Perguntas Frequentes

High School

O High School consiste no estudo das disciplinas do Ensino Médio americano, desenvolvido em parceria com a Universidade do Missouri e destinado a alunos do 9º ano à 3ª série do Ensino Médio. As disciplinas são exclusivas do currículo americano e as aulas são ministradas em Inglês por professores nativos.

O High School oferece duas opções de programas para diferentes públicos, com cargas horárias diferentes e flexíveis: o Full Program e o Standard Program

O Full Program inicia-se no 9º ano e se estende até a 2ª série do Ensino Médio. Nele, o aluno faz 4 cursos obrigatórios por ano, totalizando 12 cursos durante os três anos, e pode complementá-lo com até 3 cursos eletivos ou avançados, sendo um por ano, contando com um suporte individualizado dos professores.

O Standard Program tem início na 1ª série e se encerra na 3ª série do Ensino Médio. Ao escolher esse programa, o aluno faz 4 cursos obrigatórios na 1ª série, 3 cursos na 2ª série e 1 curso na 3ª série, totalizando 9 cursos em três anos, com a opção de complementá-lo com 1 eletiva durante a 3ª série, contando com a orientação dos professores.

Área  de Linguagem:

  • Literatura e Redação Inglesa 1A (Composition & Literature 1A)
  • Literatura e Redação Inglesa 1B (Composition & Literature 1B)
  • Literatura e Redação Inglesa 2A (Composition & Literature 2A)
  • Literatura e Redação Inglesa 2B (Composition & Literature 2B)

 

Área de Oratória:

  • Oratória 1 (Speech 1)
  • Oratória 2 (Speech 2)
  • Debate (Debate)

 

Área de Estudos Sociais:

  • História Americana A (U.S. History A)
  • História Americana B (U.S. History B)
  • Governo Americano (U.S. Government)
  • Economia (Economics)

 

Área de Desenvolvimento Pessoal:

  • Saúde (Health)

 

Para complementar seu currículo, há a possibilidade do aluno escolher entre 15 cursos eletivos, 10 cursos avançados e mais de 20 línguas estrangeiras, em diferentes níveis de proficiência.

A Universidade do Missouri produz e fornece, sem custo adicional, apostilas e apresentações que embasam as atividades.

As aulas são lecionadas por professores nativos de países de língua inglesa, graduados em seus países de origem e que atuam em sistema de co-teaching com os professores da Universidade do Missouri nos EUA, proporcionando um ambiente de legítima imersão no Inglês. 

Sim. As principais são leituras de obras literárias, finalização de redações, estudo para as apresentações orais e realização de testes preparatórios para os exames.

Além das aulas presenciais com os professores nativos no Brasil, o aluno mantém contato online com os professores americanos através da plataforma Canvas, enviando atividades, recebendo feedback frequente e realizando as avaliações.

O High School é o equivalente ao Ensino Médio americano e seu foco não é apenas o idioma. O aluno que opta por cursar esse programa tem a oportunidade de estudar, simultaneamente e sem sair do país, os currículos brasileiro e americano, desenvolver habilidades avançadas de leitura, escrita, fala e compreensão oral em Inglês culto, adquirir a vivência real de ambiente internacional, por meio do convívio com professores estrangeiros e do currículo internacional, além de ter mobilidade internacional com o Diploma do High School, oficialmente reconhecido nos EUA.

Os principais instrumentos de avaliação são exames que o aluno realiza online, com questões objetivas e algumas dissertativas, para todas as disciplinas:

  • Midterm Exam: ao término da Lição 5;
  • End-of-Term-Exam: ao término da Lição 10 (todas as disciplinas são compostas por 10 Lições).

Há, também, gravações de apresentações em vídeos e redações (essays). As tarefas realizadas pelos alunos também recebem notas, bem como sua participação nas aulas, sendo essa atribuída pelos professores no Brasil.

O aluno pode ingressar no programa por meio do Exame de Admissão disponível para qualquer aluno do 8º ano, obtendo desempenho mínimo de 60%.

Não. O aluno só pode iniciar o High School no 9º ano do Ensino Fundamental II.

Sim. Ao completar com sucesso o High School americano e o Ensino Médio brasileiro no Colégio Notre Dame, o aluno recebe dois diplomas oficiais: um brasileiro e um americano. As disciplinas comuns aos dois países são reconhecidas pelos órgãos reguladores americanos, compondo o número de créditos necessários para conclusão oficial pelos EUA.