Blog do Notre


Orientação de estudos

Por

Estudar não é algo fácil, pois exige capacidade de sistematização, além de uma disciplina intelectual que só será adquirida à medida que se pratica o ato de estudar. Portanto, exige persistência e dedicação!

Um dos maiores desafios para o estudante é a organização e a construção de uma rotina que integre, de fato, o hábito de estudo diário. Conscientizar cada um dos alunos dessa importância e construir uma atitude produtiva nesse sentido é uma meta que temos como educadores dentro e fora da escola.

De acordo com Antoni Zabala, cientista da educação, “a elaboração do conhecimento exige envolvimento pessoal, tempo e esforço dos alunos”. Porém, sabemos que, a partir da adolescência, há uma tendência letárgica que só será superada com o aceno de grande responsabilidade e auto superação por parte do estudante.

Sendo assim, no Notre Dame, as orientadoras educacionais do Ensino Fundamental II acompanharão a vida escolar dos alunos, analisando seu desempenho escolar e sinalizando estratégias frente à necessidade de estudo individual, já que estudar é, em síntese, um exercício solitário, uma vez que cada um, mediado por educadores, desenvolve-se na construção de significados que irão compondo uma teia de conhecimentos.

Para que o gosto pelo estudo seja real e efetivo, é preciso escolha, interesse, determinação, garra e prazer. Não basta estudar para tirar nota. O importante é aprender!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *