Protocolo de Retomada Presencial para Alunos do EF1

Confira abaixo os tópicos com as principais orientações para voltar às aulas com segurança ou visualize o protocolo na íntegra clicando no botão ao final da página.

São integrantes do grupo de risco alunos imunodeficientes ou com doenças preexistentes crônicas ou graves.

A princípio, esses alunos não deverão voltar às aulas presenciais. Caso a família necessite do retorno, precisará apresentar atestado com liberação médica.

Os horários de início e de término das aulas foram reorganizados, com dois horários de entrada e saída em cada turno, para evitar aglomerações na recepção e nos restaurantes.

 

Período Regular – Manhã

Séries Entrada Intervalo Saída
4º e 5º ano 7h30 10h – 10h30 12h20
1º ao 3º ano 7h40 9h15 – 9h45 12h30

Contraturno

Séries Modalidade Entrada Saídas
2º ao 5º ano Integral Obrigatório 13h30 15h45 / 17h / 17h45
1º ao 5º ano Opcional/Bilíngue 13h40 15h55 / 17h / 17h45

 

Período Regular – Tarde

Séries Entrada Intervalo Saída
1º ao 3º ano 13h20 15h – 15h30 18h10
4º e 5º ano 13h30 15h45 – 16h15 18h20

Contraturno

Séries Modalidade Entrada Almoço
1º ao 5º ano Integral Obrigatório 7h45 / 8h30 / 9h45 12h
2º ao 5º ano Opcional/Bilíngue 7h45 / 8h30 / 9h55 12h10

Áreas internas com intenso fluxo de alunos e de educadores passam a ser de uso exclusivo desse grupo.

A recepção do EF1 e o Pátio Central continuam acessíveis aos pais, com acesso à monitoria, salas de orientação, direção, secretarias, loja de uniformes e cantina. Para acesso a essas áreas, os pais deverão seguir as seguintes medidas protetivas: usar máscara, desinfetar os calçados em tapete de desinfecção, medir a temperatura corporal com termômetro infravermelho e desinfetar as mãos com álcool gel.

A entrada de pais na recepção e no pátio central nos horários de entrada, intervalos e saída deverá ser evitada. Nesses locais, é importante que os pais fiquem o menor tempo possível e que respeitem o distanciamento de 1,5 metro.

  1. Colocar na mochila os livros e cadernos das disciplinas que o aluno terá no dia (os materiais ficarão em casa durante a pandemia).
  2. Medir a temperatura corporal e somente levar a criança para a escola caso a temperatura esteja até 37,5° Celsius.
  3. Informar à escola quando a criança faltar por motivo de saúde.
  4. Propiciar que a criança acompanhe as aulas “on-line” quando faltar, se o estado de saúde permitir.
  1. Colocar máscara em todos os ocupantes do veículo antes de entrar pelos portões da escola.
  2. Evitar estacionar o carro para entregar a criança na recepção.
  3. Parar o carro no drive e não descer.
  4. Aguardar o monitor medir a temperatura corporal da criança. Será permitida a entrada para temperatura corporal até 37,5º Celsius, mas com alerta de monitoramento frequente a partir de 37,2º Celsius.
  5. A criança será desembarcada com a ajuda do monitor e caminhará, puxando a mochila, até a recepção.
  6. Na recepção, a criança passará sobre um tapete de desinfecção para os calçados e  para as rodinhas da mochila e higienizará as mãos com álcool em gel disponível em um totem que será pressionado com os pés.
  7. Em seguida, a criança seguirá diretamente para sua sala de aula.
  8. A chegada à escola deverá ser programada para que ocorra de 5 a 10 minutos antes do início das aulas, contribuindo para o escalonamento de horários.
  9. Os pais nunca deverão ministrar analgésicos aos filhos ou a si próprios antes de entrar na escola, para evitar a entrada com quadro febril encoberto.
  10. Os alunos que utilizam transporte escolar (Vans) seguirão os mesmos procedimentos no portão 7.

Na chegada, caso seja necessário estacionar e descer do carro, o responsável deverá deixar a criança na porta da recepção, respeitar o distanciamento de 1,5 m entre as pessoas, manter a criança sob seu controle até sua entrada, deixar a recepção assim que a criança entrar e não fazer aglomeração nas áreas externas.

 

Álcool gel Disponível em todas as salas de aula para uso frequente.
Cadeira e carteira Higienizadas pela escola antes da entrada de cada turma. 
Mochila Fica com o aluno. As de rodinha permanecem no chão ao lado da carteira, e as de ombro devem ser penduradas na própria carteira ou em alguma carteira vaga.
Material didático Trazer e manter sobre a carteira apenas o material necessário e higienizar tudo com frequência.

Jamais compartilhar materiais de uso pessoal.

Janelas e portas  Ficam abertas durante as aulas, e a porta fica fechada nos intervalos.
Ecobrisas Podem ser ligados normalmente na presença de alunos, mantendo-se porta e janelas abertas.
Ar condicionado e ventiladores Ar condicionado e ventilador poderão ser ligados somente “se for inevitável”. Neste caso, deve-se manter porta e janelas do local abertos para permitir a troca de ar do ambiente externo com o interno.
Ar livre Privilegiar o uso desses espaços ao ar livre, sempre respeitando o distanciamento social de 1,5 m.
Chão Nunca se sentar no chão em pátios e corredores.
Contato físico Atividades com contato físico nestes locais estão proibidas, podendo voltar aos poucos a partir da Etapa 2.
Mesas de jogos As mesas de jogos dos quiosques foram retiradas, podendo voltar aos poucos a partir da Etapa 2.
Objetos e brinquedos O uso de objetos e  brinquedos  individuais nos parques está proibido, podendo voltar aos poucos a partir da Etapa 2.
Brinquedões Os brinquedões dos parques podem ser usados a partir da Etapa 2, com higienização entre o uso por grupos distintos.
Bebedouros Os bebedouros com acionamento por jato ficam desativados, e os de torneira ficam liberados exclusivamente para encher garrafas.
Higiene pessoal O local apropriado para procedimentos de higiene pessoal são os banheiros e vestiários. Deve-se utilizar, preferencialmente, sempre o mesmo local.
Mãos Higienizar as mãos com água e sabonete antes e após o uso dos banheiros; utilizar uma toalha de papel descartável para abrir e fechar torneiras e um pedaço de papel higiênico para dar a descarga e abrir fechaduras.
Protetores de assentos Utilizar os protetores de assento disponíveis nos banheiros e vestiários.
Distanciamento Jamais desrespeitar o distanciamento mínimo de 1,5 m nos banheiros. Aguardar fora do banheiro quando a capacidade limite for atingida.

Os restaurantes funcionarão com o seguinte esquema:

  1. Restaurante 1: prato feito por preço fixo, com pedido antecipado, para alunos do 6º ano em diante e colaboradores.
  2. Restaurante 2:  buffet normal por preço fixo para alunos do 1º ao 5º ano e por peso para alunos do 3º ano em diante e colaboradores. O usuário não terá acesso ao buffet, e os alimentos serão servidos pelos colaboradores do restaurante, atendendo às escolhas do usuário

 

Orientações Gerais para utilização da Cantina e Restaurantes

  1. Higienizar as mãos com álcool gel na entrada e na saída.
  2. Respeitar distanciamento de 1,5 m de outra pessoa em filas.
  3. Permanecer no espaço da cantina apenas para a compra e o recebimento do alimento. A alimentação deverá ser feita na parte externa, ao ar livre. Nunca se sentar no chão para comer.
  4. Ocupar somente os assentos marcados nos restaurantes.
  5. Retirar a máscara somente ao iniciar a refeição.
  6. Nunca compartilhar alimentos ou bebidas com outra pessoa.
  7. Nunca conversar sem máscara.
  8. Utilizar preferencialmente cartão para pagamento.

 

Importante: a utilização do refeitório pelos pais do EF1 para servirem seus filhos com alimentos trazidos de casa fica interrompido enquanto houver a restrição para o livre fluxo dos pais na escola. As opções para as famílias do EF1 são levar o filho para se alimentar em casa e depois voltar ou utilizar os serviços ofertados pela escola.

  1. O espaço foi reorganizado de modo a garantir o distanciamento de 1,5 m entre os usuários.
  2. A espera para atendimento vai acontecer no corredor externo, em cadeiras dispostas a cada 1,5 m.
  3. Utilizar o espaço somente quando necessário.
  4. Todo atendimento será precedido por medição da temperatura corporal.
  5. Sempre que as profissionais do setor julgarem necessário, farão contato com a família orientando saída antecipada.
  6. O Contato com a família ocorre da seguinte forma: primeira opção via telefone, segunda opção via ClassApp, ambos contatos realizados pela equipe do Atendimento à Saúde, e terceira opção via secretárias dos segmentos.

Na etapa 1, ficarão suspensas as aulas na biblioteca infantil, como também o empréstimo para os segmentos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental 1.

No retorno às atividades presenciais, cada integrante da comunidade escolar deverá realizar todos os esforços para minimizar o risco de propagação do novo coronavírus, incorporando boas práticas de distanciamento social, higienização das mãos, etiqueta respiratória e cuidados com alimentação. Para isso, todos deverão aderir às medidas protetivas e reforçá-las dentro do espaço escolar.

 

Alunos

Problemas crônicos de saúde Não deverão vir às aulas presenciais. Caso seja necessário, apresentar atestado com liberação médica.
Ausência Ficar em casa quando apresentar sintomas típicos da COVID-19.
Aulas on-line Acompanhar as aulas on-line enquanto não voltar à escola e sempre quando precisar ficar em casa.
Máscara Usar máscara durante todo o tempo de permanência na escola, trocando-a quando ficar úmida ou após o almoço; exceções devem ser justificadas com atestado médico. Máscaras esquecidas na escola serão devolvidas somente se estiverem identificadas.
Temperatura corporal Medir a temperatura corporal na recepção (entrada autorizada para temperatura de até 37,5° Celsius e controle frequente a partir de 37,2º Celsius) .
Calçados Higienizar calçados nas recepções, sobre os tapetes sanitizantes.
Mãos Higienizar as mãos com álcool gel na entrada e frequentemente durante o dia. Lavá-las frequentemente, especialmente após tossir, espirrar, antes e depois de se alimentar, com água e sabão, esfregando-as bem durante, pelo menos, 20 segundos. 

Evitar tocar olhos, nariz e boca. 

Evitar tocar em superfícies como corrimãos, puxadores, interruptores, paredes, pias ou outros equipamentos que sejam de uso frequente.

Contato pessoal Não cumprimentar as pessoas com aperto de mãos, beijos ou abraços.
Distanciamento Manter a distância física de 1,5 m de outra pessoa.
Etiqueta respiratória Ao tossir ou espirrar, utilizar a zona interna do braço,  com o cotovelo flexionado, e nunca as mãos, evitando tocar nos olhos, no nariz, na boca e na máscara.
Álcool gel pessoal O colégio disponibilizará álcool gel em todas as salas de aula e nos corredores. É recomendável, porém, que o aluno mantenha consigo um frasco pessoal para uma higienização frequente em qualquer lugar.
Garrafa ou copo pessoal Usar somente garrafa ou copo pessoal limpo para beber água.
Lenços de papel Usar lenços de papel para higiene nasal. Após o uso, descartar somente no lixo dos banheiros. Higienizar as mãos ao término de cada procedimento.
Objetos pessoais Não trazer brinquedos e/ou outros objetos pessoais desnecessários na mochila; não compartilhar objetos de uso pessoal.
Uniformes Trocar o uniforme todos os dias e intensificar a lavagem das peças.
Alimentação Nunca se sentar no chão para se alimentar e jamais depositar no chão embalagens com alimentos. Após o almoço e a higienização bucal, substituir a máscara por uma limpa e guardar a máscara já utilizada em saco plástico, dentro da mochila.
Delivery Evitar adquirir refeições por serviços de entrega, para reduzir riscos de contaminação.
Conversas Não conversar alto em frente à sua sala de aula, pois as salas ao lado poderão estar em aulas, devido ao escalonamento de horários. Nunca conversar com quem está se alimentando.
Materiais escolares Higienizar materiais, lancheira e mochila em casa, frequentemente.
Prevenção Evitar frequentar ambientes potencialmente contaminantes fora da escola (shopping, bares, restaurantes, festas etc). Ao retornar de viagens, é altamente recomendável que o aluno permaneça em aulas online por uma semana, antes de retornar presencialmente.
Sintomas relacionados ao COVID-19 O aluno deverá reportar à escola, de imediato, se tiver sintomas relacionados à COVID-19 durante o período escolar, como dificuldade respiratória, dor de garganta,  tosse constante, fadiga, sintomas gastrointestinais (vômito ou diarreia). 
Confirmação ou suspeita de COVID-19 Seguir rigorosamente as regras para caso suspeito ou confirmado de COVID-19 apresentadas neste protocolo, seja próprio ou de pessoa ligada a seu círculo de relacionamento.

 

Pais e Familiares

Acesso ao colégio Usar preferencialmente o drive, sem descer do carro, para deixar e retirar os filhos, estacionando o carro somente quando, de fato, necessário. 
Entrada e saída Cumprir, na íntegra, o Ordenamento de Acesso previsto no item 2, para evitar aglomeração tanto na entrada como na saída de alunos.
Máscara Usar máscara durante todo o tempo de permanência na escola, dentro ou fora do veículo. 
Temperatura corporal Medir a temperatura corporal na recepção para entrada nos espaços permitidos (entrada autorizada para temperatura de até 37,5° Celsius).
Calçados Higienizar calçados nas recepções, sobre os tapetes sanitizantes.
Distanciamento Manter distância de 1,5 m de outra pessoa.
Limite de acesso Não ultrapassar as áreas delimitadas exclusivamente para alunos e educadores no hall de entrada do EF1 e no Pátio Central.
Contato pessoal Não cumprimentar as pessoas com aperto de mãos, beijos ou abraços.
Mãos Higienizar as mãos com álcool gel ao entrar no colégio. Evitar tocar em superfícies como corrimãos, puxadores, interruptores, paredes, pias ou outros equipamentos que sejam de uso frequente.
Etiqueta para convívio Ao tossir ou espirrar, utilizar a zona interior do braço, com o cotovelo flexionado, e nunca as mãos, evitando tocar nos olhos, no nariz, na boca e na máscara.
Atendimento / reuniões Priorizar sempre atendimento telefônico, por Classapp ou por videochamadas (whatsapp, google meet, zoom etc), com agendamento prévio.
Medicamentos Nunca ministrar analgésicos que encubram eventual quadro febril e/ou outros sintomas antes de trazer o aluno à escola, zelando pela segurança de todos.
Delivery Orientar os filhos a não adquirirem refeições por serviços de entrega, para reduzir riscos de contaminação.
Restaurantes e refeitórios Os restaurantes e refeitórios  ficam restritos a alunos e colaboradores até a liberação da movimentação de pais na escola.
Problemas de saúde Manter o Serviço de Atendimento à Saúde da escola informado a respeito de suspeita ou resultado positivo para COVID-19 dos filhos ou de pessoas de convívio próximo dos filhos (babás, empregados, avós…). 
Prevenção Cuidar que os integrantes da família evitem frequentar ambientes potencialmente contaminantes (shopping, bares, restaurantes etc). O esforço coletivo nessa direção preserva toda a nossa comunidade.
Sintomas relacionados ao COVID-19  Caso um aluno apresente sintomas relacionados à COVID-19 durante o período de aulas, nossa equipe de Atendimento à Saúde entrará em contato com a família para  buscá-lo no Portão 6 (perto do portão das vans), onde ficará aguardando em local apropriado, acompanhado de um monitor.
Confirmação ou suspeita de Covid-19 Seguir rigorosamente as regras para caso suspeito ou confirmado de COVID-19 apresentadas neste protocolo, seja próprio, dos filhos, ou de pessoa ligada a seu círculo de relacionamento.
Aniversários        As comemorações de aniversário na escola, com bolo e vela, ficam suspensas temporariamente para maior segurança dos alunos.

 

Colaboradores e Terceiros

As práticas para os Colaboradores e Terceiros estão descritas no Protocolo de Retomada Presencial para os Colaboradores (PRP-C). Clique aqui para visualizar.

  1. Evitar estacionar o carro para retirar a criança na recepção.
  2. Parar o carro no drive e não descer.
  3. Usar máscara.
  4. Aguardar o monitor embarcar a criança e seus pertences.
  5. Programar a retirada da criança em até 10 minutos após o término das aulas, contribuindo para o escalonamento de horários.
  6. Preferir que o mesmo familiar faça a entrada e a saída da criança na escola, facilitando o cumprimento do novo regulamento.

Na saída, caso seja necessário estacionar e descer do carro, esperar a criança, pelo menor tempo possível, na porta da recepção, respeitar o distanciamento social  de 1,5 m, deixar o local assim que a criança chegar, manter a criança sob seu controle até chegar ao carro e não fazer aglomeração nas áreas externas.

Em vista do longo período de afastamento das atividades presenciais e do lento processo de retomada das atividades no ambiente escolar, uma série de medidas de ajuste foi necessária para o cumprimento do ano letivo em curso.

 

Planejamento de Ensino

  1. Aulas regulares, currículos internacionais, recuperações e plantões de dúvidas de todas as turmas serão transmitidos ao vivo, via Web, para atender aos alunos que não puderem estar presentes fisicamente na escola durante toda a vigência do protocolo.
  2. Os Planos de Curso foram revisados no intuito de dar maior ênfase às habilidades fundamentais necessárias para a progressão escolar para o ano seguinte.
  3. Os conteúdos ministrados de forma remota serão objeto de revisão sempre que necessário, de modo a garantir que todos tenham os pré-requisitos necessários para a continuidade dos estudos.
  4. O aluno com defasagens deverá frequentar intensamente as recuperações e os  plantões, de preferência presencialmente.
  5. O Calendário Escolar foi revisto com a extensão das aulas regulares até o dia 22 de dezembro de 2020 para todos os alunos.

 

Avaliação da Aprendizagem

  1. O Regimento Escolar permanece inalterado e todas as suas normas permanecem vigentes.
  2. O ano letivo continua organizado em 3 trimestres no EF1 e em 4 bimestres no EF2 e EM, mais um Exame Final nos casos previstos no Regimento Escolar.
  3. As notas que compõem a Média de cada etapa também continuam as mesmas, incluindo nota de Processo, Verificações Parciais e Provas Trimestrais/Bimestrais, com a observação de que a Verificação Parcial pode ser dispensada,  dando-se peso maior ao processo. Este planejamento é de responsabilidade de cada área de conhecimento.
  4. Caso o aluno obtenha desempenho inferior a 6,0 em uma prova trimestral/bimestral, com exceção do último trimestre/bimestre, o aluno poderá fazer uma prova de recuperação. A nota de recuperação será somada com a nota da prova trimestral/bimestral e dividida por 2. Se a média final do aluno aumentar, prevalecerá a nova média. Essa medida visa tirar o maior número de alunos do Exame Final.
  5. O Exame Final vai acontecer em janeiro de 2021 e será precedido por um Conselho de Classe extraordinário ainda em dezembro, para analisar casos muito próximos do fechamento.
  6. Em função de todas as dificuldades inerentes ao afastamento presencial, os Conselhos de Classe terão cuidado diferenciado com retenções em 2020.

 

Calendário de Eventos e Estudos do Meio

  1. Eventos Gerais cancelados: Jogos Internos Pe. Moreau, Dias da Família, Festa Junina, Espetáculo Cecand, Escola Aberta, Feira do Livro e Prêmio Moreau.
  2. Eventos do EF1 cancelados: Ginquenique (1º ano), DayCamp (2º ano), Festival de Atletismo (3º ano), Notreaventura (3º ano), Ginasloucos (4º ano), Pijamando (4º ano), Pipocando (5º ano) e Encerramento Bilíngue.
  3. Estudos do meio EF1 cancelados: todos. 
  4. Programas Complementares cancelados: Projeto Geração (5º ano), Projeto Embaixadores Ambientais EF2, Grupo Mídias EF2, Projeto Makers 9º ano, Notregênios EM, Protagonismo Social 1ª série EM, Voluntariado 2ª série EM, RPG 2ª série EM, Treinamentos Esportivos, Eventos e Torneios ligados aos Cursos Extracurriculares.
  5. Eventos Mantidos (mas poderão sofrer alterações em seu formato e datas para atender às recomendações vigentes na época): Encerramentos do Ano, Formatura.
  6. Programas complementares mantidos (sofrerão alterações em seu formato para atender às recomendações vigentes na época): Catequese e Oficinas de Vivência.
Para visualizar o protocolo na íntegra, clique no botão abaixo.
Última revisão em 03/12/2020