Clube de Mídias conquista segundo prêmio internacional no Kids Witness News
Por Neyran BoaesO Clube de Mídias do Colégio Notre Dame Campinas conquistou seu segundo prêmio internacional no concurso Kids Witness News (KWN), promovido pela Panasonic. O vídeo “Inequality” recebeu o Prêmio KWN Kids, categoria em que os grupos participantes de diversos países votam nos trabalhos uns dos outros.
Este ano, os vídeos “Inequality” e “Same world, different intensities” venceram a etapa nacional do concurso, garantindo ao Colégio Notre Dame o título de única instituição brasileira representando o país na competição internacional.
Para a produção de “Inequality”, o Clube de Mídias convidou a equipe do 9º ano do Colégio Notre Dame CECOIA para representar o Ensino Fundamental II, enquanto os estudantes do Ensino Médio, do campus Campinas, produziram o vídeo “Same world, different intensities”.
O programa Kids Witness News incentiva estudantes do Ensino Fundamental e Médio a produzirem vídeos sobre temas alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Criado em 1989, o projeto promove habilidades como colaboração, comunicação, pensamento crítico e expressão criativa.
A trajetória do Notre Dame no KWN começou em 2022, com o vídeo “The Quarantine Impact on Education”, vencedor da fase nacional. Em 2023, o vídeo “The Gardener” também conquistou destaque nacional, consolidando a escola como referência na produção audiovisual estudantil.
“Em 2023 chegamos muito perto do prêmio internacional, e isso manteve viva a vontade dos alunos de continuar. Este ano, ver nosso trabalho reconhecido mundialmente é uma conquista que celebra dedicação, sensibilidade e estudo”, comenta Neyran Boaes, orientador de mídias.
A premiação internacional foi realizada em estúdio profissional, proporcionando aos estudantes uma experiência marcante.
“Foi uma emoção enorme. O processo exigiu muito comprometimento de todos, mas ganhar ali, naquele momento, fez tudo valer a pena”, relata Gabriel Pavesi, aluno do Ensino Médio.
Agora bicampeão internacional, o Clube de Mídias segue motivado a expandir sua atuação e continuar produzindo histórias que sensibilizem e inspirem.
