Blog do Notre

mar
11
2021

O início da nossa história – Notre Dame 60 anos

Por

Você conhece o princípio da história do Notre Dame?

Tudo começou quando os Irmãos da Congregação de Santa Cruz chegaram ao Brasil em novembro de 1951. Há quase dez anos estabelecidos no Norte brasileiro, eles decidiram expandir sua obra em outra região do País.

Irmão Paulo Schaefer foi nomeado para procurar um novo local e visitou algumas cidades paulistas, sendo Campinas a escolhida para a fundação de mais um colégio. A Congregação levou em conta vários fatores: o município oferecia as mesmas vantagens que a capital paulista; se situava numa região de excelentes condições naturais, econômicas e humanas, sendo um grande núcleo populacional e industrial. A logística também influenciou na escolha por Campinas ser um centro de entroncamento ferroviário e rodoviário, além da 13ª cidade no rol das mais importantes do País.

Muitas famílias uniram-se ao Irmão Paulo na busca pela doação de um terreno. Anna Maria Affonso e Dirce Laroca apresentaram a ele Maria Amélia Bueno Vidigal, que doou para a Congregação de Santa Cruz a área de 68.740 m² para a construção do colégio. A cerimônia para o lançamento da pedra fundamental do Ginásio Notre Dame de Campinas ocorreu em 11 de dezembro de 1960. Já a construção do Colégio começou em 1961, e as primeiras aulas foram ministradas em um sobrado alugado no distrito de Sousas.

Em 1962, três dos prédios do Ginásio Notre Dame já estavam prontos, e a escola começou a funcionar no local definitivo. A inauguração solene ocorreu no dia 1º de maio e contou com a presença de padres e Irmãs de Santa Cruz, autoridades civis e da Igreja local, benfeitores e famílias locais, professores e alunos. Até o ano de 1968 o colégio era destinado exclusivamente a meninos, quando posteriormente as meninas começaram a integrar o Notre Dame.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *