Cursos Extracurriculares

Desenvolvimento de múltiplas habilidades e aprendizagem enriquecida

Arte e Música

O Centro de Cultura e Arte Notre Dame (CECAND) desenvolve um currículo complementar, com o objetivo de promover a cultura artística em suas várias expressões, permitindo que seus integrantes desenvolvam competências e habilidades nesse campo. São oferecidos diversos cursos opcionais nas áreas de arte, cultura e música, estimulando a valorização dos talentos de cada aluno e ampliando o seu repertório pessoal, social, artístico e cultural.

Ballet

Desenvolve sociabilidade, controle e conhecimento do corpo, disciplina física, criatividade, ritmo, boa postura, força, agilidade, flexibilidade e expressão corporal. Além disso, melhora a postura e auxilia na concentração e na memorização.


Público-alvo: a partir do Infantil I | Duração: 60, 90 ou 120 minutos semanais

Ballet Baby Class

Desenvolve imaginação e sociabilidade por meio de brincadeiras, jogos e movimentos que estimulam motivação e expressão próprias da dança. Auxilia no desenvolvimento da autonomia e das habilidades motoras e cognitivas.


Público-alvo: a partir do Maternal II | Duração: 60, 90 ou 120 minutos semanais

Ballet Meia Ponta

Desenvolve sociabilidade, controle e conhecimento do corpo, disciplina física, criatividade, ritmo, boa postura, força, agilidade, flexibilidade e expressão corporal. Além disso, melhora a postura e auxilia na concentração e na memorização.


Público-alvo: a partir do 3º ano do EF I | Duração: 60, 90 ou 120 minutos semanais

Ballet Ponta

Desenvolve sociabilidade, controle e conhecimento do corpo, disciplina física, criatividade, ritmo, boa postura, força, agilidade, flexibilidade e expressão corporal. Além disso, melhora a postura e auxilia na concentração e na memorização.


Público-alvo: a partir do 6º ano do EF II | Duração: 60, 90 ou 120 minutos semanais

Bateria

Desenvolve o raciocínio lógico, foco, atenção, coordenação motora, memorização, disciplina, senso crítico e desinibição, além do desenvolvimento auditivo, visual e sinestésico do aluno.


Público-alvo: a partir do 1º ano do EF I | Duração: 60 minutos semanais

Canto

Composto por exercícios técnicos e estudo de repertório. Os exercícios trabalham a respiração e a consciência de afinação e aprofundam a percepção auditiva seletiva; já no estudo de repertório, executam-se obras musicais de compositores diversos.


Público-alvo: a partir do 3º ano do EF I | Duração: 60 minutos semanais

Cordas

Baixo: atualiza e forma instrumentistas, conhecedores de técnicas e de repertório variado, de acordo com a faixa etária e com o interesse dos alunos.

  • Público-alvo: a partir do 3º ano.

Guitarra: ensina a leitura de tablaturas, cifras e partituras, além de noções de escrita musical, harmonia, improvisação e aprimoramento em diversos gêneros, ritmos e estilos.

  • Público-alvo: a partir do 3º ano.

Violão: capacita o aluno a tocar músicas de repertório variado e faz com que ele desenvolva harmonia, leitura musical e ritmo, além de outros aspectos.

  • Público-alvo: a partir do 1º ano.

Violino: desenvolve coordenação de vários movimentos simultâneos, raciocínio, concentração, percepção e leitura musical.

  • Público-alvo: a partir do 2º ano.

Importante: a contratação de cada curso é feita individualmente.


Público-alvo: a partir do 1º ano do EF I | Duração: 60 minutos semanais

Gastronomia

O curso é oferecido em parceria com o Projeto "Cozinhando na Escola" do Chef Adri Vicente Junior. Trata-se de um projeto de gastronomia educacional, que possibilita aprender a arte da culinária por meio da utilização de ingredientes, utensílios e equipamentos, executando receitas com um toque de alta gastronomia. As aulas são ministradas pelo Consultor Gastronômico, que orienta a leitura da receita, as quantidades estabelecidas, as estações de trabalho, a execução, a organização do espaço por todos e a degustação da receita executada, com cuidado na manipulação dos alimentos e dos procedimentos gastronômicos.


Público-alvo: a partir do 1º ano do EF I | Duração: 60 minutos semanais

Hip Hop

Coreografias de dança de rua ou dança urbana de diferentes estilos ligados à cultura Hip Hop, que promovem desenvolvimento e aprimoramento das capacidades físicas e motoras como coordenação, lateralidade, força, flexibilidade, resistência e agilidade.


Público-alvo: a partir do 1º ano do EF I | Duração: 60 ou 120 minutos semanais

Kung Fu

Desenvolve habilidades motoras, autoestima e trabalho em equipe. Seus movimentos e técnicas geram uma corrente de energia positiva que favorece flexibilidade, fortalecimento e equilíbrio do corpo.


Público-alvo: a partir do 2º ano do EF I | Duração: 60 minutos semanais

Kung Fu Baby

Direcionado a alunos de 3 a 5 anos, o Kung Fu Baby faz uso de jogos e brincadeiras para trabalhar as múltiplas inteligências das crianças, como a motora e a emocional. Seus objetivos primários são desenvolvimento dos movimentos, da coordenação motora e do ritmo, orientação e estruturação espacial, organização do esquema corporal e lateralidade.


Público-alvo: Infantil I ao 1º ano do EF I | Duração: 60 minutos semanais

Mangá

Desenvolve técnicas e habilidades de desenho, no estilo japonês, trabalhando personagens e traçados característicos do estilo. O curso também desenvolve produções inspiradas em animes. É valorizado o desenho autoral com acabamentos de ilustração diversificados. Em todas as etapas, são desenvolvidas diversas habilidades. Há, também, aula digital, no Laboratório da T.E., para a produção de uma história em quadrinho no estilo Mangá no final da etapa avançada.


Público-alvo: 4º ao 7º ano do EF II | Duração: 60 ou 90 minutos semanais

Modern Jazz Iniciante

Melhora a coordenação motora, a memória, o raciocínio e a capacidade cardiorrespiratória, além de corrigir problemas de postura. Também contribui para o ganho e manutenção de força muscular, sustentação, capacidade aeróbica e equilíbrio.


Público-alvo: a partir do 6º ano do EF II | Duração: 60 ou 120 minutos semanais

Sopro

Leva o aluno a conhecer as técnicas do instrumento, como digitação e embocadura, por meio de exercícios e escalas musicais,  fazendo com que ele se torne capacitado para tocar o instrumento. Trabalha noções de improvisação e prática de grupo.

Clarineta:

  • Público-alvo: a partir do 3º ano.

Flauta: 

  • Público-alvo: 1º e 2º anos.

Flauta doce / Flauta transversal: 

  • Público-alvo: a partir do 3º ano.

Saxofone: 

  • Público-alvo: a partir do 3º ano.

Importante: a contratação de cada curso é feita individualmente.


Público-alvo: a partir do 1º ano do EF I | Duração: 60 minutos semanais

Teatro

Desenvolve sensibilidade, sociabilidade, autoconfiança e autoconhecimento, em um processo divertido, no qual os jogos dramáticos e a expressão vocal, corporal e improvisação trazem a alegria do lúdico.


Público-alvo: 4º ao 7º ano do EF II | Duração: 60 minutos semanais

Teclas

Piano: Os alunos estudam exercícios técnicos, repertório e percepção auditiva. Os exercícios trabalham a musculatura das mãos e aumentam o senso de localização nas teclas, enquanto o estudo de repertório é feito executando obras musicais de diversos compositores.

  • Público-alvo: a partir do 1º ano.

Teclado: Os alunos estudam exercícios técnicos, repertório e percepção auditiva. Os exercícios trabalham a musculatura das mãos e aumentam o senso de localização nas teclas, enquanto o estudo de repertório é feito executando obras musicais de diversos compositores.

  • Público-alvo: a partir do 2º ano.

Importante: a contratação de cada curso é feita individualmente.


Público-alvo: a partir do 1º ano do EF I | Duração: 60 minutos semanais

Ciência e Tecnologia

Criada em 2014, a Tecno Cursos é a área responsável por oferecer cursos e projetos extracurriculares voltados para Ciência e Tecnologia. Com uma grade variável de cursos, essa área se renova a cada ano, possibilitando novos aprendizados aos alunos.

Assim, nossos cursos extracurriculares de tecnologia têm o objetivo de dar aos alunos a oportunidade de avançarem seus estudos em relação à tecnologia, contribuindo para uma forte formação nessa área. A imaginação e a criatividade são estimuladas a cada aula, assim como o trabalho colaborativo e a responsabilidade ao usar os recursos tecnológicos.

Introdução à Robótica LEGO

Esse curso tem a finalidade de oferecer oportunidades ideais para crianças do 1º e do 2º anos desenvolverem a compreensão de importantes conceitos da robótica, como engrenagens, alavancas, polias, rodas e eixos, por exemplo. São utilizados os kits “Máquinas Simples e Iniciais” em atividades práticas e investigativas, assim como outros materiais ao longo do curso.


Público-alvo: 1º e 2º anos do EF I | Duração: Anual. 60 minutos semanais

Mídias

O curso de Mídias tem como objetivo ensinar os alunos a produzirem, com autonomia, conteúdos relacionados à comunicação audiovisual. Durante as aulas, os estudantes aprendem a criar roteiros, gravar áudios e vídeos em estúdio audiovisual (com técnicas de oratória e expressão corporal), bem como editar esses materiais com os principais softwares usados no mercado. Além disso, os alunos têm iniciação à fotografia e orientações contínuas de publicação, com consciência e responsabilidade, das próprias produções nas mídias digitais.


Público-alvo: a partir do 7º ano do EF II | Duração: Semestral. 90 minutos semanais

Projeto Mídias

O Projeto Mídias é composto por alunos que se formam com destaque e empenho no curso de Mídias e que desejam dar continuidade às suas produções. O objetivo é o aperfeiçoamento das habilidades trabalhadas no curso, com maior autonomia nas produções midiáticas. Os alunos se envolvem em projetos cujos temas percorrem o cotidiano da comunidade escolar e assuntos de interesse da juventude. A equipe também produz material sob demanda dos setores da escola, dentro de uma agenda de atividades e com divisão de tarefas entre os membros.

Importante: o curso é disponível apenas para alunos formados no curso de Mídias.


Público-alvo: a partir do 7º ano do EF II | Duração: Anual. Horários flexíveis.

Robótica LEGO EV3

O curso de Robótica LEGO EV3 possui uma solução STEM prática e interdisciplinar que envolve os alunos ao fornecer os recursos para projetar, criar e programar suas criações enquanto os ajuda a desenvolver habilidades essenciais, como criatividade, pensamento crítico, colaboração e comunicação. Na aula é utilizado o Kit EV3, um conjunto educacional composto com três servomotores, cinco sensores (giroscópio, ultrassônico, cor e toque) e diversas peças LEGO.


Público-alvo: a partir do 5º ano do EF I | Duração: Anual. 90 minutos semanais

Robótica LEGO WeDo 2.0

No curso, os alunos aprendem conceitos tecnológicos que servirão como base para suas criações e invenções, em busca de soluções para os problemas que serão propostos. Nas aulas, os alunos fazem construções com o Kit WeDo 2.0  e as programam para que funcionem.


Público-alvo: 2º ao 5º ano do EF I | Duração: Anual. 90 minutos semanais

Esportes

Por meio da prática saudável de atividades físicas, a Escola de Esportes atua no desenvolvimento das habilidades motoras, do raciocínio e da concentração, bem como na socialização do aluno. Durante as aulas, ele aprende os fundamentos característicos das modalidades, convive com regras, trabalha a disciplina e o respeito a si e ao próximo e é constantemente estimulado a desenvolver seu talento esportivo.

Badminton

Desenvolve aspectos de coordenação motora, deslocamento, disciplina, concentração e autoconfiança. A aprendizagem dos fundamentos acontece gradualmente, de acordo com a evolução do aluno.


Público-alvo: a partir do 2º ano do EF I | Duração: 60 ou 120 minutos semanais

Futebol Mirim Infantil

Desenvolve a aprendizagem da técnica dos fundamentos do futebol, da tática, do posicionamento, do aprimoramento da parte física, da disciplina e do convívio em grupo.


Público-alvo: 6º ao 9º ano do EF II | Duração: 90 ou 180 minutos semanais

Futebol Pré-Mirim

Trabalha os jogos de aquecimento e alongamento de forma lúdica. O aprendizado dos fundamentos do futebol (passe, domínio, condução, drible e chute) acontece respeitando os limites de cada aluno, criando o prazer pela prática do esporte. É destinado a alunos a partir dos 5 anos completos.


Público-alvo: Infantil 2 ao 5º ano do EF I | Duração: 90 ou 180 minutos semanais

Ginástica Artística

Trabalha elementos básicos de solo, salto e equilíbrio da ginástica artística, além de atividades lúdicas de aquecimento e alongamento.


Público-alvo: 1º ao 5º ano do EF I | Duração: 60, 90 ou 180 minutos semanais

Ginástica Rítmica

Desenvolve flexibilidade, coordenação motora fina, agilidade, entre outras capacidades físicas de seus praticantes, além de reforçar conceitos básicos de disciplina, ética e cooperação.


Público-alvo: 1º ao 5º ano do EF I | Duração: 60 ou 90 minutos semanais

Handebol

Promove a aprendizagem e desenvolve os fundamentos dessa modalidade com treinos técnicos e táticos. É um esporte coletivo de contato físico intenso, estimulando o espírito de equipe, respeito e disciplina.


Público-alvo: a partir do 5º ano do EF I | Duração: 60, 90 ou 180 minutos semanais

Judô

Proporciona conhecimento do próprio corpo, domínio da noção espaço-temporal, lateralidade e coordenação motora, além de melhorar o condicionamento e a capacidade física e trabalhar aspectos como disciplina, atenção, concentração e respeito. É destinado a alunos a partir dos 4 anos completos.


Público-alvo: Infantil 1 ao 5º ano do EF I | Duração: 60 ou 120 minutos semanais

Tecido Aéreo

Prática de movimentos acrobáticos aéreos por meio da realização de inúmeras figuras e sequências no tecido.


Público-alvo: a partir do 3º ano do EF I | Duração: 60, 90 ou 180 minutos semanais

Tênis

Trabalha a coordenação motora, desenvolvimento muscular e concentração, além das regras da modalidade. É destinado a alunos a partir dos 5 anos completos.


Público-alvo: Infantil 2 ao 5º ano do EF I | Duração: 60 ou 120 minutos semanais

Voleibol

Desenvolve a aprendizagem dos fundamentos básicos do esporte. O aperfeiçoamento desses fundamentos acontece no decorrer das aulas com o aumento gradativo da intensidade dos exercícios.


Público-alvo: 3º ao 9º ano do EF II | Duração: 90 ou 180 minutos semanais

Pastoral

A Evangelização na escola procura contribuir para que o aluno compreenda o valor da pessoa humana, alimentando um projeto de vida cristã e a esperança na família como lugar de vivência do amor e primeira escola da fé e de comunhão, um espaço de desenvolvimento humano e cristão.

Catequese da Crisma

A Crisma é conhecida como o “sacramento da maturidade cristã”, que ocorre quando o jovem é apresentado aos fundamentos da doutrina cristã, conforme o Catecismo da Igreja Católica. Os encontros acontecem em manhãs de espiritualidade e retiro.

Os inscritos devem ter 15 anos completos ou a completar até o mês da Cerimônia de Crisma.


Público-alvo: a partir da 1ª série do EM | Duração: 1 ano e 6 meses - 60 minutos semanais

Catequese da Primeira Eucaristia

Prepara a formação do cristão que, tendo recebido o primeiro anúncio de Jesus Cristo na família, agora deseja se aprofundar nos ensinamentos Dele, viver a experiência da fé e ser um agente transformador, um discípulo missionário.


Público-alvo: 4º ao 5º ano do EF I | Duração: 1 ano e 6 meses - 60 minutos semanais

Preparatórios e Projetos

O Colégio oferece aulas preparatórias opcionais para os alunos que desejam participar das diversas olimpíadas acadêmicas e também para aqueles que buscam obter certificação internacional em língua espanhola, o diploma DELE.

DELE

Prepara o aluno para o exame de certificação de proficiência na Língua Espanhola, reconhecido internacionalmente.


Público-alvo: a partir do 7º ano do EF II

Notregênios

A proposta consiste em um grupo de alunos interessados em fazer ciência (maker). O grupo desenvolve projetos científicos nas áreas de Física, Química, Biologia e Tecnologia, em um espaço próprio para suas criações maker.


Público-alvo: a partir da 1ª série do EM | Duração: Anual. 120 minutos semanais

Olimpíadas Acadêmicas

Assessoria de alunos em competições acadêmicas, com objetivo de estimular a busca por desafios e inspirar o gosto pelo aprendizado. Diversas competições de âmbito municipal, estadual e nacional são aplicadas na escola. Também há a realização das Olimpíadas Notre Dame de Língua Portuguesa e Matemática. Para várias dessas competições, a escola conta com oficinas de aulas preparatórias que dão suporte aos alunos participantes. As competições e aulas preparatórias sempre visam motivar os alunos de uma forma lúdica, divertida e humanizada.


Público-alvo: a partir do 6º ano do EF II

Horários

Secretaria dos Extracurriculares

Colégio Notre Dame, educando mentes e corações

Agende uma visita e venha conhecer de perto toda a nossa infraestrutura.

Novidades dos Extracurriculares

Fique por dentro das novidades do segmento