
Projeto Lágrima: ciência e poesia em diálogo no 8º ano
Por Beatriz CarvalhoOs alunos do 8º ano participaram recentemente de uma experiência no laboratório de Ciências com a professora Laura Bertazolli, na qual investigaram a composição química de uma lágrima. A partir dessa análise, reproduziram em laboratório uma solução que imitava suas concentrações fisiológicas. A prática dialoga com os conteúdos de Fisiologia Humana e DNA, que vêm sendo trabalhados em Ciências.
A atividade foi uma parceria com a disciplina de Português, ministrada pela professora Chimena Gama, em que os estudantes aprofundaram-se no gênero poesia. Eles leram o poema “Lágrima de Preta”, do autor português António Gedeão, e fizeram uma análise de sua estrutura sonora, imagética e de sentido. Gedeão, além de poeta, era professor de Física e Química, e, por isso, utilizava a linguagem científica em sua obra. O poema “Lágrima de Preta” aborda a temática da igualdade por meio de uma experiência científica, a qual inspirou o trabalho de Ciências.
O “Projeto Lágrima” está inserido em outro maior, o projeto de série do 8º ano: “África-Brasil: união, diversidade e liberdade”. Na Escola Aberta, em outubro, todos poderão conhecer mais detalhes desses trabalhos.