Cursos Extracurriculares

Desenvolvimento de múltiplas habilidades e aprendizagem enriquecida

Arte e Música

O Centro de Cultura e Arte Notre Dame (CECAND) desenvolve um currículo complementar, com o objetivo de promover a cultura artística em suas várias expressões, permitindo que seus integrantes desenvolvam competências e habilidades nesse campo. São oferecidos diversos cursos opcionais nas áreas de arte, cultura e música, estimulando a valorização dos talentos de cada aluno e ampliando o seu repertório pessoal, social, artístico e cultural.

Ballet Adulto

Desenvolve sociabilidade, controle e conhecimento do corpo, disciplina física, criatividade, ritmo, boa postura, força, agilidade, flexibilidade e expressão corporal. Além disso, melhora a postura e auxilia na concentração e na memorização.


Público-alvo: pais de alunos | Duração: 60 ou 120 minutos semanais

Ballet Júnior

Desenvolve imaginação e sociabilidade por meio de brincadeiras, jogos e movimentos que estimulam motivação e expressão próprias da dança. Auxilia no desenvolvimento da autonomia e das habilidades motoras e cognitivas.


Público-alvo: a partir do Infantil I | Duração: 60 ou 120 minutos semanais

Ballet Meia Ponta

Desenvolve sociabilidade, controle e conhecimento do corpo, disciplina física, criatividade, ritmo, boa postura, força, agilidade, flexibilidade e expressão corporal. Além disso, melhora a postura e auxilia na concentração e na memorização.


Público-alvo: a partir do 1º ano do EF I | Duração: 60 ou 120 minutos semanais

Ballet Ponta

Desenvolve sociabilidade, controle e conhecimento do corpo, disciplina física, criatividade, ritmo, boa postura, força, agilidade, flexibilidade e expressão corporal. Além disso, melhora a postura e auxilia na concentração e na memorização.


Público-alvo: a partir do 6º ano do EF II | Duração: 180 minutos semanais

Bateria

Desenvolve o raciocínio lógico, foco, atenção, coordenação motora, memorização, disciplina, senso crítico e desinibição, além do desenvolvimento auditivo, visual e sinestésico do aluno.


Público-alvo: a partir do 1º ano do EF I | Duração: 60 minutos semanais

Canto

Composto por exercícios técnicos e estudo de repertório. Os exercícios trabalham a respiração e a consciência de afinação e aprofundam a percepção auditiva seletiva; já no estudo de repertório, executam-se obras musicais de compositores diversos.


Público-alvo: a partir do 3º ano do EF I | Duração: 60 minutos semanais

Cordas

Baixo: atualiza e forma instrumentistas, conhecedores de técnicas e de repertório variado, de acordo com a faixa etária e com o interesse dos alunos.

  • Público-alvo: a partir do 3º ano.

Guitarra: ensina a leitura de tablaturas, cifras e partituras, além de noções de escrita musical, harmonia, improvisação e aprimoramento em diversos gêneros, ritmos e estilos.

  • Público-alvo: a partir do 3º ano.

Violão: capacita o aluno a tocar músicas de repertório variado e faz com que ele desenvolva harmonia, leitura musical e ritmo, além de outros aspectos.

  • Público-alvo: a partir do 1º ano.

Violino: desenvolve coordenação de vários movimentos simultâneos, raciocínio, concentração, percepção e leitura musical.

  • Público-alvo: a partir do 2º ano.

Importante: a contratação de cada curso é feita individualmente.


Público-alvo: a partir do 1º ano do EF I | Duração: 60 minutos semanais

Desenho Mangá

Desenvolve técnicas e habilidades de desenho, no estilo japonês, trabalhando personagens e traçados característicos do estilo. O curso também desenvolve produções inspiradas em animes. É valorizado o desenho autoral com acabamentos de ilustração diversificados. Em todas as etapas, são desenvolvidas diversas habilidades. Há, também, aula digital, no Laboratório da T.E., para a produção de uma história em quadrinho no estilo Mangá no final da etapa avançada.


Público-alvo: 4º ano do EF I ao 7º ano do EF II | Duração: 60 minutos semanais

Finanças para Pais e Filhos

O curso tem o objetivo de oferecer conhecimentos sobre Educação Financeira, Finanças Comportamentais, Investimentos, Previdência e Aposentadoria, Seguros e Sucessão, Impostos e Sistema Financeiro.

O aluno deve estar acompanhado de pelo menos um e no máximo dois integrantes da família em todas as aulas, as quais serão ministradas pelo educador e planejador financeiro Henrique Mascarenhas. O programa completo do curso pode ser consultado na Secretaria dos Extracurriculares.


Público-alvo: pais e alunos a partir do 8º ano | Duração: Semestral. Duas aulas mensais de 120 minutos

Gastronomia

Trata-se de um curso de gastronomia educacional, que possibilita aprender a arte da culinária por meio da utilização de ingredientes, utensílios e equipamentos, executando receitas com um toque de alta gastronomia. As aulas são administradas por chefs que orientam os alunos desde a leitura da receita, as quantidades estabelecidas, como também o aprimoramento das habilidades necessárias para a execução, organização das bancadas, finalizando com a degustação da receita executada. O cuidado na manipulação de alimentos e dos procedimentos gastronômicos também são amplamente trabalhados pelos mini chefs.

Em 2020, o curso está em novo espaço e com nova estrutura administrativa e pedagógica, sob a direção da Romana Mini Chefs.


Público-alvo: 2º ano do EF I ao 7º ano do EF II | Duração: 60 minutos semanais

Hip Hop Avançado

Coreografias de dança de rua ou dança urbana de diferentes estilos ligados à cultura Hip Hop, que promovem desenvolvimento e aprimoramento das capacidades físicas e motoras como coordenação, lateralidade, força, flexibilidade, resistência e agilidade.


Público-alvo: a partir do 5º ano do EF I | Duração: 60 ou 120 minutos semanais

Hip Hop Ensino Médio

Coreografias de dança de rua ou dança urbana de diferentes estilos ligados à cultura Hip Hop, que promovem desenvolvimento e aprimoramento das capacidades físicas e motoras como coordenação, lateralidade, força, flexibilidade, resistência e agilidade.


Público-alvo: a partir do 9º ano do EF II | Duração: 60 ou 120 minutos semanais

Hip Hop Iniciante

Coreografias de dança de rua ou dança urbana de diferentes estilos ligados à cultura Hip Hop, que promovem desenvolvimento e aprimoramento das capacidades físicas e motoras como coordenação, lateralidade, força, flexibilidade, resistência e agilidade.


Público-alvo: a partir do 2º ano do EF I | Duração: 60 ou 120 minutos semanais

Kung Fu Avançado

Desenvolve habilidades motoras, autoestima e trabalho em equipe. Seus movimentos e técnicas geram uma corrente de energia positiva que favorece flexibilidade, fortalecimento e equilíbrio do corpo.


Público-alvo: a partir do 1º ano do EF I | Duração: 60 minutos semanais

Kung Fu Iniciante

Direcionado a alunos de 3 a 5 anos, o Kung Fu Baby faz uso de jogos e brincadeiras para trabalhar as múltiplas inteligências das crianças, como a motora e a emocional. Seus objetivos primários são desenvolvimento dos movimentos, da coordenação motora e do ritmo, orientação e estruturação espacial, organização do esquema corporal e lateralidade.


Público-alvo: a partir do Infantil I | Duração: 60 minutos semanais

Modern Jazz Iniciante

Melhora a coordenação motora, a memória, o raciocínio e a capacidade cardiorrespiratória, além de corrigir problemas de postura. Também contribui para o ganho e manutenção de força muscular, sustentação, capacidade aeróbica e equilíbrio.


Público-alvo: a partir do 6º ano do EF II | Duração: 60 ou 120 minutos semanais

Sopro

Leva o aluno a conhecer as técnicas do instrumento, como digitação e embocadura, por meio de exercícios e escalas musicais,  fazendo com que ele se torne capacitado para tocar o instrumento. Trabalha noções de improvisação e prática de grupo.

Clarineta:

  • Público-alvo: a partir do 3º ano.

Flauta: 

  • Público-alvo: 1º e 2º anos.

Flauta doce / Flauta transversal: 

  • Público-alvo: a partir do 3º ano.

Saxofone: 

  • Público-alvo: a partir do 3º ano.

Importante: a contratação de cada curso é feita individualmente.


Público-alvo: a partir do 1º ano do EF I | Duração: 60 minutos semanais

Teatro

Desenvolve sensibilidade, sociabilidade, autoconfiança e autoconhecimento, em um processo divertido, no qual os jogos dramáticos e a expressão vocal, corporal e improvisação trazem a alegria do lúdico.


Público-alvo: 4º ao 7º ano do EF II | Duração: 60 minutos semanais

Teclas

Piano: Os alunos estudam exercícios técnicos, repertório e percepção auditiva. Os exercícios trabalham a musculatura das mãos e aumentam o senso de localização nas teclas, enquanto o estudo de repertório é feito executando obras musicais de diversos compositores.

  • Público-alvo: a partir do 1º ano.

Teclado: Os alunos estudam exercícios técnicos, repertório e percepção auditiva. Os exercícios trabalham a musculatura das mãos e aumentam o senso de localização nas teclas, enquanto o estudo de repertório é feito executando obras musicais de diversos compositores.

  • Público-alvo: a partir do 2º ano.

Importante: a contratação de cada curso é feita individualmente.


Público-alvo: a partir do 1º ano do EF I | Duração: 60 minutos semanais

Ciência e Tecnologia

Criada em 2014, a Tecno Cursos é a área responsável por oferecer cursos e projetos extracurriculares voltados para Ciência e Tecnologia. Com uma grade variável de cursos, essa área se renova a cada ano, possibilitando novos aprendizados aos alunos.

Assim, nossos cursos extracurriculares de tecnologia têm o objetivo de dar aos alunos a oportunidade de avançarem seus estudos em relação à tecnologia, contribuindo para uma forte formação nessa área. A imaginação e a criatividade são estimuladas a cada aula, assim como o trabalho colaborativo e a responsabilidade ao usar os recursos tecnológicos.

Games

Desenvolver projetos de jogos baseados em clássicos como Pong, Frogger, Snake ou Tetris, enquanto aprende comandos e conceitos avançados de programação usados em diversas linguagens de programação. Todas as lições serão realizadas exclusivamente no Scratch.


Público-alvo: 3º ano do EFI ao 6º ano do EFII | Duração: Anual. 90 minutos semanais

Introdução à Robótica LEGO

Esse curso tem a finalidade de oferecer oportunidades ideais para crianças do 1º e do 2º anos desenvolverem a compreensão de importantes conceitos da robótica, como engrenagens, alavancas, polias, rodas e eixos, por exemplo. São utilizados os kits “Máquinas Simples e Iniciais” em atividades práticas e investigativas, assim como outros materiais ao longo do curso.


Público-alvo: 1º e 2º anos do EF I | Duração: Anual. 60 minutos semanais

Mídias

O curso de Mídias tem como objetivo ensinar os alunos a produzirem, com autonomia, conteúdos relacionados à comunicação audiovisual. Durante as aulas, os estudantes aprendem a criar roteiros, gravar áudios e vídeos em estúdio audiovisual (com técnicas de oratória e expressão corporal), bem como editar esses materiais com os principais softwares usados no mercado. Além disso, os alunos têm iniciação à fotografia e orientações contínuas de publicação, com consciência e responsabilidade, das próprias produções nas mídias digitais.


Público-alvo: a partir do 7º ano do EF II | Duração: Semestral. 90 minutos semanais

Notre Gênios

A proposta consiste em um grupo de alunos interessados em fazer ciência (maker). O grupo desenvolve projetos científicos nas áreas de Física, Química, Biologia e Tecnologia, em um espaço próprio para suas criações maker. Os alunos são acompanhados por um professor que dá as orientações necessárias para a realização dos projetos, mas a autoria é toda dos alunos.


Público-alvo: 1ª a 3ª série do EM | Duração: Anual. 90 minutos semanais

Notre Makers

O curso Notre Makers tem como objetivo permitir que o aluno seja capaz de criar projetos com aprendizagem mão na massa, ou seja, "faça você mesmo". Durante as aulas, o foco é a solução de problemas. Assim, serão trabalhadas habilidades que desenvolvam no aluno um olhar atento para objetos e sistemas, de forma a explorar suas complexidades, identificando o que pode ser construído, adaptado e, então, encontrar oportunidades para fazer novos modelos, buscar recursos e testar suas invenções.


Público-alvo: 6º ao 8º ano do EFII | Duração: Anual. 90 minutos semanais

Projeto Maker

O Projeto Maker tem como objetivo preparar os alunos para futuramente se engajarem no clube científico denominado “Notre Gênios”, um projeto específico do Ensino Médio. No “Projeto Maker”, curso ofertado apenas aos alunos do 9º ano, serão desenvolvidas habilidades makers, com foco em solução de problemas, de forma a garantir  uma sólida base científica que permitirá ao aluno avançar para a criação de projetos mais complexos nos próximos anos.


Público-alvo: 9º ano do EFII | Duração: Anual. 90 minutos semanais

Projeto Mídias

O Projeto Mídias é composto por alunos que se formam com destaque e empenho no curso de Mídias e que desejam dar continuidade às suas produções. O objetivo é o aperfeiçoamento das habilidades trabalhadas no curso, com maior autonomia nas produções midiáticas. Os alunos se envolvem em projetos cujos temas percorrem o cotidiano da comunidade escolar e assuntos de interesse da juventude. A equipe também produz material sob demanda dos setores da escola, dentro de uma agenda de atividades e com divisão de tarefas entre os membros.

Importante: o curso é disponível apenas para alunos formados no curso de Mídias.


Público-alvo: a partir do 7º ano do EF II | Duração: Anual. Horários flexíveis.

Robótica LEGO EV3

O curso de Robótica LEGO EV3 possui uma solução STEM prática e interdisciplinar que envolve os alunos ao fornecer os recursos para projetar, criar e programar suas criações enquanto os ajuda a desenvolver habilidades essenciais, como criatividade, pensamento crítico, colaboração e comunicação. Na aula é utilizado o Kit EV3, um conjunto educacional composto com três servomotores, cinco sensores (giroscópio, ultrassônico, cor e toque) e diversas peças LEGO.


Público-alvo: a partir do 5º ano do EF I | Duração: Anual. 90 minutos semanais

Robótica LEGO WeDo 2.0

No curso, os alunos aprendem conceitos tecnológicos que servirão como base para suas criações e invenções, em busca de soluções para os problemas que serão propostos. Nas aulas, os alunos fazem construções com o Kit WeDo 2.0  e as programam para que funcionem.


Público-alvo: 2º ao 5º ano do EF I | Duração: Anual. 90 minutos semanais

Esportes

Por meio da prática saudável de atividades físicas, a Escola de Esportes atua no desenvolvimento das habilidades motoras, do raciocínio e da concentração, bem como na socialização do aluno. Durante as aulas, ele aprende os fundamentos característicos das modalidades, convive com regras, trabalha a disciplina e o respeito a si e ao próximo e é constantemente estimulado a desenvolver seu talento esportivo.

Badminton

Desenvolve aspectos de coordenação motora, deslocamento, disciplina, concentração e autoconfiança. A aprendizagem dos fundamentos acontece gradualmente, de acordo com a evolução do aluno.


Público-alvo: a partir do 2º ano do EF I | Duração: 60 ou 120 minutos semanais

Futebol Mirim Infantil

Desenvolve a aprendizagem da técnica dos fundamentos do futebol, da tática, do posicionamento, do aprimoramento da parte física, da disciplina e do convívio em grupo.


Público-alvo: 6º ao 9º ano do EF II | Duração: 90 ou 180 minutos semanais

Futebol Pré-Mirim

Trabalha os jogos de aquecimento e alongamento de forma lúdica. O aprendizado dos fundamentos do futebol (passe, domínio, condução, drible e chute) acontece respeitando os limites de cada aluno, criando o prazer pela prática do esporte. É destinado a alunos a partir dos 5 anos completos.


Público-alvo: Infantil 2 ao 5º ano do EF I | Duração: 90 ou 180 minutos semanais

Ginástica Artística

Trabalha elementos básicos de solo, salto e equilíbrio da ginástica artística, além de atividades lúdicas de aquecimento e alongamento.


Público-alvo: 1º ao 5º ano do EF I | Duração: 60, 90 ou 180 minutos semanais

Ginástica Rítmica

Desenvolve flexibilidade, coordenação motora fina, agilidade, entre outras capacidades físicas de seus praticantes, além de reforçar conceitos básicos de disciplina, ética e cooperação.


Público-alvo: 1º ao 5º ano do EF I | Duração: 60 ou 90 minutos semanais

Handebol

Promove a aprendizagem e desenvolve os fundamentos dessa modalidade com treinos técnicos e táticos. É um esporte coletivo de contato físico intenso, estimulando o espírito de equipe, respeito e disciplina.


Público-alvo: a partir do 5º ano do EF I | Duração: 60, 90 ou 180 minutos semanais

Judô

Proporciona conhecimento do próprio corpo, domínio da noção espaço-temporal, lateralidade e coordenação motora, além de melhorar o condicionamento e a capacidade física e trabalhar aspectos como disciplina, atenção, concentração e respeito. É destinado a alunos a partir dos 4 anos completos.


Público-alvo: Infantil 1 ao 5º ano do EF I | Duração: 60 ou 120 minutos semanais

Tecido Aéreo

Prática de movimentos acrobáticos aéreos por meio da realização de inúmeras figuras e sequências no tecido.


Público-alvo: a partir do 3º ano do EF I | Duração: 60, 90 ou 180 minutos semanais

Tênis

Trabalha a coordenação motora, desenvolvimento muscular e concentração, além das regras da modalidade. É destinado a alunos a partir dos 5 anos completos.


Público-alvo: Infantil 2 ao 5º ano do EF I | Duração: 60 ou 120 minutos semanais

Voleibol

Desenvolve a aprendizagem dos fundamentos básicos do esporte. O aperfeiçoamento desses fundamentos acontece no decorrer das aulas com o aumento gradativo da intensidade dos exercícios.


Público-alvo: 3º ao 9º ano do EF II | Duração: 90 ou 180 minutos semanais

Pastoral

A Evangelização na escola procura contribuir para que o aluno compreenda o valor da pessoa humana, alimentando um projeto de vida cristã e a esperança na família como lugar de vivência do amor e primeira escola da fé e de comunhão, um espaço de desenvolvimento humano e cristão.

Catequese da Crisma

A Crisma é conhecida como o “sacramento da maturidade cristã”, que ocorre quando o jovem é apresentado aos fundamentos da doutrina cristã, conforme o Catecismo da Igreja Católica. Os encontros acontecem em manhãs de espiritualidade e retiro.

Os inscritos devem ter 15 anos completos ou a completar até o mês da Cerimônia de Crisma.


Público-alvo: a partir da 1ª série do EM | Duração: 1 ano e 6 meses - 60 minutos semanais

Catequese da Primeira Eucaristia

Prepara a formação do cristão que, tendo recebido o primeiro anúncio de Jesus Cristo na família, agora deseja se aprofundar nos ensinamentos Dele, viver a experiência da fé e ser um agente transformador, um discípulo missionário.


Público-alvo: 4º ao 5º ano do EF I | Duração: 1 ano e 6 meses - 60 minutos semanais

Preparatórios e Projetos

O Colégio oferece aulas preparatórias opcionais para os alunos que desejam participar das diversas olimpíadas acadêmicas e também para aqueles que buscam obter certificação internacional em língua espanhola, o diploma DELE.

DELE

Prepara o aluno para o exame de certificação de proficiência na Língua Espanhola, reconhecido internacionalmente.


Público-alvo: a partir do 8º ano do EF II

Olimpíadas Acadêmicas

Assessoria de alunos em competições acadêmicas, com objetivo de estimular a busca por desafios e inspirar o gosto pelo aprendizado. Diversas competições de âmbito municipal, estadual e nacional são aplicadas na escola. Também há a realização das Olimpíadas Notre Dame de Língua Portuguesa e Matemática. Para várias dessas competições, a escola conta com oficinas de aulas preparatórias que dão suporte aos alunos participantes. As competições e aulas preparatórias sempre visam motivar os alunos de uma forma lúdica, divertida e humanizada.


Público-alvo: a partir do 6º ano do EF II

Secretaria dos Extracurriculares

Colégio Notre Dame, educando mentes e corações

Agende uma visita e venha conhecer de perto toda a nossa infraestrutura.

Novidades dos Extracurriculares

Fique por dentro das novidades do segmento