Ensino Fundamental I

No Ensino Fundamental I o foco educativo está voltado para a aprendizagem de habilidades que visam ao início da aquisição estruturada do conhecimento nos diversos componentes que integram a grade curricular dessa fase. O desenvolvimento de diferentes aptidões passa a ser estimulado. O tempo destinado à Lição de casa e estudo individual aumenta gradativamente. Além disso, a criança passa a conviver mais com regras coletivas e é estimulada a ampliar seu repertório relacional, construindo amizades e se relacionando com base em valores corretos.

Turmas:
1º ano: em operação, destinado a crianças que completem 6 anos até o dia 30 de junho do ano de ingresso.
2º ano: em operação, destinado a crianças promovidas no 1º ano do Ensino Fundamental.
3º ano: em operação, destinado a crianças promovidas no 2º ano do Ensino Fundamental.
4º ano: funcionará em 2017, destinado a crianças promovidas no 3º ano do Ensino Fundamental.
5º ano: funcionará em 2018, destinado a crianças promovidas no 4º ano do Ensino Fundamental.
As Turmas de Ensino Fundamental são oferecidas no período da manhã. As aulas tem início às 7h30, com chegada das crianças a partir das 7h15, e término às 12h20, com retirada das crianças até 12h35.

Grade Curricular

A grade curricular do Fundamental I é composta por Língua Portuguesa, Matemática, Ciências da Natureza, História, Geografia, Educação Física, Inglês, Música, Arte e Ensino Religioso. Os recursos de Tecnologia são utilizados em todas as disciplinas.

Objetivos

  • Desenvolver a confiança do aluno em sua capacidade de aprender, obtendo crescente autonomia intelectual.
  • Conhecer e aprender a aplicar, de forma distinta, as diferentes linguagens: verbal, escrita, matemática, científica, gráfica, plástica e corporal, sendo capaz de comunicar, produzir e interpretar ideias ou situações, levantar questionamentos sobre a realidade, elaborar hipóteses explicativas e sugerir possíveis soluções para situações-problema.
  • Desenvolver uma imagem positiva de si mesmo, confiando em suas capacidades e conhecendo seus limites, de modo a construir autonomia pessoal.
  • Desenvolver a percepção e o respeito ao outro, a confiança em sua capacidade relacional, a noção de cidadania e do espaço público, obedecendo a regras e construindo relações saudáveis e respeitosas com os colegas.
  • Perceber-se integrante do universo material, humano, ambiental e espiritual, e portanto, um agente transformador do meio em que vive, podendo contribuir ativamente para a melhoria do mesmo, através de suas ações e comportamentos, com base nos princípios éticos da tradição de Santa Cruz.

Planejamento
Os Planos de Curso de cada disciplina são revistos anualmente em semana de planejamento pelos Professores com a supervisão de Assessores Pedagógicos de Área e Coordenação Pedagógica. Contemplam a definição de conteúdos, competências e habilidades a serem desenvolvidas no ano, cronograma anual, estratégias metodológicas e critérios de avaliação da aprendizagem.

Material
Os conteúdos estudados seguem a organização proposta nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) e a escola utiliza livros didáticos adquiridos em livrarias e um caderno na maioria dos componentes curriculares, em todos os anos. Provas e materiais complementares são organizados em pastas e controlados pelas professoras.

Metodologia
Além do trabalho sistemático para a aprendizagem das habilidades previstas em cada disciplina, a escola recorre à metodologia de trabalho por Projetos, visando o desenvolvimento integrado de habilidades previstas nas diversas disciplinas. Em todos os anos o trabalho é enriquecido com um estudo do meio que acontece fora do ambiente escolar e visa à aprendizagem de conteúdos escolares em contextos concretos, o contato e cuidado com o meio ambiente e a integração entre dos alunos.

Estudo
Nas aulas o aluno deve portar o material didático, fazer registros, participar ativamente das atividades e esclarecer suas dúvidas O estudo diário em casa é imprescindível para o aluno apreender os conteúdos trabalhados em aula, sobretudo através da Lição de Casa, que deve ser realizada com qualidade e pontualidade. Um bom ambiente de estudo em casa requer um local adequado, material organizado e disponível no local de estudo, planejamento da agenda da criança, estímulo e acompanhamento dos pais. A leitura em casa, sobretudo de livros, deve ser incentivada pelos pais.

Avaliação

Médias
Incluem atividades processuais e provas. A avaliação anual é realizada em quatro etapas: 3 trimestres e Exame Final, sendo 1º trimestre com peso 1, demais trimestres e Exame Final com peso 2. A nota do aluno é expressa em escala numérica de zero a dez, graduada em décimos. É aprovado direto o aluno com média 6 em todas as disciplinas e submetido a Exame Final o aluno com até 2 disciplinas com média inferior a 6. Após o Exame Final é promovido o aluno que obtiver Média Final 6 em todas as disciplinas

Recuperação
A recuperação é contínua e os professores revisam constantemente, nas aulas regulares, pré-requisitos e conteúdos já ministrados e atribuem atividades e listas de exercícios extras para alunos com dificuldades pontuais.

Pessoal
Cada turma tem uma Professora responsável a qual é assistida por uma Auxiliar de Classe. O apoio técnico pedagógico é realizado pela direção pedagógica do Colégio Notre Dame de Campinas. Além disso, o Notre Dame Cecoia mantém, de forma permanente, uma Assistente de Coordenação, além de equipe de Serviços Gerais e Segurança.

2º ano - 2