Blog do Notre

fev
6
2019

Manter a escola limpa é fruto da colaboração de todos

Por

No mês de fevereiro de 2018, iniciamos uma observação do setor de limpeza. Durante o trabalho de observação, deparamo-nos com três fatores a serem cuidados: melhorar a  qualidade do trabalho dos colaboradores, diminuir a sujidade das salas de aula e ampliar o cuidado com a responsabilidade socioambiental. A partir da análise realizada, iniciamos um estudo com empresas da área de limpeza. Participamos de Fóruns e visitamos outros colégios em busca de identificarmos as melhores práticas do setor.

De olho no mercado tecnológico, fomos atrás de parceiros que pudessem nos ajudar com a aquisição de equipamentos e produtos mais eficazes.  Fizemos visitas a empresas e recebemos visitas de fornecedores da área de limpeza.

Durante esse processo, sentimos que precisávamos de parceiros que nos ajudassem não só na compra de equipamentos e produtos, mas parceiros que nos trouxessem conceito e solução e tivessem preocupação com a sustentabilidade. Daí surgiu o Projeto de Reestruturação do Setor de Limpeza.

O projeto foi dividido em três anos: 2018, 2019 e 2020. Dentro dos três anos, muita coisa será realizada: implantação da cultura de limpeza e higienização em todo o colégio, melhorias dos recursos para o trabalho, revisão das funções da equipe, retomada do trabalho de coleta seletiva do lixo em parceria com o pedagógico e investimento em maquinário profissional.

Em julho de 2018, o projeto teve início com a seguinte implantação: 100% no Notre Dame Júnior (equipamentos e químicos), 80% no Ensino Fundamental 1 (equipamentos e químicos) e 20% no Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio (químicos).

Todos os colaboradores do setor de limpeza receberam treinamento. Passados quinze dias do primeiro treinamento, tiveram outro momento para sanar suas dúvidas. Outra capacitação aconteceu no mês de setembro/2018, quando os colaboradores do setor de limpeza passaram por uma reciclagem para aprimorar os conhecimentos adquiridos dos equipamentos e químicos, com direito a uma cartilha com todas as explicações sobre os equipamentos e produtos.

O objetivo principal da cartilha foi o de fornecer aos colaboradores a possibilidade de anotarem as informações do treinamento e também suas observações, para depois terem um instrumento que lhes serviria de guia no dia a dia.

 

 

Neste início de ano, concluímos a implantação dos equipamentos profissionais em todo o colégio: carro funcional, mops, bio (sistema de limpeza úmida de piso), aspirador para sólidos e líquidos e lavadora a vapor.

Uma grande satisfação que o projeto nos trouxe foi escutar os relatos dos colaboradores referentes à melhoria nos procedimentos de limpeza e higienização que a implantação dos novos equipamentos e produtos tem proporcionado à equipe.

Assim, este Projeto de Reestruturação do Setor de Limpeza só tem contribuído para a melhoria do colégio como um todo e, principalmente, para a qualidade de vida desses colaboradores, que são tão importantes para o bom funcionamento de nosso colégio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *