamencampinas.net.br
Agendamento de atendimento: https://calendly.com/espacocecoia/atendimento