Ensino e Aprendizagem

O objetivo da educação escolar é a aprendizagem do aluno, que acontece através de um processo de interação dinâmica e sucessiva entre aluno e professor, em que o questionamento, a investigação e a análise de evidências levam o aluno a realizar descobertas acerca da realidade, construindo seu conhecimento.

A interação que gera aprendizagem ocorre em um determinado espaço social, em um tempo histórico e em um contexto cultural, cuja dinâmica incorpora mudanças e avanços produzidos pelas diversas ciências, passando por permanente atualização. Pe. Moreau assume essa construção de conhecimento ao afirmar que:

“…ninguém precisa temer que confinaremos nosso ensino dentro de limites estreitos e não científicos. Aceitaremos as descobertas da ciência sem preconceito, e de forma adaptada às necessidades de nossos tempos…”

O aluno é o sujeito da aprendizagem, mas ele não está sozinho nessa tarefa. Sua aprendizagem é mediada pelo professor. Cabe ao professor, com sua experiência, propor desafios, problematizações, hipóteses e investigações, levando o aluno a mobilizar recursos cognitivos que o levem a progredir em suas descobertas. Cabe ao aluno o esforço intelectual, a explicitação de suas hipóteses e de seu raciocínio, assim como a tomada de consciência de suas maneiras de aprender. Dessa forma, a aprendizagem do aluno é um processo reflexivo, de construção de sentidos e de significados na sua relação com os objetos do conhecimento, mediado pelo professor. Cabe aos dois reconhecer que todo conhecimento nunca se torna completo e acabado, o que os estimula permanentemente a buscar saber mais e melhor.

Assim, o significado do processo de aprendizagem tem foco maior no desenvolvimento de competências e habilidades, e menor na aquisição cumulativa de conteúdos. Em outras palavras, pretendemos que o aluno desenvolva mais as capacidades e as experiências para mobilizar recursos cognitivos a fim de interpretar e de propor soluções para problemas diversos, e não que se torne um mero detentor de conhecimentos cristalizados.