Memorial EcoNotre 2025: um ano de ações que inspiram
Por Beatriz CarvalhoFundado em 2022 pela equipe de Ciências da Natureza, o EcoNotre, grupo de sustentabilidade do Colégio Notre Dame Campinas, nasceu de um compromisso coletivo de promover educação ambiental e assim florescer práticas responsáveis dentro e fora da comunidade escolar. Desde então, nossos encontros práticos e reflexivos contam cada vez mais com a participação dos alunos do 6º ao 9º ano do Fundamental 2, que se engajam na missão de transformar gestos cotidianos e ideias inovadoras em ações que realmente importam.
Em 2025, o grupo protagonizou diversas atividades e campanhas que marcaram o ano. Demos continuidade ao projeto “Escola Limpa”, reafirmando nosso compromisso com o cuidado diário com as salas de aula. Ele aconteceu por meio da união entre alunos, que passaram a assumir a responsabilidade de suas próprias práticas dentro das salas, contando sempre com o incentivo dos professores. Ao final de cada dia, foram colocados adesivos que traduziam a situação: o verde, sinal de que o ambiente foi respeitado ou o vermelho, um lembrete de que a equipe de limpeza foi sobrecarregada por tarefas que pertencem a todos nós. No fim, foi desenvolvida a consciência da importância dos gestos coletivos para preservação.
Em outras das 13 oficinas, reagindo à imensa quantidade de papel usado no currículo escolar, produzimos nosso próprio papel reciclado enquanto refletimos sobre a alta demanda de água em uma única folha comum. Seguindo essa mesma linha de reaproveitamento, colocamos o conceito de upcycling na prática, juntando vários tecidos para originar novos materiais, assim como os residuários de tampas surgiram com a mesma intenção, em que as famílias do Notre deviam separar tampas plásticas e arrecadar em postos dentro da própria sala de aula. Quando cheios, eram vendidos para gerar renda ao CECOIA.
Com a COP 30 acontecendo no Brasil, o EcoNotre apresentou a conferência, seus desafios e criou um espaço de escuta e imaginação incentivado pelo evento. Dali surgiram propostas como apps de caronas, composteiras, hortas, campanhas contra o desperdício e outras ideias que mostram que a sustentabilidade na escola nasce da criatividade de cada um.
Assim, passo a passo, o EcoNotre semeia um ambiente mais responsável e comprometido com o futuro que desejamos cultivar. Reunindo exercícios práticos simples que nos mostram como produtos podem surgir do que antes era descartado e o importante momento da reflexão de nossos impactos do mundo enquanto consumidores e sociedade, o grupo se fortalece no objetivo de conscientização e segue com grandes planos para o futuro.
