Blog do Notre


A importância da participação dos pais nas reuniões escolares

Por

O desenvolvimento acadêmico, cristão e socioemocional da criança (“mente e coração”) exige o empenho das duas principais instituições nas quais ela está inserida desde os primeiros anos de sua vida: a família e a escola. Por isso, os pais precisam ter contato direto com a vida escolar dos filhos.

Uma das formas mais eficientes para este acompanhamento, é através das reuniões de pais que são realizadas no colégio. Essas reuniões têm sempre a finalidade de: tentar trazer os pais para mais perto do ambiente escolar e ajudá-los a ficarem mais envolvidos no desenvolvimento acadêmico dos filhos, principalmente nos anos iniciais da vida acadêmica, pois ajudam os responsáveis a compreenderem os elementos essenciais na organização da rotina de estudos, em seu aspecto mais amplo.

As reuniões de pais trazem benefícios para uma atuação mais eficaz, tanto por parte dos pais, quanto por parte da escola, pois possibilitam:

  • Conhecer melhor os fundamentos que sustentam o projeto educativo de nossa escola, fortalecendo o vínculo escola-família;
  • Esclarecer os aspectos do trabalho que será desenvolvido pela escola; os planos de ensino, metodologia;
  • Alinhar as intervenções e acompanhamento pelos pais, durante as tarefas de casa e estudos preparatórios para as avaliações;
  • Realizar combinados prévios acerca do cumprimento de regras e procedimentos importantes durante as diversas atividades que ocorrem no espaço escolar,
  • Socializar informações importantes para um melhor cuidado da criança, de forma a atender as suas necessidades;
  • Aumentar a confiança e o relacionamento entre os pais e a instituição de ensino, criando uma ligação importante para o desenvolvimento de cada criança.

Sabemos que o cotidiano das famílias, devido ao contexto atribulado, acaba por dificultar muito a sua participação na vida escolar de seu filho. Por isso, as datas das reuniões de pais já encontram-se definidas, desde o início do ano letivo, possibilitando a organização antecipada dos responsáveis para que possam cumprir com a responsabilidade de sua participação destes momentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *