De Olho no Futuro

Planejamento Estratégico

Desde 2010, o Colégio adota a ferramenta do Planejamento Estratégico, desenvolvendo planos de curto prazo (Planos Anuais) e de médio prazo (Planos Quadrienais) nos campos Pedagógico e Administrativo-Financeiro, utilizando a metodologia PDCA (em Inglês: plan – do – check – act).

Os Planos de Gestão são construídos com fundamento no Projeto Pedagógico, o qual é submetido, para diagnóstico, a avaliações institucionais anuais e quadrienais, junto a todos os atores integrantes da estrutura escolar.

Os resultados das avaliações são submetidos à análise a partir da matriz SWOT (análise de pontos fortes, fraquezas, oportunidades e ameaças), com eleição de prioridades estratégicas, sobre as quais se constroem os Planos de Gestão.

Esse processo permite corrigir rumos de forma permanente, bem como antecipar e gerenciar de maneira articulada necessidades futuras, promovendo estabilidade institucional e crescimento sustentável.

Formação Permanente dos Educadores

 

A gestão das competências dos educadores é entendida como o principal fator crítico de sucesso. Os Perfis de Competências Profissionais para as diversas funções existentes na estrutura escolar são permanentemente atualizados, abrangendo critérios de seleção, integração, avaliação de desempenho e capacitação permanente.

A Avaliação de Desempenho Profissional de todos os profissionais é realizada de forma continuada e uma vez por ano é feita formalmente, com a visão do superior imediato, dos usuários dos serviços e autoavaliação. Essa avaliação fornece indicadores para a definição de metas e de ações individuais de melhoria com o acompanhamento do responsável imediato. A avaliação também fornece indicadores para o processo de capacitação permanente da equipe, realizado em diversos formatos por assessores, gestores e especialistas nas diversas áreas da estrutura escolar.

Gestão da Aprendizagem

O constante aperfeiçoamento dos sistemas de gestão está a serviço da melhoria permanente dos resultados da aprendizagem dos alunos. O Colégio vem incorporando instrumentos e métodos para a análise e a gestão dos dados da aprendizagem, entre os quais se destacam o controle sistemático do andamento dos planos de curso, a avaliação externa da aprendizagem e o tratamento dos dados da avaliação interna da aprendizagem. Todos esses instrumentos são acompanhados com relatórios de análise estatística de dados, os quais fornecem elementos essenciais para a intervenção nos processos institucionais e práticas educacionais em sala de aula, mediante a definição de prioridades, metas e um conjunto de ações periódicas, cuja aplicação visa à melhoria contínua dos resultados da aprendizagem.

Campus em Movimento

O Colégio conta com o privilégio de possuir um Campus diferenciado. Sua localização e dimensões o protegem de ruídos externos e permitem a manutenção de um ambiente bucólico, com jardins, fauna e flora diversificados. A gestão estratégica focada em inovações educacionais da última década trouxe consigo profundas transformações na estrutura do Campus, cujo processo terá continuidade nos próximos anos, com a implementação de espaços diferenciados e inovadores para que os alunos fiquem mais tempo na escola, seja para atividades individuais ou grupais.