A importância da higienização para conservação do acervo literário
Por Sonia GomesCompartilhamos uma ação de suma importância para a preservação e conservação física, bibliográfica e documental que estamos executando no acervo da biblioteca da escola: a higienização e restauração de obras literárias.
Para a higienização e restauração do acervo, estamos contando com a ajuda de nosso colaborador Gilberto Francisco, o qual possui conhecimento técnico e específico para desenvolver tais atividades, desde os cuidados ao manusear os documentos – principalmente os mais frágeis, que precisam de maiores cuidados e atenção para que não sofram danos – até a destreza para identificação dos agentes nocivos (físicos e biológicos) às obras. Assim, mantém-se a integridade dos documentos, minimizando a deterioração e o cuidado com a saúde e bem-estar dos usuários.
Esse processo ainda está no início e temos muito a fazer, mas é importante darmos continuidade e valorizarmos o desenvolvimento desta ação, por isso é necessário o incentivo de todos para que essa atividade tão fundamental para o cuidado com a conservação, preservação e restauração dos documentos permita perpetuar o histórico institucional, que representa a nossa herança patrimonial e cultural.
Processos realizados:
– Limpeza mecânica e química das capas
– Hidratação das capas
– Aplicação de cera nas capas, bordas, cortes e lombada
– Limpeza mecânica das páginas
– Isolamento de oxidação
– Escovamento de bordas e cortes
– Aplicação de bactericida e abafamento com lona cristal
4 Comentários para "A importância da higienização para conservação do acervo literário"
Ficou excelente Sonia, parabéns! ❤
Sem sombra de dúvidas um trabalho de suma importância tanto para a preservação do acervo quanto à saúde de todos que deles se utilizam. O trabalho me parece quase que artesanal, acredito que precisa ter um dom especial e também muito amor aos livros.
Que belo trabalho e zelo. Parabéns a todos os envolvidos!
Muito interessante o artigo! Parabéns a todos os envolvidos, belo trabalho!