Blog do Notre

abr
12
2019

Reinventar para sustentar

Por

“Mudar uma equipe exige o aprendizado mais difícil que se possa imaginar: DESAPRENDER. Desaprender pede abrir mão de habilidades adquiridas com esforço, hábitos cultivados durante uma vida, valores estimados de habilidade e profissionalismo.” (Peter Drucker)

 

Constantemente atenta às necessidades do Colégio Notre Dame, a equipe de Monitoria reestrutura-se, adapta-se, fortalece-se para que todo ajuste necessário seja estabelecido. Assim nasceu o estudo sobre “marcador de quadro branco”, quando a equipe, preocupada com a questão da sustentabilidade que envolvia o tema, empenhou-se na realização de um estudo aprofundado sobre o assunto.

Denominado “Projeto Pilot”, por ser essa marca o foco dos estudos, teve como principal objetivo solucionar alguns problemas na utilização dos marcadores pelos professores.  Ao final, mostrou-se tratar de um projeto muito maior e mais importante do que se imaginava.

Questões como descarte consciente, cuidados com o patrimônio, tempo de trabalho do setor de limpeza, qualidade visual dos registros feitos nas lousas durante as aulas, uso compartilhado de canetas e estojos, possibilitando aumentar duas cores de canetas, passando para 6 cores disponíveis em sala de aula, são exemplos da importância de repensarmos constantemente nossos hábitos.

Muitas vezes, não percebemos, mas a solução de muitos problemas está nas nossas pequenas atitudes, com a gente mesmo, com os outros e, principalmente, com o planeta. Ao sanar os problemas com a recarga de tinta dos marcadores, muita coisa melhorou: foi otimizada a vida útil desses produtos, evitando, assim, o descarte de centenas de unidades de plástico no meio ambiente; a limpeza das lousas passou a ser feita apenas com pano e água, evitando-se o uso de químicos, diminuindo também o esforço que era preciso na realização dessa tarefa pela equipe de Limpeza; as lousas passaram a ter sua vida útil também estendida, em função do menor desgaste e a equipe de Monitoria economizou um tempo enorme ao fazer as recargas.

Aos professores, foi solicitado o uso compartilhado, buscando um sentido de responsabilidade e colaboração. Assim, cada educador contribui para uma empresa cada vez mais sustentável, não apenas ensinando sobre o tema, mas tendo a oportunidade de viver a sustentabilidade no dia a dia.

E é assim, em busca da excelência em tudo o que faz, que a equipe de Monitoria contribui para que dois dos ensinamentos deixados por Pe. Moreau sejam praticados na instituição: ZELO e ESPÍRITO DE FAMÍLIA, dois pilares da educação de Santa Cruz.

Este é o Colégio Notre Dame de Campinas! Um colégio que se transforma, reinventa-se e vivencia as mudanças de seu tempo de forma a contribuir também com a preservação de nosso planeta!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *