Blog do Notre


Alunos do eletivo de Inteligência Artificial participam de palestra sobre o mercado de trabalho de Business Intelligence

Por

Os alunos do curso eletivo “Inteligência Artificial, Análise de Dados e seus Impactos no Futuro do Trabalho” receberam João Miguel Freitas Mausa, consultor e instrutor de Business Intelligence desde 2018, para falar sobre o mercado de trabalho na área de BI.

O profissional de BI é responsável por ajudar, estrategicamente, as empresas a analisar um grande volume de dados e extrair informações importantes que ajudam na tomada de decisão de forma rápida e mais assertiva. Além disso, esse profissional possibilita a geração de insights práticos para a tomada de decisões estratégicas.

João Miguel tem experiência no desenvolvimento de projetos internacionais e nacionais para grandes empresas, está concluindo o curso de graduação em Engenharia da Computação e é certificado pela Microsoft como Data Analyst. Durante a palestra ele abordou os seguintes tópicos:
• Como é o mercado de trabalho;
• Quais habilidades são exigidas do profissional de BI;
• Como é o dia a dia desse profissional;
• Quais são as possibilidades de carreira nessa área.

A empresa Mausa Inteligência Empresarial, fundada em 2021 por João Miguel, será patrocinadora do primeiro projeto proposto pela professora Andréa Rocha aos alunos do curso eletivo.

O projeto foi baseado em problemas reais do mercado de trabalho e consiste na análise de vendas de uma rede de lojas fictícia. Para desenvolver esse projeto, os alunos devem criar uma solução de negócios para auxiliar a alta gerência na tomada de decisão. O grande diferencial desse projeto está em provocar os estudantes a aprender por conta própria e, consequentemente, desenvolver habilidades que estarão em alta até 2025, segundo o relatório do Fórum Econômico Mundial de 2020.

A seguir, organizada em quatro grande pilares, está a lista de habilidades que serão trabalhadas e desenvolvidas pelos alunos durante a execução do projeto:

1. Resolução de problemas: pensamento analítico, crítico e inovador; criatividade e iniciativa; raciocínio para solução de problemas e autonomia.
2. Autogestão: aprendizagem ativa e estratégias de aprendizagem; resiliência, tolerância ao estresse e flexibilidade.
3. Trabalhar em equipe: liderança e influência social.
4. Uso da tecnologia e desenvolvimento: lógica de programação e pensamento computacional para solução de problemas.

O desafio já foi lançado! Agora, vamos aguardar ansiosos para saber qual será o grupo vencedor!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.