Concepção de Educação
A Educação de Santa Cruz está comprometida com a formação da pessoa na sua integralidade. O conhecimento por si só não traz valores positivos, mas valores positivos influenciam o bom uso do conhecimento. Sem educar a mente, não se tem a competência necessária para ver as muitas realidades que precisam ser transformadas e, sem educar o coração (vontade), não se tem a coragem de agir em apoio a essa transformação.
A pessoa que formamos, por sua vez, está inserida num ambiente social, coletivo, onde realiza uma atividade humana, instituindo um produto humano, a cultura. A cultura é o resultado das atividades produtivas, sociais e simbólicas, que as pessoas estabelecem entre si e com o ambiente natural, por meio das quais dão origem à sociedade. Para a Educação de Santa Cruz a pessoa se humaniza mediante a inserção livre e equânime nesse processo, que terá como efeito o exercício da cidadania.
Assim, a educação de Santa Cruz busca formar pessoas que sejam, ao mesmo tempo, autônomas e comprometidas com as outras, contribuindo para a construção de uma verdadeira família humana como significado ético para a vida em sociedade.
Metodologia
A educação tem por escopo o desenvolvimento de competências e habilidades voltadas à inserção construtiva do aluno em seu contexto de vida. Competência está no campo da cognição e habilidade está no campo operativo do saber fazer. O processo de ensino e aprendizagem envolve o desenvolvimento e a mobilização de um conjunto de saberes voltados para a solução qualitativa de problemas diversos, que podemos denominar como conhecimento.
O desenvolvimento das competências e habilidades pretendidas é fruto de um esforço intencional sistemático, envolvendo um sujeito interessado que se movimenta para observar e interagir com um objeto a ser mobilizado e conhecido. A relação entre o sujeito e o objeto é dialética, e a construção de sentidos pelo sujeito a respeito da realidade do objeto se dá por meio de aproximações sucessivas, pautadas, de um lado, pelo rigor metodológico objetivo, próprio da produção de conhecimento científico e de outro lado, por suas interações com o contexto social, a conjuntura histórica e a cultura, que se modificam no tempo e redefinem o próprio conhecimento e, sobretudo, seus usos.
A escola torna-se eficaz na medida em que é capaz de levar o educando a adotar uma postura de questionamento frente à ciência e seus usos, por meio de um processo dinâmico de investigação, seleção, organização e análise de dados e informações que o levam a experimentar muitas possibilidades e descobertas, ampliando seu universo de respostas diante dos desafios da realidade.

Currículo
A educação de Santa Cruz considera como currículo todo o conjunto de práticas estabelecidas no ambiente escolar. Assim, o currículo vai além dos componentes curriculares que integram a grade curricular formal, e inclui a multiplicidade de situações e relações que acontecem no espaço escolar, buscando sempre a construção do ser humano integral. Além disso, o currículo é dinâmico e flexível, incorporando os avanços das ciências e da cultura no tempo e no espaço em que estamos inseridos.
Avaliação da Aprendizagem
A avaliação da aprendizagem tem como objetivo promover o desenvolvimento do aluno. Ao medir os progressos na aprendizagem no tempo, seus resultados constituem uma ferramenta que serve para retroalimentar e redimensionar as práticas educativas, com o fim de aperfeiçoá-las. Educadores e alunos são levados a refletir permanentemente sobre seus objetivos, suas estratégias e seu comprometimento com o processo de ensino e aprendizagem. A avaliação é realizada por meio de um conjunto de instrumentos, próprios a cada faixa etária, que medem o engajamento do aluno em diversas atividades e situações propostas e valorizam o esforço continuado ao longo de todo o processo.
