Educação Multidimensional

As escolas de Santa Cruz se comprometem com uma educação multidimensional: ela é universal, católica, contemporânea, pluralista, inclusiva, libertadora e transformadora, voltada à saúde e à sustentabilidade.

Educação Universal

 

Apresenta-se em todos os lugares com sua identidade particular, ao mesmo tempo em que busca, ativamente, educar de forma enraizada e enriquecida nos diferentes contextos, esperando contribuir para o bem comum e para um futuro melhor.

Educação Católica

 

A educação católica se erige sobre a etimologia da palavra católico: o que pertence a todos, que recebe todos. Tal universalidade reitera o pluralismo, tanto quanto o Evangelho, um convite aberto ao diálogo, a um encontro com o mistério da vida, em busca de respostas que confiram significado à existência, a vivencia a abertura à alteridade.

De modo particular, a educação de Santa Cruz oferta a experiência da fé em Jesus Cristo para aqueles que livremente aderem a esse chamado.

Educação Contemporânea

 

A educação de Santa Cruz é flexível, aberta ao diálogo, aos avanços da ciência, da sociedade e da cultura, e busca estabelecer um consenso para a transformação, considerando os fundamentos claros advindos de sua identidade.

Educação Pluralista e Inclusiva

 

A Educação de Santa Cruz acolhe a todos os que se dispõem a aderir à sua Missão, cuidando de cada aluno com o mesmo zelo e dedicação. Considera a identidade e a dignidade individual e coletiva, dissemina o respeito e a paz em lugar da violência, promovendo justiça e equidade.

Educação Libertadora e Transformadora

 

A formação integral de Santa Cruz dirige-se simultaneamente à inteligência e à vontade, criando uma atmosfera de apoio ao desenvolvimento da autonomia e da responsabilidade. Ao mesmo tempo em que educa para a elaboração independente, ativa e criativa do pensamento, busca educar para a liberdade. Educar para a liberdade é educar para a escolha responsável. Não há escolha responsável, senão no valor, de modo que toda a educação implica em uma formação moral, uma formação da vontade.

Educação para a Saúde e a Sustentabilidade

 

Educar para a saúde contempla a promoção do bem-estar e do bem-viver no plano pessoal e social e ambiental. O plano pessoal contempla o autocuidado, o cultivo de hábitos saudáveis, o respeito aos próprios limites; o plano social contempla a fraternidade, a solidariedade e o serviço ao outro; o plano ambiental contempla o compromisso com qualidade de vida e a preservação da vida no planeta.