Blog do Notre


Como estimular a criatividade nas crianças

Por

Você sabia que é possível despertar o potencial criativo do seu filho desde que ele nasceu? Essa ação é importante para que ele não perca a criatividade ao longo da vida!

Através de passos simples que você pode adotar no seu dia a dia e na relação com seu filho, o potencial criativo que ele possui será muito mais estimulado! Confira algumas dicas:

1) Use desafios

Uma das características mais importantes da criatividade é a sua contribuição para a resolução de problemas. Um adulto criativo é alguém que possui recursos para se reinventar diante das adversidades, e esse é um hábito que precisa ser estimulado desde a infância.

As brincadeiras do dia a dia das crianças são repletas de desafios, por isso é importante permitir que elas se esforcem para concluir suas atividades, entendendo que cada uma tem seu tempo e sua maneira de lidar com os desafios. Dê espaço e mostre que você está junto para apoiá-la, mas não para resolver o desafio. Você pode diversificar as atividades com o intuito de estimular novas formas de busca, de explorar outras possibilidades.

2) Promova um ambiente estimulante

Criar um ambiente com diversos recursos que estimulem a imaginação e as fantasias da infância é uma ótima forma de contribuir para que a criatividade da criança floresça. Aposte em brinquedos, jogos educativos, livros, música… Um ambiente que incentive as crianças através do lúdico irá possibilitar a fluidez do corpo e também das ideias.

3) Incentive a arte de perguntar

A capacidade criativa também se expande através das perguntas! Por isso é muito importante encorajar as crianças a questionarem e pensarem de maneira independente e flexível, reconhecendo e valorizando suas ideias e expressões criativas, o que ajudará a trilhar o caminho para a aprendizagem de coisas novas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *