Educação Infantil

O Curso

O Curso de Educação Infantil é organizado em dois anos, para crianças a partir de 4 anos a serem completados até 30 de junho do ano de ingresso. Os cursos são oferecidos no período da tarde.
A Educação Infantil tem por finalidade o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social. Portanto, o trabalho em todas as séries envolve o desenvolvimento de habilidades motoras, emocionais, cognitivas e sociais.
A grade curricular do Infantil é composta por Linguagem Oral e Escrita, Matemática, Natureza e Sociedade, Educação Física, Movimento, Formação Pessoal e Social, Música, Arte, Jogos, Ensino Religioso e Informática.

Objetivos

  • Utilizar diferentes linguagens – oral, gráfica, matemática, plástica, corporal e tecnológica – como meio para produzir conhecimentos, expressar e comunicar ideias, sentimentos, necessidades e desejos, interpretar fatos, estabelecer relações, levantar hipóteses, problematizar e buscar soluções.
  • Observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente e valorizando atitudes que contribuam para sua conservação.
  • Estabelecer e ampliar as relações sociais, aprendendo a conviver e posicionar-se, utilizando o diálogo como forma de resolver conflitos e de tomar decisões coletivas.
  • Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente e cooperativa, com confiança em suas capacidades e percepção de seus limites.

Planejamento

Os Planos de Curso de cada disciplina são revistos anualmente em semana de planejamento pelas professoras com a supervisão de Assessores Pedagógicos de Área e Coordenação Pedagógica. Contemplam a definição de conteúdos, competências e habilidades a serem desenvolvidas no ano, cronograma anual, estratégias metodológicas e critérios de avaliação da aprendizagem.
Esta revisão inclui ainda a análise e tratamento dos resultados das avaliações da aprendizagem realizadas do ano anterior, a integração vertical dos planos de curso da área nas diversas etapas de ensino e a integração horizontal com os planos de curso das demais áreas no mesmo ano.

Material

Os conteúdos estudados seguem a organização proposta no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e a escola utiliza material didático próprio nos dois anos dessa fase. As produções da criança são organizadas num portfólio pelas professoras e entregue aos pais ao término de cada semestre. A lista de materiais de uso individual é divulgada por ocasião da matrícula anual e os materiais entregues à professora, pelos pais, no início do ano.

Metodologia

Além do trabalho sistemático para a aprendizagem das habilidades previstas em cada disciplina, a escola recorre à metodologia de trabalho por Projetos, visando o desenvolvimento integrado de algumas habilidades previstas nas diversas disciplinas. Os projetos são construídos a partir de temas amplos, com a participação ativa das crianças e mediação da professora. Várias fontes de informações podem ser usadas, como livros, filmes, imagens, entrevistas, visitas etc. As descobertas, discussões e conclusões vão sendo registradas pelas crianças. Ao final, todo o conhecimento adquirido é sistematizado pela professora, de modo que a criança compreenda as interconexões entre os diversos conteúdos estudados, seja capaz de dominar sua estrutura e organizá-los no seu universo de aprendizagens. No Infantil II o trabalho é enriquecido com o estudo do meio que acontece fora do ambiente escolar e visa a aprendizagem de conteúdos escolares em contextos concretos, promover o contato e cuidado com o meio ambiente e a integração entre dos alunos.

Lição de Casa

A lição de casa é introduzida gradativamente no Curso de Educação Infantil, tendo como objetivo iniciar uma rotina de estudos, desenvolver o senso de responsabilidade e a organização, assim como a revisão e a sistematização de conteúdos.

Avaliação

A avaliação acontece de forma contínua ao longo de todo o processo de aprendizagem, sendo registrada pela professora e relatada às famílias nas reuniões individuais trimestrais através da FOA(Ficha de Observação do Aluno).