Blog do Notre


Como estimular o gosto pela leitura nas crianças?

Por

Estudos comprovam que a leitura auxilia no desenvolvimento cerebral, na melhora do desempenho acadêmico e até mesmo na formação de uma sociedade mais igualitária.

De acordo com a 4ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada em 2016 pelo IBOPE, 44% da população brasileira não lê e 30% nunca comprou um livro. Diante desse cenário preocupante, incentivar as crianças a tomar gosto pelos livros é uma missão ainda mais importante de pais e educadores.

No entanto, como estimular a leitura infantil e vencer esse desafio em meio a constante expansão tecnológica? Confira as 5 dicas que preparamos:

 

1) Leia para a criança e seja exemplo

Uma das melhores estratégias para promover a leitura entre os pequenos é ler para eles livros que estimulem a imaginação. Para a criança, a leitura feita por adultos incentiva a escrita espontânea e a leitura, contribui para a ampliação do vocabulário, favorece a criatividade e impacta o desenvolvimento cultural e cognitivo.

Como ler é um ato cultural, é fundamental que os adultos mantenham esse hábito dentro de casa, servindo de exemplo para que a criança também aprenda a desenvolvê-lo.

 

2) Alie a leitura a outras atividades divertidas

Associe a leitura a passeios para que a criança entenda mais sobre o que está lendo. Se o livro fala de animais, ir ao zoológico pode ser uma ótima ideia! Se a leitura é sobre o Universo, que tal ir ao planetário e conhecer um pouco mais de astronomia? Filmes e peças teatrais também são boas opções para gerar interesse nos livros em que foram baseados.

Além desses passeios, frequentar livrarias e bibliotecas com os pequenos e levá-los para eventos de contadores de histórias também irá incentivar o gosto pela leitura.

 

3) Transforme os momentos de leitura em uma atividade familiar

Para que a leitura se torne um hábito prazeroso, é importante que ela faça parte da rotina familiar. Por isso, vale aproveitar os momentos em família para atualizar tanto a sua leitura quanto a das crianças, e depois conversarem entre si sobre os temas lidos.

Uma maneira legal de colocar isso em prática é criar um clube do livro, em que a família irá escolher um título e compartilhar as opiniões após todos terminarem a leitura.

 

4) Crie um cantinho da leitura

Monte um ambiente confortável, com boa iluminação e criativo para estimular a leitura, no qual a criança possa ter acesso aos livros sempre que quiser. Com o passar do tempo ela terá seu próprio acervo com os títulos que mais gosta.

 

5) Use a tecnologia a favor

Criar uma biblioteca virtual, seja no tablet ou no computador, também pode ser uma forma de incentivar a leitura infantil. Para algumas crianças, a leitura pode ser até mais rápida com esses dispositivos, por conta da luminosidade e das cores. Além disso, alguns sites de editoras e até e-books mais incrementados oferecem atividades lúdicas sobre os títulos, que podem aumentar o interesse pela leitura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *