Blog do Notre

Colaboradores na capacitação sobre inteligência socioemocional
abr
30
2019

Há beleza em tudo, só precisamos mudar a maneira de olhar!

Por

“Sentir as emoções é que torna a nossa vida rica.” Daniel Goleman

 

No dia 15 de fevereiro de 2019, eu, Josiane Fidelis, supervisora operacional, assisti à palestra do médico e psiquiatra Dr. Celso Lopes de Souza, idealizador do Programa Semente, projeto que o colégio está implantando em 2019. O programa aborda sentimentos, pensamentos, comportamentos e relacionamentos, com o objetivo de levar o aluno a compreender melhor a mente e, assim, plantar um futuro melhor.

Depois da palestra, tive um insight: esse programa também pode ajudar os colaboradores a lidarem com os sentimentos e as emoções.

O insight tornou-se realidade no dia 13 de abril, com a capacitação sobre Inteligência Socioemocional, ministrada, com muito amor, pela psicóloga e pedagoga Michelle Poli Furlan, às equipes de Monitoria, Gráfica, Atendimento à Saúde e às responsáveis pelo setor de Limpeza.

Aprendemos e compreendemos que nossa ação é totalmente relacional. Fazer a mediação de tantos relacionamentos simultâneos não é simples. Vivenciamos nossas emoções e conflitos em meio a nossas ações. Por isso, se compreendermos e controlarmos nossas próprias reações, teremos mais recursos pessoais e profissionais para lidar com os conflitos inerentes às relações com os colegas, alunos e demais pessoas.

Pessoas equilibradas que lidam bem com as suas emoções têm empatia por outras pessoas e tornam o clima da equipe melhor, alimentando um círculo virtuoso de aprendizagens. Nossa capacitação iniciou com amor e terminou com a música All You Need Is Love – The Beatles.

Assim, agradecemos à Michelle, que nos encantou com sua fala, ao Projeto Semente, que nos inspirou a buscar esse conhecimento também para nossos funcionários e ao Colégio, que apoia sempre os diversos momentos de formação realizados internamente.

Agora é praticar no dia a dia o que nos foi ensinado: amor pelo próximo e por nós mesmos!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *