Blog do Notre

mar
24
2021

História de São José

Por

Esposo da Virgem Maria, modelo de pai e marido e protetor da Sagrada Família, São José foi escolhido por Deus para ser o patrono de toda a Igreja de Cristo. Ele devotou sua vida aos cuidados de Jesus e Maria, esteve ao lado dela em todos os momentos e, vivendo do trabalho de suas mãos, como carpinteiro, sustentou sua família com dignidade e exemplo.

José era um judeu religioso e praticante. Ele consagrou o menino Jesus no Templo logo depois do seu nascimento, sendo que na época este ato só era praticado por judeus piedosos, e levava sua família às peregrinações de seu povo em Jerusalém frequentemente.

São José teve um papel muito importante na formação da personalidade de Jesus enquanto pessoa humana, pois foi um pai presente, piedoso e influente. Um pai que ensinou ao filho o caminho da justiça, da verdade, do amor e do conhecimento da Palavra de Deus. Não é à toa que São José é chamado de “justo” desde os Evangelhos e é um dos maiores santos de todos os tempos.

Em 1479 São José foi inserido no Calendário Litúrgico Romano e no ano de 1870 foi declarado oficialmente como o Patrono Universal da Igreja pelo Papa Pio IX.

São José, rogai por nós!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *