Blog do Notre


8º ano participa de concurso de releitura de obra de arte

Por

Nas aulas de Artes Visuais, os alunos dos 8º anos participaram de um concurso de releitura de obra de arte. A obra escolhida foi “Criança Morta”, do artista modernista brasileiro Cândido Portinari.

Em um primeiro momento, foi realizada uma análise da obra para a sua compreensão nos aspectos formais, temáticos e estilísticos, bem como a valorização do papel do artista com uma abordagem social em suas produções.

Seguidamente, os alunos foram desafiados a criar um novo contexto para a obra. A problematização foi: Em que situação uma família poderia estar hoje em dia “carregando sua criança morta nos braços”? É importante ressaltar que a “criança morta” poderia ser usada de forma literal ou figurativa nas criações dos alunos.

Os temas levantados espontaneamente pelos alunos foram diversos. Alguns optaram por abordagens de impacto social mais coletivo como: problemas ambientais, crise na saúde e educação pública no país, conflitos mundiais, tiroteios em escolas, violência urbana, infraestrutura básica deficitária em várias partes do mundo, entre muitos outros. Por outro lado, alguns alunos optaram por abordagens como: uso excessivo de medicamentos, pressão das mídias sociais sobre os adolescentes, depressão, medo, “morte” da criatividade, “morte” da felicidade e manipulação X proteção.

Alinhado com a BNCC, este concurso permitiu exercitar as dimensões de conhecimento de Arte como: a reflexão e a estesia, entre outros aspectos. Estesia é uma articulação que visa unir a sensibilidade e a percepção da Arte como uma forma de conhecer a si mesmo, o outro e o mundo. As percepções exteriorizadas geram reflexões, posicionamentos e questionamentos sobre o modo de vida de cada um de nós e da nossa sociedade em geral.

Os alunos estão aguardando ansiosamente pela conclusão do concurso com a divulgação dos vencedores, que acontecerá na próxima semana.

Parabéns aos alunos por este grande momento de exercício de sensibilidade e empatia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *