Blog do Notre


Processo de Adaptação

Por

Adaptar-se significa acomodar-se, acostumar-se, ajustar-se a uma nova situação. Ao longo da vida, passamos por vários momentos, desde os mais simples até os mais complexos, que exigem a nossa adaptação. A entrada na escola é um deles, merecendo cuidado e atenção. Por este motivo, no Notre Dame Júnior, sempre analisamos, refletimos e buscamos maneiras de tornar esse processo o mais tranquilo possível, acolhendo as crianças e as famílias que estão passando pela primeira vez pela experiência da separação.

Para as crianças se abre um mundo totalmente novo, com espaços diferentes, adultos que desconhecem e uma nova rotina. Já as famílias são tomadas por inúmeras dúvidas e indagações, que muitas vezes acabam gerando ansiedade: “Será que meu filho vai gostar? ”, “Como vai ficar longe de mim? ”, “Será que vão cuidar bem dele? ”.

Assim, crianças e famílias precisam de acolhimento e um certo tempo para se acostumarem e se adaptarem à nova experiência, o que pode variar, dependendo das necessidades de cada um. O que é certo é que todas as crianças se adaptam. Portanto, é importante respeitar o tempo de cada um, sem fazer comparações nesse sentido.

A família que está segura em relação à escolha da escola e ao momento de trazer a criança contribui muito para a tranquilidade nesse período. Crianças cujos pais entendem que as pequenas frustrações preparam e fortalecem os filhos para lidar com questões naturais da vida, apresentam mais recursos internos para se adaptar a situações novas. Inversamente, uma criança que está acostumada a ser atendida imediatamente, que os pais evitam que chore ou que seja contrariada, tem menos recursos para vivenciar novas experiências.

Por esse motivo, a escola planeja com muito cuidado o período de adaptação para que a equipe de profissionais possa conhecer as crianças, as famílias e as necessidades de ambas, acolhendo-as, ajudando-as e orientando-as.

Por Silvia Martins, Coordenadora Pedagógica e Educacional do Notre Dame Júnior

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *