Liderança e Planejamento

A eficácia escolar é fruto do nível de eficiência na mobilização dos recursos disponíveis e está relacionada ao nível de comprometimento da direção com a melhoria contínua dos resultados e à capacidade de aprendizagem organizacional da equipe, promovendo o constante redirecionamento de esforços.
O trabalho da direção contempla quatro eixos fundamentais: (a) liderança, (b) gestão curricular e de processos, (c) gestão de pessoas e (d) gestão de recursos, tendo como base o compromisso com a Missão educacional do Colégio. No Colégio Notre Dame esse processo é implementado por meio da ferramenta do Planejamento Estratégico, por meio da elaboração de Planos de Gestão de longo, médio e curto prazos, que abrangem os setores Pedagógico e Administrativo-Financeiro, a partir da metodologia PDCA (em Inglês: plan – do – check – act).
O desenvolvimento dos Planos de Gestão seguem metodologias consagradas com as seguintes etapas básicas: elaboração e aplicação aos membros da comunidade de avaliações institucionais, levantamento de evidências que expliquem os resultados das avaliações, elaboração e análise da matriz SWOT com definição de intervenções prioritárias, definição de objetivos estratégicos, desafios a serem superados e oportunidades a serem aproveitadas, indicadores e metas, projetos e ações com cronograma, responsabilidades e custos.
A implementação dos planos permite corrigir rumos de forma permanente, bem como antecipar e gerenciar de maneira articulada necessidades futuras, promovendo estabilidade institucional e crescimento sustentável.
Gestão de Pessoas
O Colégio compreende a gestão das competências dos educadores como um fator crítico para a eficácia escolar, que se concretiza por meio do tripé: Gestão das Competências Profissionais, Avaliação de Desempenho Profissional e Capacitação Permanente.
a) A Gestão das Competências Profissionais está sistematizada no Manual de Perfis de Competências Profissionais, que descreve as competências e habilidades, funções, etapas do processo seletivo, critérios de avaliação de desempenho profissional, feedback e definição de metas para as diversas funções do organograma organizacional.
b) A Avaliação de Desempenho Profissional é realizada de forma contínua e informalmente, sempre que necessário, e formalmente uma vez por ano. A avaliação formal é constituída por um questionário de competências e funções previstas para cada cargo, respondido pelos usuários dos serviços, pelo próprio educador e pelo superior imediato, com feedback formal do líder, definição de metas e um plano de ação individual.
c) A Capacitação Permanente é uma prioridade para o Colégio, viabilizada por meio de cursos internos, individuais ou coletivos, ou externos, quando necessário, por meio de suporte técnico especializado.

Gestão da Aprendizagem

O constante aperfeiçoamento dos sistemas de gestão está a serviço da melhoria permanente dos resultados da aprendizagem dos alunos. O Colégio vem incorporando instrumentos e métodos para a análise e a gestão dos dados da aprendizagem, entre os quais se destacam o controle sistemático do andamento dos planos de curso, a avaliação externa da aprendizagem e o tratamento dos dados da avaliação interna da aprendizagem. Todos esses instrumentos são acompanhados com relatórios de análise estatística de dados, os quais fornecem elementos essenciais para a intervenção nos processos institucionais e práticas educacionais em sala de aula, mediante a definição de prioridades, metas e um conjunto de ações periódicas, cuja aplicação visa à melhoria contínua dos resultados da aprendizagem.
