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Atividade Processual – Grécia Antiga

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Proposta da atividade:

Os alunos dos sextos anos estudam a cultura grega ao longo de 2019 sob diferentes perspectivas e com o apoio de vários professores. No caso da disciplina de História, após um panorama sobre a formação da Grécia Antiga e suas principais características, nossos alunos foram desafiados a montar uma apresentação sobre diferentes temas da mitologia grega.
Cada momento do trabalho teve como finalidade o desenvolvimento de habilidades e competências que extrapolassem a mera transmissão e reprodução de conteúdos.

 

Parte 1:

Na primeira parte o desafio era decidir qual seria o critério para a divisão dos grupos. Cada sala fez a votação e se comprometeu a seguir as regras estabelecidas, seguindo o padrão democrático ateniense. Empatia, diálogo e o aprendizado em grupos estavam entre os elementos mais estimulados.

 

Parte 2:

A segunda parte consistia na pesquisa dos temas escolhidos a partir de livros previamente selecionados pela bibliotecária Sonia e sua equipe. A valorização do espaço da biblioteca como local de estudo e leitura, bem como a percepção de que uma mesma história pode ser abordada sob diferentes pontos de vista, eram as prioridades desta etapa.

 

Parte 3:

A elaboração de slides por meio de um software colaborativo, o Google Slides, já era uma habilidade desenvolvida nas aulas de Tecnologia com a professora Tânya e incorporada pelos alunos. Neste momento, eles tiveram a oportunidade de aplicar esses conhecimentos a fim de facilitar a apresentação do tema aos colegas.

 

Parte 4:

No dia da grande apresentação, todos os alunos foram desafiados a expor os pontos principais do episódio mitológico selecionado, bem como um ensinamento a partir deste que possa ser aplicável aos dias de hoje.

 

Em consonância com a proposta de desenvolvimento de Competências Gerais sugerida pela BNCC, esta atividade estimulou:

  • Competência 1*: Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
  • Competência 5*: Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
  • Competência 9*: Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.


*Fonte:
 
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#introducao

 

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