Blog do Notre


Benefícios do ensino bilíngue para crianças

Por

Sabemos que pessoas que conseguem se expressar em pelo menos dois idiomas diferentes são consideradas bilíngues. Mas como isso interfere no desenvolvimento humano das crianças?

Pesquisas comprovam que os benefícios do bilinguismo se estendem a outras áreas além do desenvolvimento pessoal, como saúde e comunicação. Além de ter o vocabulário enriquecido, a criança que fala mais de um idioma tem mais facilidade em resolver problemas e maior perspectiva individual. A longo prazo, o ensino bilíngue reflete até na saúde porque estimula mais o cérebro e contribui para que esse órgão se recupere de danos mais rápido do que o de pessoas que não são bilíngues.

Com relação à comunicação oral, uma pesquisa feita pelo Instituto de Psicologia da USP identificou que crianças bilíngues demonstram ter maior controle inibitório – uma habilidade de demonstração de foco em contextos que oferecem estímulos conflitantes.

Estudos comprovam que, se a criança já está sendo alfabetizada na língua materna, o aprendizado de uma segunda língua acontece de forma muito natural devido a neuroplasticidade cerebral – na infância os dois hemisférios do cérebro estão envolvidos no processo de aquisição de língua, enquanto na idade adulta somente o lado esquerdo é ativado no aprendizado de um segundo idioma. Quanto mais cedo a criança tiver acesso à educação bilíngue, mais cedo ela ampliará seu repertório cultural e desenvolverá competências para se comunicar de diferentes formas, desenvolvendo empatia, cidadania e pensamento crítico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *