Blog do Notre


Itinerário de Ciências Humanas participa de aula de campo interdisciplinar

Por

Na tarde da última terça-feira de março, 44 alunos da 1ª série do Ensino Médio, participantes do Itinerário de Ciências Humanas, tiveram uma aula de campo interdisciplinar, envolvendo Geografia (profª. Gabi), História (prof. Luiz) e Sociologia (prof. David).

Tendo como tema “a ação humana e seus impactos socioambientais”, a aula de campo se desenvolveu na Região Metropolitana de Campinas. No roteiro planejado pelos professores, a primeira parte da aula ocorreu em uma área afetada por contaminação ambiental na produção de agrotóxicos no Bairro Recanto dos Pássaros, em Paulínia. Os alunos conseguiram visualizar e compreender a dimensão do passivo ambiental de extensão considerável em uma área habitada por populações feridas em sua saúde, segurança e dignidade.

A segunda parte da aula foi desenvolvida na Área de Proteção Ambiental de Campinas (APA), criada em 2001, compreendendo os Distritos de Sousas e Joaquim Egídio. Nesta região (APA) concentra-se a maior parte dos patrimônios histórico/arquitetônico, cultural e natural de Campinas, em um território com 223 km² de extensão, correspondendo a 27% da área total do município. Neste momento da aula de campo, os alunos tiveram a oportunidade de uma roda de conversa com o sociólogo Pedro Lemos, morador da região e um dos fundadores da ONG Jaguatiba Associação de Proteção Ambiental. No bate-papo, os alunos discutiram o conceito de APA como uma unidade de conservação de uso sustentável, um lugar onde há a necessidade de preservação do meio ambiente, mas com a possibilidade de atividades socioeconômicas sustentáveis.

A atividade “fora da sala de aula” permitiu aos estudantes a compreensão dos diferentes fenômenos que acontecem no processo de ocupação do espaço. A partir de uma aula de campo é possível estudar aspectos sociais, econômicos, ambientais, culturais e políticos que ocorrem diariamente, mas que, sem a devida abordagem, acabam passando despercebidos durante o dia a dia.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *