Blog do Notre

jul
9
2020

Como fazer uma horta caseira com as crianças

Por

Estar em contato com a natureza faz muito bem aos adultos e também às crianças, pois estimula a criatividade, o desenvolvimento motor e emocional e gera benefícios para a saúde ao fortalecer o sistema imunológico.

Listamos abaixo algumas dicas para fazer uma horta caseira com os pequenos, que também servem para quem mora em apartamento. Lembre-se de envolver as crianças em todos os processos.

 

1) Escolha onde plantar

O primeiro passo é definir o local onde os vasos ou sementeiras serão colocados. No quintal, em uma horta vertical na varanda, em um cantinho da cozinha… Essa informação é importante para escolher o que será plantado, já que algumas hortaliças e verduras crescem bem se cultivadas na sombra.

 

2) Folhas, temperos, ervas e raízes são boas opções

A alface é fácil de manejar, necessita de regas diárias até germinar e depois disso deve ser regada em dias alternados. Já o manjericão pede poucas regas por semana.

Cenoura e espinafre são uma boa escolha porque também não costumam dar trabalho, só é preciso manter a terra sempre úmida, principalmente no início da germinação.

 

3) Prefira os alimentos que crescem rápido

Como as crianças querem ver o resultado logo, opte por alimentos que se desenvolvem rápido. Por exemplo, o agrião pode ser colhido em apenas 10 dias, a cebolinha fica ideal em 21 dias e a cenoura em 50 dias.

 

4) Providencie os ingredientes e monte o vaso

Você irá precisar de terra fértil, geralmente a mais escura. Pedras também serão necessárias, pois ajudam a drenar o excesso de água. O vaso pode ser como você preferir, sendo possível até reutilizar garrafas pet, mas deve haver um furo no fundo para escoar a água em excesso.

Primeiramente coloque um punhado de pedras no fundo, depois acomode a terra. Plante a semente desejada, atentando-se a distância entre as sementes, pois se estiverem muito próximas podem prejudicar a germinação. Cubra com terra novamente, umedeça e acomode o vaso ao sol ou à sombra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *