•    

     

Middle School

 

O MSGL é um programa destinado a alunos do 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental, oferecido em parceria com a University of Missouri, uma das mais notáveis instituições de pesquisa dos Estados Unidos. O estudante que opta por esse curso acrescenta à sua grade  três horas semanais de imersão no idioma inglês.

 

CURRÍCULO INTERNACIONAL

Desenvolvido para estudantes que não têm o Inglês como primeira língua, o programa é produzido pelo College of Education da University of Missouri, um dos melhores dos EUA, oferecendo ao aluno a vivência em um currículo internacional que terá continuidade no High School, a partir do 9º ano.

 

INTEGRAÇÃO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E CIÊNCIAS HUMANAS

Diferentemente do High School, o currículo do MSGL não é composto por disciplinas específicas: ele integra Ciências Humanas e da Natureza, utilizando a abordagem STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática).

 

 

O programa inicia-se no 6º ano com o tema “Voices”, cujo objetivo é a expressão e a valorização da voz em diferentes contextos. Durante as aulas são desenvolvidos projetos com atividades que buscam potencializar o desenvolvimento de habilidades comunicativas, nos campos da fala e da escrita.

 

 

Para os alunos do 7° ano as aulas são direcionadas para a discussão de temas relacionados ao meio ambiente (Environment). Já no 8° ano os projetos abordam conceitos de direitos humanos (Human Rights).

 

ONU GLOBAL ISSUES

Baseado em tópicos selecionados da agenda de temas globais da ONU como água, direitos humanos, saúde, voluntariado, paz e segurança, o MSGL propõe que os alunos se vejam como agentes de mudança em sua comunidade – afinal, serão os líderes globais de amanhã.

 

ABORDAGEM CRÍTICA

O material é elaborado para que os alunos desenvolvam as habilidades e competências do século XXI, incluindo a colaboração, o pensamento crítico, a comunicação e a resolução de problemas. Com uma proposta inovadora, o MSGL expõe o estudante ao conceito Glocal (temas globais, problemas locais), estimulando-o a pensar globalmente e agir localmente,  buscando soluções para os desafios propostos e a compreensão da importância do trabalho coletivo.

 

APRENDIZADO DA LÍNGUA E AVALIAÇÃO

Com 25% do currículo dedicado ao estudo da língua inglesa, o MSGL também tem foco na gramática e demais estruturas. O desenvolvimento contínuo da linguagem por meio da leitura, escrita, fala e audição é outro objetivo do MSGL.

 

As avaliações baseiam-se no desempenho individual do aluno, nos trabalhos em grupos e na Aprendizagem Baseada em Problemas, cuja sigla em inglês é PBL (Project Based Learning) e busca diminuir a distância entre o aprendizado da teoria e a prática.

Ao final do curso, o aluno recebe um Certificado de Conclusão da University of Missouri, que não se confunde com um certificado oficial de Middle School americano.

 

MIDDLE SCHOOL CAMP

Alunos do Middle School de várias escolas do Brasil, professores, coordenadores, representantes da HSE e da Mizzou K-12 anualmente se reúnem 4 dias em uma fazenda para uma completa imersão na língua inglesa, com atividades esportivas e pedagógicas coordenadas por monitores totalmente em Inglês, como culinária, atividades no lago, jogos, caminhadas em trilhas e teatro. Uma excelente oportunidade para praticar o idioma fora do contexto da sala de aula!

São dias intensos de atividades, ensinamentos, aprendizagem e reflexões sobre liderança e comunidade, além da oportunidade de fazer novos amigos.

 

SOBRE A UNIVERSITY OF MISSOURI

Fundada em 1839, a University of Missouri (também conhecida como MU ou Mizzou) está entre as 100 melhores Universidades dos EUA dentre 4.726 instituições existentes, e é um dos 62 membros da Associação de Universidades Americanas (AAU) junto a instituições como Harvard, Yale, Princeton, Stanford, MIT, NYU, Cornell, Columbia, Brown, UC-Berkeley, UCLA e CalTech.

 

Com mais de 35 mil alunos, a University of Missouri oferece 280 cursos de graduação, 84 de mestrado e 66 de doutorado. Segundo o mais completo ranking de universidades dos EUA (US-News World Report), a instituição está entre as 40 melhores Faculdades de Educação dos EUA e entre as 100 melhores Faculdades de Administração, Medicina, Veterinária, Ciência da Computação, Direito, Engenharia, Economia e Ciências Políticas dos EUA.