Blog do Notre


Alunos do 8º ano desenvolvem atividade de leitura na biblioteca

Por

Qual foi a última vez que você folheou um jornal impresso? E uma revista? Os alunos do 8º ano foram à biblioteca recentemente, em aula de Redação e Português, para desenvolver uma atividade de leitura. Acompanhados pelas professoras Fabiana Anjos e Marina Piccolo, a atividade consistia em escolher uma reportagem de seu interesse, lê-la e responder a algumas questões em formulário do Google, usando Chromebook. Além de questões que envolviam o conteúdo da reportagem, os alunos responderam sobre seu processo de leitura, atentando-se para aspectos como: foco, motivação, interesse e concentração. Ao colocar lado a lado o “analógico e o digital”, a atividade surpreendeu a bibliotecária Sonia Pereira, que avaliou o caráter “híbrido” como muito positivo.

Os alunos em geral gostaram bastante da proposta: “Achei a atividade muito bacana, pois treina nossas habilidades de compreensão e leitura, algo não muito presente na geração das telas de celular”, escreveu um dos alunos no formulário proposto. “Eu achei que eu não gostasse de ler”, disse outra aluna, após ter lido uma reportagem de um tema de seu interesse, se percebendo mais motivada para o exercício da leitura em geral.

A atividade foi pensada para ser feita na biblioteca, por ser um local silencioso, além do fato de as professoras poderem contar com a equipe das especialistas, para selecionar os periódicos mais adequados à faixa etária em questão. Como trata-se de uma atividade que aborda questões de autorregulação, estar em ambiente fora do cotidiano foi uma escolha deliberada para que o trabalho fosse consistente.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.